Bolo de beterraba. Sim, de beterraba!

O utensílios não é um blog que foca em receita, mas como resistir a essa e a um pedido de uma aniversariante e ao rebuliço que deu no meu Facebook?

bolo de beterraba assadinho

bolo de beterraba assadinho

Esse post é dedicado a Tâmara, que foi quem me passou a receita original. Essa receita foi publicaca em 2009, no blog Chef Wanabe, da Anna, uma brasileira radicada nos EUA. Além disso, dedico esse post a Carol, que faz aniversário “hoje”, dia 10/06 e que curte esses bolos assim (leia-se, bolos mais diferentes ou exóticos, rs), e que, acima de tudo, merece um bolo rosa!

Bom, o princípio é o mesmo do bolo de cenoura. Segundo a Anna, ela resolveu um dia tentar com beterraba e “deu nisso”. Recebi a receita pela Tâmara e fiquei desconfiada, afinal pra mim, beterraba e bolo não combinavam na mesma frase. Acontece que aquela cor rosa-choque-cheguei-PINKZÃO não me saía da cabeça.

Nunca tinha comprado beterraba pra casa. Nunca, nunquinha. Nem sabia como cozinhar ou manusear. Aliás, ainda não sei. Depois que descasquei as bichinhas, minhas mãos ficaram MEGA rosas. Agora já está melhor. Algum truque para evitar que isso aconteça da próxima vez?

"the beets". Nçao são bonitas não, mas são organicas (=

“the beets”. Não são bonitas não, mas são orgânicas (=

Agora falemos sobre a beterraba. Esse é um post do utensílios, então tem que ter historinha sobre as coisas, né? A beterraba, ou beet, como é chamada em inglês, é prima da batata – ambas tubérculos. O nome origina do francês betterave “sendo bette a acelga, e rave nabo”. Ela tem uma renca de vitamina y otras cositas más. Só cuidado, porque ela é turbinada no açúcar. Tanto que em alguns países, como na Alemanha, é comum usá-la para fazer açúcar. Alías, na loja da Nespresso eles ofecerem açúcar de beterraba como uma coisa quase exótica – ahã, sei.

Bom, quem quiser ler mais sobre os benefícios na beet sugiro um pulinho no site Brasil Escola ou uma espiadela na boa e velha Wikipédia - a informação da origem do nome copiei de lá (=

A foto que causou o zumzumzum no FB. Olha a COR da massa!

Chega de papo, a receita:

A receita usada. Bem usada!

A receita usada. Bem usada!

Bolo de beterraba

Utensílios

  • Liquidificador
  • Copo de medidas
  • Faca ou descascador para as beterrabas. Evite cabos de plástico, pois the beets mancham
  • Colher e espátula

O Bolo

  • 3 beterrabas, que tenham aproximadamente o tamanho de uma bola de tênis (usei 4 medianas)
  • 3 ovos
  • 1 copo de óleo (copo é aquele americano, que tem cerca de 220 ml. Não usei tudo isso de óleo, mas um pouco mais da metade do copo)
  • 2 copos de açúcar branco “normal”
  • 3 copos de farinha de trigo branca
  • 1 colher/sp de fermento para bolo

A Cobertura

  • 2 colheres/sopa de manteiga ou margarina
  • 1 copo de açúcar branco (usei meio copo + 2col/sp de demerara)
  • 1 copo de cacau em pó (no Chef Wanabe diz pra usar uma mistura para chocolate, não tinha, usei cacau em pó da Garoto)
  • 3/4 copos de leite (usei 220ml)

Preparo:

  • Pré-aqueça o forno em 180°C e prepare uma forma. Usei aquelas básicas com um furo no meio, tamanho médio, aprox. 20 cm.
  • No liquidificador: coloque as beterrabas cruas cortadas em pedaços pequenos. Cuidados que ao descascar as beterrabas, seus dedos ficarão cor de rosa por umas boas horas. Bata junto com os ovos e o óleo. Eu bati um bocado primeiro as beets com os ovos, pra sair mais o cheiro e depois coloquei o óleo.
  • Depois despeje essa mistura de cor maravilhosa em uma vasilha. Ia usar de plástico, mas depois que vi a cor que estavam meus dedos, resolvi não arriscar e usei uma de metal. Acrescente o açúcar e o trigo aos poucos e mexa com um fouet ou com uma colher mesmo. Garanta que a mistura esteja bem homogênea. Por último, acrescentei o fermento.
  • Pronto: agora é levar para a forma e forno. Deixei o meu lá por cerca de 35 a 40 minutos. Desenformei quando ele já estava mais morninho, porque não arrisco mais quebrar meus bolos.
  • Enquanto meu bolo dava uma esfriadinha fiz a cobertura.
  • Cobertura:
  • Tudo em uma panela e cozinhe até dar o ponto, parecido com um mingau. Quando tiver pronto, desenforme o bolo e, plaft, cobertura nele!

É simples, né?

Depois de assado ele perde a cor escandalosa dele, mas ainda assim, ele causa rebuliço. O sabor? Se você gosta de beterraba, vai gostar. A beet é mais forte e marcante que a cenoura e não se anula tão fácil assim. Aquele gostinho de “vim da terra e não nego”, fica de leve. Eu gostei! A Chris, minha amiga que estava aqui quando fiz, também. Já a filhota dela, nem dizendo que ela um “bolo da Barbie feito com blueberries”, nem assim ela gostou. Provou e só.

Pronto, receita dada. Agora é com vocês. E aí, Carol, vai ter bolo Pink em casa hoje?

Beijos cor de beet-rosa!

Fatias para as amigas. Nê e Marcita, guardei!

Fatias para as amigas. Nê e Marcita, guardei!

34 pensamentos em “Bolo de beterraba. Sim, de beterraba!

  1. Vamos ver se consigo comentar agora…

    Menina, arrasou com a produção da receita!!!! De fato tenho várias dessas receitas “diferentes” arquivadas e falta tempo para testar todas… vou te contratar de testadora oficial!!!! heheheheheh

    Beijos e bom findi

    • pra cor da beterraba não fugir, coloque um pouco de suco de limão, fica mais gostoso e mais bonito, umas tres colheres de sopa de limão e um pouco de raspa…

      • Nossa Regina, que dica legal!!! Você usa o nosso bom e velho limão verde mesmo?

  2. Eu sou testemunha de que o bolo fica muito bom (para quem gosta de beterraba, vamos deixar claro, né?). A Ciça provou e fez aquela carinha de quem não gostou.
    Mas vale a pena fazer, sim, o bolo fica, no mínimo, exótique =)

    Beijossss

  3. amiga, que bolo lindo… não consigo deixar de rir quando você fala em bolo “exótico”, pra mim isso tem outro significado, risos.
    ainda bem que eu vou provar esse bolo! desde semana passada tava desejando bolo, mas qual a graça de fazer um bolo inteiro pra si???
    sua roupinha de carimboleira já tá separada. beijos e até amanhã!

  4. Yasmin ama beterraba, não é muito fã de coisas doces, mas às vezes ela pede (qué boio momóin!) do nada… Com certeza não é melhor do que aquele inesquecível BOLO DE AMENDOAS DE NOIVADO SURPRESA neaaaaam! KKKKKK! Mas quero provar. Um dia baixa a cathvale em mim e faço!

    • Pronto, anota a receita pra Yaya :) E nao tem dessa de esperar baixar a cathvale nao, compras as coisas e faz, uuutcha, rapido e indolor! Quando percerber, foi, o boio vai estar pronto. E que bolo é esse? É aquele que faço co as amêndoas lascadas em cima?

  5. era exatamente disso que eu estava precisando um bolo pratico e saudavel para meus filhos só vou trocar a cobertura coloco achocolatado em pó misturado com leite condensado e depois jogo coco raldo por cima hummmmmmmmm uma deleicia

    • Que ótimo que gostou da receita! Já experimentou fazer? Torço para que dê certo e que seja sucesso dentre seus filhos. E a cobertura com leite condensado também é um ótimo acerto (= Beijos!!

  6. NUNCA HAVIA PENSADO EM FAZER BOLO DE BETERRABA MAS ACHEI ÓTIMA A IDEIA, VOU FAZER, DEVE FICAR MUITO BOM, APESAR DE Ñ GOSTAR TANTO ASSIM DE BETERRABA, PENSO QUE SE COLOCAR CHOCOLATE NO MEIO DA RECEITA DEVE FICAR AINDA MELHOR…..

    • O gosto, como disse, é meio de terra. Eu já misturei também beterraba com cenoura, mas o gosto da beterraba é predominante. (=

  7. Eu amo beterraba!
    A dica pra nao ficar com gosto de terra é cozinhá-la antes.
    Nunca ouvi falar sobre bolo de beterraba, mas atiçou minhas lombrigas, rsrsrsr
    Sempre faço suco com beterraba, fica super rosa e quando a beterraba esta cozida fica muito mais gostoso.
    Vou tentar fazer o bolo com as com ad beterrabas cozidas e vou aproveitar a dica da outra leitora de acrescentar limão para ver se mantém a coloração.

    • Legal a dica, Heloisa! Tenta e me fala. Fico imaginando que seria como fazer bolo de cenoura com cenoura cozinha, não tenho a mínima ideia se funciona :o Avisa aqui depois ;) Bjs!

      • hii, me enganei, o que funciona é a beterraba cozinhada, com cenoura nunca experimentei (é, a pressa é no que dá, acabei lendo beterraba onde estava escrito cenoura… pode?)

    • Poxa, Helga! Você tentou essa receita? Uma prima minha tentou recentemente e deu super certo? Você já fez bolo de cenoura? Bjs! (=

  8. Encontrei esse bolo aqui por acaso e amei as dicas!!
    Um dos meus bolos standard lá em casa — até o maridão e os filhos amam — é um bolo de beterraba com CHOCOLATE!! Pois é, fica todo castanhinho por dentro e ninguém desconfia da beterraba… um montão de vitaminas sem ninguém perceber! Sim, porque ele depois de frio SÓ sabe a chocolate; já fiz até jogo de adivinhar o ingrediente secreto com a família e as amigas, nenhuma acerta (desde cenoura a caramelo, passando por aboborinha, já ouvi de tudo… mas da beterraba ninguém lembra!)
    Quando sai do forno ainda tem um cheirinho de terra, mas depois que arrefece, passou. Não sei se é do chocolate, que predomina mesmo, ou se é das beterrabas, que são usadas cozinhadas.

    Já me perguntei vérias vezes se também funciona com chocolate branco, mas com receio de a cor não sair rosinha (como é o caso), decidi não estragar… em time que ganha não se mexe, não é mesmo?

    @ Regina: obrigada pela dica do limão! Vou tentar… queria muito um bolo rosinha para dias especiais (namorados, aniv de casamento, sei lá) e seria um boa ideia para fazer o red velvet sem corante artificial

  9. Preparem-se, aqui vai a bomba de calorias! (nunca contei, mas acho que a beterraba é mesmo só a desculpa saudável para poder comer esta delícia…)
    Qualquer dúvida é só perguntar ali em baixo nos comentários, ok?

    Bolo de chocolate e beterraba
    (Para 8 a 10 pessoas)

    100 g de chocolate em pó
    225 g de farinha com fermento
    200 g de açúcar
    100 g de chocolate 52 %
    125 g de manteiga
    200 g de beterraba cozida
    3 ovos
    Açúcar em pó para polvilhar

    Pré-aquecer o forno a 180º C.
    Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma de 23 cm de diámetro.
    Misturar a farinha com o chocolate em pó e o açúcar numa taça.
    Derreter o chocolate e a manteiga em banho-maria.
    Reduzir a beterraba a puré.
    Bater os ovos até que fiquem espumosos.
    Adicionar o puré de beterraba, seguido do chocolate com a manteiga, enquanto bate.
    Juntar os ingredientes secos e bater a baixa velocidade, apenas até homogeneizar a massa.
    Verter a massa na forma e cozer durante 25 a 30 minutos.
    Retirar do forno e deixar arrefecer dentro da forma durante 10 minutos.
    Desenformar o bolo e polvilhar com açúcar em pó.

    Tirei a receita daqui:
    http://www.flagrantedelicia.com/chocolate/mas-quem-foi-que-disse-que-nao-gostava-de-beterraba/

    Pena que não dá para postar aqui uma foto, mas os meus bolos ficam sempre assim como esse da página original… muito húmido, pesadão, delicioso!

    Já fiz várias vezes a versão original (forma redonda fundo plano), já fiz em forminhas de muffins, em pequenas formas de silicone tipo forma de buraco no meio e até em forma de bolo inglês. Nunca saiu mal. Dependendo da forma e do tempo de cozedura no forno, por vezes sai um pouco mais seco (especialmente os muffins, por serem mais pequenos), mas não menos saboroso.

  10. Uma pergunta: alguém sabe onde comprar beterraba cozida aqui no Brasil? Isso iria reduzir bastante o tempo de preparação do bolo. Na Alemanha e em Portugal há em qualquer supermercado uns pacotes de 500 g, embalados em vácuo (e penso que na França também, pois vêm quase sempre de lá). Alguém tem uma dica?

    Se não encontrar, aconselho a cozer a beterraba no dia anterior à confeção do bolo — se algo falhar, ainda dá tempo de fazer de novo sem estressar por causa do bolo!
    E já que é para ficar com as mãos todas pintadas, o melhor é cozer muitas de uma só vez e congelar em porções suficientes para essa receita. Assim quando quiser bolo, é só descongelar e fazer purezinho delas! Ah, e ainda fica com reservas para fazer sopas, ou misturar em puré de batata para dar um colorido ao prato (meu filho até já chama de sopa/puré de vampiro!).

    • Deve ter beterraba da Bonduelle, marca francesa. Essa marca tem em vários supermercados. Mas eu prefiro comprar crua mesmo ;)

      • vou procurar… mas e a bonduelle não é uma marca de legumes em lata?? Não sei se quero assim, as comidas em lata nunca me convenceram (exceto o milho da Bonduelle mesmo, os miúdos adoram… já as ervilhas ficam com uma cor tão acinzentada que prefiro as congeladas).
        É que as beterrabas pré-cozidas que eu costumo usar são embaladas em vácuo num plástico forte, tem até algumas marcas orgânicas, acho que é a melhor alternativa. Se eu encontrar, aviso!

  11. Cath, tem um truque, sim, para as mãos não ficarem todas Pink na hora de descascar…
    Não garanto que funcione, porque como disse acima sempre comprei as minhas já cozidas. Lembrei agora que quando fiz o primeiro bolo andei pesquisando sobre como descascar e cozer as beterrabas (antes de – ó salvação! – ter encontrado os tais pacotinhos em vácuo). E o truque é mais fácil do que se pensa: ANTES de descascar tem de cozer!
    É preciso lavar muito bem mas esfregando com cuidado, para não “ferir” a pele delas, são sensíveis e qualquer corte ou fenda na superfície irá deixar esvazar todo o suco rosa. (Se já tiver alguma fendinha na casca, não há outro jeito, a mão vai ficar rosa, mesmo.) Se tiver folhas, deve-se cortar com cuidado, deixando alguns centímetros do talo intocado.
    Cobrir com água e deixar cozinhar até estarem macias (verificar espetando um garfo); retirar da água quente e colocar numa tigela grande com água fria. Deixar arrefecer e só depois descascar. Pinta um pouco, mas não é tanto como o suco da beterraba crua.
    Outra ideia seria usar luvas descartáveis, mas mesmo assim a opção de cozinhar primeiro e descascar depois faz menos sujeira (já que mesmo com luvas o suco ainda pode respingar para a roupa ao cortar em cru…)

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s