Balança na cozinha pra quê?

A primeira vez que me ocorreu comprar uma balança de cozinha foi quando uma amiga alemã me pediu a receita do bolo de cenoura que fiz pra ela. Eu logo comecei com tantas xícaras disso, tantas colheres daquilo. Essas medidas soaram para a minha amiga alemã como uma receita de mau gosto, coisa de quem não queria compartilhar o que estava fazendo. Expliquei que no Brasil era assim mesmo, que grande parte das nossas receitas eram desse jeito e que de alguma forma funcionam. Tentei também explicar que o copo de requijão é muito usado para medida, até entender que lá não tem nem requeijão, nem o copo dele. Hum… Minha amiga pediu para eu fazer com ela e ela iria medir tudo (!).

Continuei achando aquilo meio exagerado. Medir tudo pra quê? Depois que comecei a pegar várias receitas internacionais, especialmente alemãs e americanas, me vi desesperada em entender como medir 4 onças (oz) daquilo, ou 6 libras disso, ou ainda, sei lá, 57g daquilo outro.

barra_balanca

Procurei, claro, tabelas de conversão online e achei váááárias. Me ajudaram, mas, ainda assim, era mais complicado do que simplesmente ter um utensílio que fizesse isso pra mim. Resolvi: preciso de uma balança para facilitar minha vida na cozinha!

Aqui no Brasil lugar de balança costuma ser na farmácia, ou escondida no banheiro sempre para pesar. Resumindo, a balança acaba nos gerando um certo sentimento de pesar. Não precisa ser assim. A balança é nossa amiga e pode ajudar e MUITO no preparo das nossas receitas, além de ser essencial na confeitaria profissional.

É um relógio? É uma tábua? Não! É uma balança!

Comprei a minha balança culinária digital em 2007 na Alemanha em uma MEGA promoção. Da marca Salter (site em inglês, não encontrei nada em português). Ela tá aqui, funcionando maravilhosamente bem e, quando não está pesando nada, fica lá mostrando as horas para quem quiser ver. Relógio de parede na vertical e balança na horizontal, mede em mililitros, libras, onças, e gramas – praticamente uma balança multilíngue.

Mas vale realmente a pena?

Se você está pensando se vale a pena realmente ter uma balança na cozinha, eu digo que sim! É maior garantia para você. Sem contar que facilita a troca de receitas e pra você acertar independente do tamanho do copo ou da xícara. Eu tenho copos medidores também e já até medi a capacidade de cada um em mililitros e gramas. Só que acabo usando meus copos medidores mais para as receitas americanas – uso muito, normalmente combinado com a balança. Cozinhar pela intuição é legal, mas não é sempre que funciona pra mim – tem horas que eu me apego às medidas.

Tá bom, você tá se convencendo a procurar uma balança, mas de qual tipo? Eu indico a digital. Simplesmente pela praticidade na hora de aferir as medidas, especialmente porque você pode colocar a vasilha e tarar a balança de novo. Isso significa zerar as medidas, não alimente seus pensamentos impróprios 🙂

Na prática é assim: colocou a vasilha e ela pesou alguns gramas, TARA, aperta lá para zerar e a contagem volta para o zero. Aí você adiciona, por exemplo, os 180gr de manteiga que sua receita pede e a balança vai medindo. O visor está marcando os 180gr, maravilha! E agora você precisa acrescentar os 75gr de açúcar. Vai ficar fazendo conta? Que nada! TARA de novo, a balança volta pro zero, e tudo o que você precisa fazer é acrescentar o açúcar dentro da vasilha, que já está com manteiga. É ou não é prático? Ou sou só eu mesma que me maravilho com qualquer coisa?!

balanca_tara

Não vou indicar marcas aqui, pois realmente conheço poucas, aqui tem vários modelos e marcas disponíveis no Brasil. O importante se for mesmo comprar uma é que verifique a graduação da balança, qual a quantidade mínima de peso que ela suporta e, claro, qual a quantidade máxima. Normalmente, uma balança de cozinha mede até 5 ou 7 kg. E uma balança que começa a “sentir o peso” a partir de 5gr, pode não ser tão útil se você precisa medir 3gr de algo, né? Essa aqui, por exemplo, é digital, mas mede a partir de um grama. Ah, e é importante também ver se ela aceita outros tipos de medidas, como mililitros ou libras.

Há balanças que já vem com umas vasilhas chiques como “acessórios” (acessório que vale tanto quanto o principal), outras que têm a base de vidro ou inox – isso é legal de considerar também, pois são materiais mais fáceis para limpeza. Há balanças de ponteiro com estilo retrô que dão um charme a mais, para quem gosta.

De ponteiro ou digital, com vasilha ou sem. A balança é hoje minha parceira na cozinha. Já a balança do banheiro…. Ah, com essa eu não quero muito papo não 🙂

Beijos em gramas!

Nunca foi tão fácil pesar um hipo e um elefante e já zerar tudo 😉

14 Comments Add yours

  1. Andrea diz:

    Estou passando pelo seu blog pela primeira vez e gostei muito! Parabéns! Eu tenho uma balança digital e ela me ajuda muito mesmo, principalmente para confeitaria.
    Aproveito para convidar você e seus leitores a participar de uma promoção super temperada no Aromas e Sabores.
    bjs e sucesso!

    1. cathvale diz:

      Olá Andrea!
      Entre, que os utensílios são nossos. Espero que a primeira vez por aqui lhe anime a aparecer mais vezes (=
      A balança tmb me ajuda principalmente na confeitaria tmb, mas já me foi muito util para medir a quantidade de arroz por pessoa para preparar um risotto.
      Já, já vou lá no Aromas e Sabores para conferir a promoção (=
      Bjs!

  2. Ana Carol Crocks diz:

    Oi Cath, também comprei minha balancinha digital e não largo dela de jeito nenhum!!!
    A minha é digital também e custou bem baratinho. Comprei no MercadoLivre.
    Hoje em dia (antigamente eu odiava), adoro receitas que pedem ingredientes em grama. Isso me passa tanta segurança em preparar a receita!!!
    Beijos

    1. cathvale diz:

      Oi AnaCarol!
      Eu tmb me sinto mais segura quando pego uma receita em gramas, principalmente se for de algo que nunca preparei antes. Os bolos do All Cakes Considered, que já mencionei em outro post aqui, são escritas assim, em medidas padrão (claro, tem o tal do “cup” – o copo de medida dos EUA), mas nunca errei uma receita. Quer dizer teve uma, mas essa é um mistério e uma outra história (=
      Ah, e boa dica a do Mercado Livre. Quem quiser comprar uma, já sabe onde procurar tmb 😉
      Bjs!!!

  3. tamy diz:

    Eu tbm tenho, apesar de usá-la pouquíssimas vezes! Só uso mesmo quando vou seguir uma receita de livro que não conheço. Mas é ótimo ter uma em casa!!!
    Agora, queria tirar uma dúvida. Na faculdade usávamos uma proveta para medir líquidos e ainda não encontrei uma para uso culinário. Será que podemos confiar em qualquer copo medidor que vem com a indicação em ml???? Bj

    1. cathvale diz:

      Oi Tamy!
      Não conheço uma proveta específica para uso culinário, sou mais familiarizada com as da aula de química mesmo (= Mas entre uma proveta e o nosso copo medidor, de acordo com minhas fontes de pesquisa, há pouca diferença. A maneira mais precisa para medir líquidos é com uma pipeta ou um balões volumétricos, por exemplo, e mesmo para a química, a proveta é considerada uma forma menos rigorosa para medir. Agora vai do medidor que tens. Se tens, digamos um copo medidor da Marinex, ou da OXO ou da WMF ou da Maxi-Maxwell & Williams, vais confiar mais do que na medida de 250ml que, supostamente, tem um copo de requeijão, né? E por isso também é importante a graduação, ou seja, os intervalos de cada medidor, se tem como marcar 2,3 ou só 2 ml.
      Espero ter ajudado (ufa!).
      Beijão!

  4. Kelly diz:

    Amei sua matéria, parabéns… Deus abençoe…. Abraço…

    1. cathvale diz:

      Obrigada, Kelly 🙂

  5. Irma diz:

    Minha flor!!! obrigada por suas valiosas dicas, estava namorando pra comprar uma digital, mas como são muitas opções a gente acaba ficando confusa, mas vc me ajudou muito!! Obrigada

    1. cathvale diz:

      Feliz em ter ajudado, Irma! Essa é a proposta do Blog Utensílios, dá trabalho pesquisar para trazer o máximo de informação e dicas, mas fico feliz quando vejo que foi útil para alguém (= Beijos!

  6. Rosemary de Paula diz:

    Parabéns ótima matéria!!!!

    1. cathvale diz:

      Obrigada 🙂

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s