Prato pra petit four: presente perfeito pra mim!

utensílios, luxúria

A arte de presentear é dominada por poucos, concordam? Há quem diga que presenteamos aquilo que gostaríamos de ganhar. Há quem diga que o presente tem que ser a cara do presenteador, para que o presenteado se lembre para sempre da pessoa que lhe presenteou (hã?). E há ainda aqueles que dizem que a gente dá o que cabe no nosso bolso ($) e outros que dizem que o mais caro vai sempre agradar ($$$). Pra mim, o mais difícil é realmente saber o que a pessoa gostaria de comprar para si.

Esse meu utensílio aqui foi um presente muito especial. Vou lembrar sempre de quem me deu (obrigada, Margit!) e vou lembrar sempre, com muito carinho, porque sei que não era isso que ela queria me dar.

Ela já estava decidida que ia me dar um bom livro, até que um dia, passeando por um shopping vi em uma vitrine esse prato eu surtei: “É lindo! Eu quero ter um desse.” Ela olhava pro tal prato e me olhava de volta, não querendo acreditar que eu realmente achava aquilo lindo e útil.

 

Se preparando para a estréia. O legal é que pode desmontar para lavar e guardar.

Quando me deu, ela fez a ressalva de que ela jamais compraria aquilo pra ela, mas que sabia que era o que eu ia gostar. Ela acertou em cheio! É um prato para servir petit-four, que é decorado com fotos de macarons coloridos. Eu acho meio brega. Não, eu acho só ¼ brega, o resto é lindo!!!! E sim, muito, muito útil pra ter em casa e deixar sua mesa mais linda na hora de servir.

O prato de servir petit four é chamado também de porta petit four, ou em inglês, petit four serving plate (caso queira procurar por aí). Antes de seguir falando do prato, vamos dar uns passinhos pra trás, voltar um pouco na história e afinar o vocabulário, afinal o que diachos é petit four? Ou macarons?

  • Petit four (plural: petits fours): é francês para forninho (forno pequeno). Pronuncia-se “peti fu” (algumas pessoas cismam em dizer “peti fuá”, eu sou – era – uma delas, mas é FU mesmo, bele?). São normalmente doces pequenos, chocolatinhos, tortinhas, amanteigados, cremosos, secos, mais molhadinhos, folhados. Mas também há salgados. Costuma-se servir como sobremesa, mas também podem ser servidos como entrada ou como acompanhamento para um café/ chá. Mega eclético!!!
  • Macaron: é um tipo de petit four, também de origem francesa. De acordo com a enciclopédia gastronômica da Larousse, esse doce da moda foi criado lááááá em 791, num convento próximo de Cormery, na região central da França. É feito com uma base tipo de merengue, com amêndoas moídas, e foi somente a partir do século XIX que ele passou a ser servido com um recheio. Eu adoro, mas tem uns que já acho “moda demais”.

Pronto, agora que nosso vocabulário tá afinado, fica mais fácil de entender qual a principal finalidade de um prato para servir petit four, certo? É realmente um prato para servir. Ou se preferir, é uma bandeja chic, rá! Super prático para servir biscoitinhos caseiros, muffis e cupcakes.

A caixa onde veio meu prato. Marca Gallery, by Inhesion. Ah sim, ela meio rosa mesmo.

O meu é de uma marca chamada Inhesion. Olha, nunca tinha escutado falar dessa marca e talvez, se não fosse por este post, tão cedo não ia saber de onde vem. Essa é uma marca de Hong Kong, ou melhor é de um grupo que detém várias marcas especializadas em louças e porcelanas. A “Gallery by Inhesion” é uma dessas marcas focadas em design. A partir de agora vou observar melhor pra ver se encontro outros produtos dessa marca por aí. Esse meu foi comprado na loja Konfetti, no shopping Liberty Mall, em Brasília.

E se você ainda não tem um prato desse tipo, mas já quer receber os convidados com essa apresentação, fica a ideia de improvisar com pratos, xícaras e pires… Aqui tem um design desse, só que esse é profissional (preço também profissional). Na Tok&Stok também tem vários. Os pratos para petit four podem ter só um prato mesmo, ou podem ter dois andares, como o meu, ou três, ou quatro…. Normalmente, tem um furinho no meio que é onde você vai parafusar o suporte metálico. Muito simples! E nada de novo. Aliás, muitas avós por aí têm 🙂 E há váááários estilos, dos transparentes aos enfeitados. ***Update no post: o aprendizado é constante! Recebi a dica de que na Maria Brigadeiro tem uns pratos lindos. Não conhecia o site, nem os pratos, muito menos o termo “bailarina” para esses utensílios. Pois bem: bailarinas, como também são chamados, estão a venda no site, não sei os preços, mas que são lindos, ahhh são! Naná, valeu pela dica!

Eu dei mesmo foi sorte de ter ganhado o meu de presente. Um presente super útil pra mim, colorido do jeito que eu gosto – beirando o limite do brega, hehehehe.

Desejo essa sorte pra quem desejar um desse também 🙂

Petit beijos!

O meu porta petit four em ação!

17 Comments Add yours

  1. ana claudia mendonça diz:

    Ai Cath, não é lindo? Eu tenho três e não acho nem um quarto brega, amo, adoro, e quer saber acho chiquésimo…aproveite o seu presente. bjos,

  2. cathvale diz:

    Oi Ana! Tmb acho chic e sigo beeem encantada com o meu (= E adorei q vc não ache os seus nem 1/4 brega, rs. Beijos!

  3. Claudia Travassos diz:

    Ahhh Catha, vc. precisa conhecer o meu porta petit four, é tão legal, tão moderno que até hoje (há 19 anos) está guardado e aida n consegui usar. ;). Será que você me ajuda nessa??

    1. cathvale diz:

      Como assim você ainda não usou???? Pode tirar da caixa, dar uma lavadinha e servir uns biscoitinhos ou chocolatinhos nele! Já sei: compra umas trufas e serve nele, depois de um jantar, com um cafezinho – fica 10!!!
      Bjs!

  4. cristhian diz:

    Adorei…Tambem seria um presente perfeito para mim.Bjs…

    1. cathvale diz:

      Olá Cristhian! Então aproveita pra anunciar mais e fazer seus amigos e familiares saberem que essa é uma boa dica 😉 Uma hora alguém vai entender e atender seu pedido, rs!
      Bjs!

  5. Luciana diz:

    (Quer mandar o Bubu de férias é?)
    #nada haver com o port legal, eu até quero um negocim desses pra os aniversários da Yaya#

    1. cathvale diz:

      Quer um desse é? Vou só anotando…. uma hora sai um presentinho 😉
      #nada a ver com o post: sim, férias caninas com a sobrinha 😉 será???

  6. Chris diz:

    Ai, Cath, mega lindo seu prato, parabéns!!!!

    Mil beijos

    1. cathvale diz:

      Tens que ver pessoalmente, Chris! Vamos providenciar isso 🙂
      Bjs!

  7. laudenice diz:

    Cate te entendo, nao nao, nao tenho petit fufuu nao, muito menos os pratinhos, mas acho muito legal quando algo eh brega, mas um brega com estilo que se torna lindoooo ehehehe nao dah pra explicar 🙂 afinal gosto nao se descute, lamenta-se eheheh o melhor mesmo eh manter os pratos cheios de petitis :D:D:D bateu fominha ehehehe

    1. cathvale diz:

      E então, Lau, é brega ou não é? 😉 No final das contas, é lindo! Esse domingo servi cheio de pedaços de browie – yummy!

  8. André diz:

    Vim aki no post só para ver como se pronunciava o petit four, pq adoro akeles da padaria… acabei de comprar um. *-*

    A receita caseira dele ou de outros lugares é melhor que aquele de padaria ????

    Algum dia tentarei, bjos …

    1. cathvale diz:

      Olá! Que bom que a passadinha aqui para ver como pronunciava serviu pra ver outras coisinhas (= Agora se a receita caseira é melhor que a de padaria…. hummmm… olha, muitas vezes eu prefiro. Claro, vamos combinar que depende da padaria, né mesmo? Tens alguma receita legal? Quer alguma? Tenho algumas doces e salgadas para oferecer, que são fáceis. Querendo, só avisar que envio, tá?
      Bjs e volte sempre!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s