CARDAMOMO-de-LICIOUS

Adoro fondue de chocolate e adoro fazer em casa. Mas o meu fondue é temperado e tem nome: Chocomomo – um fondue que leva cardamomo!

Essa sementinha é considerada o terceiro tempero mais caro do mundo e, na minha opinião, é uma super carta no baralho para incrementar um café, um arroz ou um bolo. Versátil, o cardamomo pode ser utilizado para pratos doces e salgados, em pó, a semente, ou mesmo a cápsula inteira!

Cardamomo
Cápsulas de cardamomo, trazidos diretamente da Índia (presentão de mamis)

Há muita informação em livros e na internet sobre essa especiaria. No Wikipedia li que a planta do cardamomo é parente do gengibre. No mínimo interessante. “Tem gengibre? – Não, só o primo dele”. Fato é que eu nunca vi uma planta do cardamomo, uma coisa meio “cabeça de bacalhau”, então procurei fotos e achei aqui nesse site:http://ronrothman.com/gallery/hmoon/130_3029. A planta é interessante, parece um mato mais grosseiro, e as sementes nascem perto do pé (é mais fácil clicar e ir lá ver a foto).

Extremamente aromático, o cardamomo pode ser usado em preparos doces e salgados, usando toda a cápsula ou só as sementes. Para manter seu tempero fresquinho, guarde as cápsulas em potinhos bem fechados para que as sementes dentro não sequem. As sementinhas (que estão dentro das cápsulas) perdem em média, 40% do seu óleo e por isso é bom deixá-las dentro da cápsula e só abrir quando for utilizá-la.

Dicas para uso:

  • Fondue de chocolate: abra a cápsula, tire as sementinhas pretas, amasse num pilãzinho e junte ao chocolate.
  • Ganache/creme de chocolate: mesmo esquema do fondue
  • Espresso ou café passado: use a cápsula inteira. Se for no café espresso de máquina, coloque na xícara 1 ou 2 cápsulas e tire o café, se for café “passado”, coloque na xícara e sirva o café em seguida. Tenho um amigo egípcio que só toma café assim e sei que na Palestina esse também é o costume (marido esteve por lá e também aprovou a ideia).
  • Chá: pode colocar no chá preto, no chá com canela, fazer chá com cardamomo + leite + açúcar (essa receita é passada e repassada em um livro que AMO e ainda vou postar por aqui), e no tradicional chai indiano.
  • Arroz: especialmente o arroz jasmim ou basmati, mas eu uso no agulhinha nosso de cada dia. Basta colocar 2 ou 3 cápsulas para cada xícara de arroz. Se fizer na panela, coloque as cápsulas quando a cebola estiver dourando, se na máquina, quando colocar o arroz ainda seco na vasilha.
  • Bolo: fiz uma vez um bolo temperado só com cardamomo e deu SUPER certo! Eleja sua massa de bolo fofo preferida, de chocolate ou branco, abra 3 a 4 cápsulas de cardamomo, esmague as sementinhas no pilão e acrescente no final, antes do fermento. Para o Natal, fiz até cupcakes assim.
  • Biscoitos/ gingerbread: esmagar as sementinhas e incorporar na massa. Quem já fez gingerbread ou pão de mel em casa, deve ter usado cardamomo. Ou não?
  • Curry feito em casa: as sementinhas ou em pó. Minha preferência é sempre pelas cápsulas/ sementes.

Hoje em dia, dependendo da cidade, não é mais tão difícil assim encontrar cardamomo. Há vários mercados e supermercados que tem. Tem umas marcas mais conhecidas aqui, como a Bombay Herbs & Spices (http://www.bombayfoodservice.com.br/) e também a Cia das Ervas (http://www.ciadaservas.com.br/ – essa vende no Pão de Açúcar).

Quer saber/ ver mais sobre o cardamomo?

Agora é a sua vez de tentar!

Beijos de CARDAMOMO-de-LICIOUS!

cardamomo na palma da mão

11 Comments Add yours

  1. Pety Lamarão diz:

    Adorei!
    Que tal um drink com cardamomo? Hummm já estou com vontade.
    Beijos,
    Pety.

    1. tonhaetonho diz:

      Que tal um lassi de cardamomo? BEM indiano 🙂

      1. Natty diz:

        Cardamomo no Lassi fica fantástico. Já provei e aprovei 🙂
        Beijos

  2. Cy diz:

    KKKKKKKKK Vou até ver se começo a gostar de cardamomo! Com esse blog lindo …

    1. tonhaetonho diz:

      Cy, pensei MUITO em ti enquanto escrevia esse post. Lembrando da tua cara quando comeste a cobertura do bolo… “tem alguma coisa estranha aqui….” hahahahaha. Devagar e sempre! Você é uma potencial fã de cardamomo 🙂

  3. Anna Lena diz:

    Herzlichen Glückwunsch zu dem fantastischen(!) Blog, Catharina!

    Simplesmente adorei. É uma delícia ler as suas palavras tão bem humoradas!
    E posso te contar um segredinho: meu parentes tem uma finca de cardamomo na Guatemala… Se quiser um dia um pouco do chamado “oro verde”, é só me avisar 😉

    Abraço, Anna Lena

    1. cathvale diz:

      Danke, Anna Lena, vielen Danke, mesmo 🙂
      Mas me conta direito essa história de “cardamomo na Guatemala”…. mas é claro que eu quero esse ouro verde, pronto, já avisei! Tem fotos de lá? Adoraria ver =)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s