Eu traí sim, e com um sirigado

on

pecado da gula

Oi pessoas!

Uma das sessões aqui do utensílios é o “pecado da gula”, inspirado na máxima que diz que o prato do vizinho é mais gostoso. Não poderia ter escolhido restaurante melhor para abrir esse tema aqui para mostrar por onde o povo anda comendo por aí e vocês logo vão entender o porquê.

Sou vegetariana sem causa própria, isso já falei aqui. Para ser mais precisa, sou ovolactovegetariana, isso significa que de origem animal, só curto ovos, leites e seus derivados. Isso já dura quase 11 anos, até que eu fui a Fortaleza e vi o prato do meu vizinho no restaurante La France. Não resisti e me traí. Não somente uma, mas duas vezes.

Frente do La France, a noite e com chuva

O La France é um restaurante francês – o nome sugere isso, duh! Especializado em frutos do mar, dirigido por um francês, o Sr. George Cachoux, e uma super meiga e talentosíssima chef portuguesa, a Zinda Carvalho. Existe já há uns 10 anos, antes na praia da Caponga, a 69 km de Fortaleza, e depois mudou pra Fortaleza.

Dezembro do ano passado fomos pra lá curtir o réveillon, pra Fortaleza, não pro La France. Mas o restaurante foi muito bem indicado por minha mãe, aos nossos amigos que queriam muito comer uma boa lagosta. Fomos. Não estava passando muito bem então sabia que qualquer que fosse a opção vegetariana, comeria pouco. Ahã, comer pouco, claro :/

Pedidos feitos e chegou a opção vegetariana: aspargos frescos com molho holandês. DELICIOSO! Coisa simples, mas boa! Boa, boa mesmo.

Pronto, depois chegaram os pratos das pessoas: porção de lagosta e um salmão ao gergelim. Achei aquele salmão bonito, simpático e convidativo. Provei e gostei. Provei então a lagosta, não me fez nada. Provei de novo o salmão. E de novo. E mais um pouco. O diacho daquela crosta de gergelim tava qualquer coisa de crocante e perfeita.  Não comi mais porque, não curto muito salmão e, ‘hello’ eu sou vegetariana!

Salmão com gergelim esperando a gente (Foto de iphone)

O restaurante tava lotado (tínhamos feito reserva), mas ainda assim, nossa atendente, a Viviane foi ótima. Foi tudo tão bom, tão bom que pedimos para falar com a chef. Ao “final do expediente” (nós praticamente fechamos o restaurante) a Chef Zinda veio. “Clap, clap, clap”, a recebemos com um monte de aplausos. A chef é tímida e MUITO simpática.

Aliás, o legal do La France é que ele não é desses restaurantes pretensiosos. O ambiente é simples, espaçoso, com quadros franceses nas paredes, em ambas as áreas (interna e externa), quase uma cantina. A decoração com os quadros abraça várias épocas e estilos, mas o mais legal é a enorme estante ao fundo do restaurante, com vááááários livros, de váááários tipos, principalmente em francês. Simpático isso. Mesmo,

Ok, comi peixe, traí meu ovolactovegetarianismo uma vez e superei, virou história. Até que meses se passaram até o carnaval deste ano. Única noite na capital, Fortaleza, que fazer? La France, claro!

Bom, fui determinada a pedir a outra opção vegetariana, um penne arrabiata. Dessa vez, nada de salmão. Dessa vez, resolveram pedir um tal de Sirigado ao molho meuniere. Comi meu penne, que tava bom, mas fiquei olhando pro prato do vizinho. Provei. Mais um pouco e num piscar de olhos já havia esquecido o penne e estava me acabando no peixe, no molho e nas batatinhas finas e crocantes. Isso não se fez com uma vegetariana, ainda que seja uma sem causa. No meio da comilança a Viviane, atendente, nos reconheceu e disse “lembro de vocês. E você é vegetariana. Ah, a chef lembra até hoje com carinho os aplausos”. Legal isso!

Bem servido - ainda bem, porque nem era meu e eu comi!

 

Bom, indico o restaurante. Indico fortemente. E deixo claro que continuo não curtindo peixe. Na saída inclusive disse a Viviane, que eles estão me corrompendo – e eu não to achando ruim, não!

Me despeço contando os dias para ir a Fortaleza novamente.

Beijos à meuniere!

Notas para esse post:

  1. Molho holandês: apesar do nome, é típico da culinária francesa > sauce à la hollandoise < Data do século XVII. Apareceu em uma das bíblias da culinária, o  Le Cuisinier François, do francês François Pierre La Varenne, que contribuiu para revolucionar a culinária francesa. No livro dizia “avec du bon beurre frais, un peu de vinaigre, sel et muscade, et un jaune d’œuf pour lier la sauce” (com uma manteiga fresca e boa, um pouco de vinagre, sal e noz moscada, e uma gema para unir o molho). Há VÁRIAS receitas e variações, inclusive sem gemas! Dica do meu livro “Escola de Chef”, que já mencionei aqui: o molho não pode ser feito com antecedência e reaquecido, mas pode ser mantido no forno por 20 a 30 minutos (tampado, em banho-maria, com fogo desligado). Outra dica: se os ingrediente estiverem muito quente, o molho pode talhar. Se isso acontecer, mais um truqe d livro: bata a mistura talhada com um cubo de gelo. Não resolveu? Bata 2 gemas com 1 colher de sopa de água (à mão) até que engrosse e adicione aos poucos ao molho talhado. Não resolveu? Tenta de novo, tudo desde o começo – cozinhar e tentar são verbos que caminham juntos!
  2. Penne arrabiata: esse é da culinária italiana > All’arrabbiata = com raiva < É um molho romano a base de tomate, alho, azeite e pimenta.
  3. Sirigado é chamado de badejo em outras localidades.
  4. Molho meuniere: da culinária francesa, a palavra meunière significa “moedora”. O molho meuniere é simples, leva: manteiga, salsinha e limão. Isso é a base – e pra mim, mais que suficiente – mas há outras variações a partir daí – com amêndoas, alcaparras, camarões. É só prestar atenção aos pratos e molhos que levam como “nome de família” o meunière. Manteiga é a definitivamente a base das delícias francesas. Muita manteiga.
  5. La France, restaurante em Fortaleza:
  • Endereço:

R. Silva Jatahy 982 , Fortaleza – CE, CEP 60165070, Brasil
Tel: (85) 3242-5095 – Fax: (85) 3242-5326
Email: restaurantelafrance@gmail.com
Chef Zinda Carvalho

8 Comments Add yours

  1. Tamy diz:

    Será que vc vai dar uma chance ao peixinho de hoje??? Tô esperando!!! hahahha beijos

    1. cathvale diz:

      Olha, só agora vi o comentário! E não é que eu provei do seu peixe, mas só provei mesmo. Afinal o MEU MENU estava PERFEITO! Ó, pode repetir o molho de tamarindo, o de gorgs, as uvas e claro, a sobremesa! Bjs! E “muito prazer alho negro” (= Bjs!!!

  2. Tia Zury diz:

    Menina adorei teu elogio ao sirigado. Confesso-te que mei mano já havia nos falado tb, ms quando comi não achei nada legal. Acho os peixes daqui melhores, sem bairrismo, porém quando voltar a Fortaleza vou experimentar no restaurante que falas. Talvez eu vá aprovar.
    Bjs e bom domingo pq aqui agora é só chuva!!!!

    1. cathvale diz:

      Ahhhh tia Zury, mas lá nesse restaurante SIM! E vamos combinar de irmos juntas (= Seria melhor ainda!
      Bjs!

  3. Chris diz:

    Hare Cath!
    Menina, eu AMO sirig- digo, badejo! AMO mais até que linguado.
    Não sei o nome do restaurante, mas da última vez que estivemos em Fortaleza, o Ale me levou num, com vista para a ponte metálica, meio escondido, DI-VI-NO!!!!

    Beijos e xodadis

    Ps. Acabei pegando uma mega gripe no Rio, e só consegui voltar pra casa ontem, um caco de pessoa… Hmpf.

    1. cathvale diz:

      Hare Chris! Não sei se me animo a continuar provando peixe, mas esse, deste restaurante, afff… esse sim! Fica a dica para a próxima ida de vocês por lá (=
      Bjs!

  4. Stéfanie diz:

    To louca para conhecer o la France, queria até ver o cardápio online, mas depois que tu falou do sirigado, eu não vou exitar em pedí-lo, agora queria qu tu me dissesse o preço do prato….valeu!

    1. cathvale diz:

      Olá Stéfanie! Eu não ei ao certo o valor, mas me recordo bem que não ultrapassava 50 Reais, sendo que é um prato que dá pra dividir. Espero que você vá e goste também desse prato 🙂 Depois conte, viu?!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s