Yes, nós temos bananas – e congeladas!

Tava em dúvida se fazia ou não esse post. Afinal, banana não é novidade nenhuma pra ninguém aqui, ou é?! Até porque, já tivemos a Carmen Miranda com as bananas na cabeça. Sem contar que, se você é do Brasil, deve conhecer pelo menos uns três tipos diferentes de bananas. E como já disse Braguinha “Yes, nós temos bananas”.

banana congelada mesmo - esse branquinho é o gelinho.
banana congelada mesmo – esse branquinho é o gelinho.

Ora, mas então, por que resolvi, ainda assim, falar sobre esse tão manjado ingrediente? Porque foi novidade pra mim e acho que pode ser novidade pra algumas outras pessoas saber que banana congelada funciona sim! Yes, frozen bananas!

E apesar de banana ser uma fruta tipicamente tropical (originalmente do Sul – América do Sul e Sudeste da Ásia), aprendi mesmo a congelar banana com um livro americano! Já falei desse livro em outras oportunidades aqui, o All Cakes Considered, da Melissa Gray.

Pesquisando pela internet em português, achei até umas dicas, mas vi poucas fotos de como funciona o processo. Li em alguns lugares que tem que congelar sem a casca, em saquinho. Eu não fiz assim, mas deu certo! E mostro como (=

Aliás, quando li essa dica no livro pensei que era mais uma dessas lendas culinárias. Mas aí um dia, as bananas começaram a ficar maduras…. e maduras… e maduras e fui lá folhear o livro. Página 53: pegue as bananas que estão já muito maduras e jogue-as no freezer!

Sem mistério: conglo as bananas desse jeitinho
Sem mistério: conglo as bananas desse jeitinho

Já não tinha nada a perder mesmo: não ia comer tudo aquilo de banana, ainda mais começando a ficar escurinha como estavam, então não custava nada tentar salvá-las para outra ocasião. Botei as bananas no freezer, com casca e tudo, sem medo de errar. E lá deixei!

Um mês depois me lembrei das coitadas lá congeladas e resolvi saber se aquilo realmente funcionava. E funcionou, fiz um bolo de banana muito bom!

Pra descongelar é fácil: deixe as bananas por uns 20 minutinhos em cima da bancada, aguardando para serem usadas, ou coloce água quente em uma vasilha e mergulhe suas bananas congeladas ali por uns 10 minutinhos. A casca vai sair facinho.

Eu fiz do primeiro modo, deixei um tempo fora e depois fui descascando e amassando as bichinhas. Dá pra comer daquele jeito mesmo, ainda mais se for com leite em pó e/ou leite condensado (ahhh, infância!). Ou pode usar pra fazer vitamina, smoothie, bolos, muffins, pães… “banana para quem quiser” (cantarolando a música).

Era isso, sem muita técnica elaborada: banana madura – freezer – descongela – receita feita. República das Bananas organizada: só há desperdício se quiser (=

Já tinha amassado uma. Observem que a casca da banana fica super escura, 'no problemo', dentro tá garantido!
Já tinha amassado uma. Observem que a casca da banana fica super escura, ‘no problemo’, dentro tá garantido!

E lembre-se “banana tem vitamina…” ah, ouve a música, vai?! Aqui tem uma versão bem legal – ouvi váárias vezes enquanto escrevia esse texto, rs.

Beijos abananados!

ps: disse ali em cima que dá pra fazer Smoothie (pronuncia-se algo como “ismufis”) com a banana assim. Então, smoothie é uma bebida beeeem gelada, cujo nome vem do inglês “smooth” que significa suave. É uma bebida a base de fruta, tipo uma vitamina, as vezes com iogurte, outras com sorvete…

25 Comments Add yours

  1. tamy diz:

    Que legal essa dica!!! Adorei e vou fazer em casa com umas que estão por aqui…
    Mas, Cath, será que vc poderia colocar as imagens maiores? É que eu sou meio cega e quando as imagens estão muito pequenas como a da banana cortada (com a casca) não consigo ver direito!!!! Sorry!!!

    Beijos

  2. cathvale diz:

    Oi Tamy!
    O blog tem fotos para pessoas que olhos normais, pessoas como você – que querem uma fotinha maior – e pessoas como eu – míopes 🙂 Dá para abrir as fotos, basta clicar o botão direito do mouse e pedir para abrir em outra página. Vai aparecer bem grande e tremida, mas vai (=
    Agora tenta congelar e me diz se funcionou direitinho, tá? Eu já tenho mais umas no congelador e quando passei pela casa da minha mãe e vi que as bananas iam passar do ponto, pá, botei tudo no congelador, rs!

  3. Luciana diz:

    Ótima dica. Até porque não sei porque banana amadurece (e apodrece) tão rápido. E a gente não tem tempo de ir no supermercado todo dia, ca-lá-ro!

    1. cathvale diz:

      E não é, menina. A gente deixa as bananas li na delas e quando menos espera, elas começam a ficar murchas. Espero que isso seja pelo menos um bom sinal – um sinal de que não tem muito produto químico pra preservá-las madurinhas.
      Bjs!

  4. Fernanda diz:

    Cath!! Adorei a dica! Eu já fiz banana congela mas para fazer sorvete – congelei e usei logo. Nunca soube que dava pra usar depois em bolos. Valeu!
    Bjs Fe

    1. cathvale diz:

      Que bom que a dica é útil pra você também, Fe. E pode testar e, se der, depois me conta como ficou. O meu bolinho/quase um pão, ficou show!
      Bjs!

  5. Você salvou as minhas bananas,obrigado!

    1. cathvale diz:

      Imagina Jaqueline, de nadinha 🙂 Fico feliz que a dica possa ser útil para outras pessoas.
      Bjs!

  6. Marcos diz:

    Isso eu comia muito antigamente, qd passávamos muita dificuldade financeira e pegávamos comida de resto de feira nas calçadas ou os feirantes nos davam.
    Com os legumes/verduras de resto da feira minha mae fazia um sopao… e com as bananas podres/maduras, jogávamos no congelador e depois era só descascar com a faca e fazer a alegria da molecada… fica uma delícia mesmo.
    Hoje em dia não preciso pegar comida de resto de feira, mas ainda como bananas assim, sempre q tenho vontade ou qd vejo q já estao maduras demais.

    1. cathvale diz:

      Marcos, obrigada por ter compartilhado essa vivência aqui no Utensílios! Gostei principalmente da última frase: você não precisa mais, mas ainda como bananas assim (= É o gosto da infância, que por mais difícil que tenha sido, tinha sim bons momentos. Tenho uma amiga que até hj gosta de sopa de cabeça de camarão (=
      Abrs!

  7. thaislari diz:

    oi!!!! será q dá pra comer a banana depois de descongelar? Fica com o mesmo gosto? Hj mesmo joguei 4 bananas no lixo pq apodreceu… q dó… :´-(

    1. cathvale diz:

      Oi Thais! Da pra comer a banana depois de congelada
      Sim (= eu mesma como, amassada. Ela só ficara gelada e depois vais escurecendo, pra evitar que fique escura, pingue umas gotinhas de limão 😉

      1. thaislari diz:

        Muito obrigada!!!! Bjus!!!

  8. jraq diz:

    Que bom!
    Eu por acaso costumo congelar sem a casca. Da próxima vou congelar da forma como fazes!
    Muito bom este post, obrigada!
    Beijos

    1. cathvale diz:

      Tente e me avise 😉 Dá super certo!!!
      Bjs!!!!!

  9. Adorei a ideia, era o que eu precisava saber. Vou tentar congelar as bananas de fritar, depois comento como elas ficaram. Obrigada pela dica.

    1. cathvale diz:

      Oi Luci! Me conta mesmo. Mas a sua ideia é fritá-las depois de congeladas? Isso pode ser um pouco perigoso, viu, porque acumula água e a combinação água com gordura quente é de muita bolha de água quente respingando, isso pode ser perigoso :S Cuidado e me avisa!!! Bjs!

  10. Lydia diz:

    Adorei a dica obrigada

    1. cathvale diz:

      Que bom que gostou, Lydia! Espero que teste e que dê super certo 🙂

  11. Patrícia diz:

    Que ótima ideia para não deixar apodrecer mais as bananas! E nesse seu livro tem também quanto tempo elas podem ficar congeladas? Lá em cima você falou que tirou elas um mês depois, mas qual seria o máximo que elas aguentam sem estragar? (No caso de eu esquecer elas no freezer, tadinhas…)

  12. Anne diz:

    eu ia perguntar sobre isso mesmo se dá pra congelar as de fritar, por isso vim procurar no google e achei esse blog, será q a moça fez e deu certo?

  13. deroaldo boida de andrade diz:

    Estou colocando a banana da terra (platano em espanhol) frita na manteiga hoje para congelar. Não sei se vai dar certo, Depois eu digo. Mas quem souber pode antecipar.

    1. cathvale diz:

      Está congelando ela já feita? Me diga se deu certo 😉

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s