Semente de papoula: um pecado permitido

Escassez de oferta, ilegalidade, tradição, desejo proibido, mas permitido. É nesse emaranhado de contradições que vive a semente de papoula. Um tempero que em diferentes lugares do mundo causa diferentes reações: faz parte de reuniões familiares durante a Páscoa de um lado e manda gente pra cadeia em outro. Uma coisa meio “ame ou deixe”. Por que tudo isso? Sei lá! Até escrevi pra nossa Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) na esperança de entender melhor, mas vou deixar as conclusões para cada um. Fato é que aqui no Brasil semente de papoula não é 100% proibida e nem é pecado, mas não é mais comercializada.

barraMohn_1

Eu conheci a tal papaver somniferum, na Alemanha, onde é chamada de “Mohn” (em inglês “poppy seed”). Lá são comuns os quitutes feitos com “Mohn”. Doces, salgados, ou como especiaria de decoração. Basta digitar “Mohnkuchen” (bolo de semente de papoula em alemão) no Google pra ver as fotos e perceber que não é nada ilegal. Por conta desse contato, nunca tinha parado pra pensar que uma coisa tão absurdamente comum e usada na comida do dia-a-dia alemão pudesse ser considerada ilegal no Brasil. E não é.

No Brasil a semente de papoula não é mais encontrada livremente, mas isso não quer dizer o consumo culinário seja ilegal. E, pra esclarecer isso, mandei um e-mail pra ANVISA. O site deles funciona muito bem e o serviço de atendimento foi MEGA rápido. Responderam em menos de 24 horas. Tudo bem que a resposta foi enviada em “techniquês” (uma linguagem bem técnica). Ainda assim, atendeu muito bem aos meus questionamentos.

Mohn ou simplesmente semente de papoula. Esse pacote eu ganhei de uma amiga. Bolo com isso é tradição na Alemanha!
Mohn ou simplesmente semente de papoula. Esse pacote eu ganhei de uma amiga. Bolo com isso é tradição na Alemanha!

Então, a semente de papoula é permitida no Brasil como especiaria, para uso culinário. Acontece que em 2006 foi decretada uma Resolução (RDC 350/2005) que fiscaliza produtos importados, entre eles, medicamentos, cosméticos, alimentos e tantos outros. E numa tal de “Lista E”, tem uma parte que fala especificamente sobre a papaver somniferum, como me escreveram no e-mail. Gmail – ANVISA- Resposta ao Protocolo 2011087627

Logo, não é que a sementinha seja proibida para usos culinários, mas os importadores têm que apresentar uma série de documentos o que, pelo visto, acabou limitando a importação no Brasil.

E por que a gente tem que importar isso? Por que não se produz isso no Brasil? Porque isso sim é proibido. O lance é que da planta que se tira a especiaria também se pode tirar o ópio. O narcótico é extraído da planta ainda verde (madura), enquanto que a especiaria é tirada quando a planta já está seca. Pelo que entendi, não dá pra diferenciar a finalidade da plantação, então por conta disso, o plantio é proibido em solo nacional.

Atualmente, os principais produtores são a República Tcheca e a Turquia. Mas países como Canadá, França, Hungria, Alemanha e Índia também produzem. E em vários países da Europa ocidental e oriental é comum encontrar pratos feitos com essa especiaria. Estranho, não é mesmo?! Pensar que o Brasil proíbe algo que é permitido em outros países, principalmente em alguns países considerados primeiro mundo. Mundo doidão esse nosso!

Uma sementinha seca de "semente de papoula azul" (europeias): pequenina :) tem as brancas (indianas)
Uma sementinha seca de “semente de papoula azul” (europeias): pequenina 🙂 tem as brancas (indianas)

Mas não é só no Brasil que é proibido, não. Nos Emirados Árabes semente de papoula dá cadeia! Esteja você carregando um inocente pãozinho decorado com elas ou tenha você comido uma singela fatia de bolo. Aliás, se você for fazer algum tipo de teste de drogas, não coma nada com essas sementinhas, pois mesmo depois de um dia o seu singelo teste de urina pode dar um “falso positivo” para ópio. Fala a verdade: sinistro, né? Se tiver interesse em ler mais, indico algumas fontes que consultei (em inglês> sobre temperosWiki, falso positivo, aqui tmb, em português, sobre tempero e alemão: wiki).

Agora, se você já comeu alguma coisinha feita com essas inofensivas especiarias sabe que a mágica está no ato de cozinhar. Nada de dar barato em você. Isso sim é lenda. E se você estiver viajando pela Alemanha, pela Polônia ou pela Estônia, não deixe de provar um dos tantos quitutes feitos com a sementinha. E se você tem algum amigo bacana que se arrisca a trazer pra você um singelo presente, faça uma receita bem LEGAL e gostosa, que só vai deixar alguém doido, se for doido de gula. Veja os preços nos EUA, para ter uma ideia e, que sabe, até comprar!

Douradinho por cima e fofinho, mas crocante por dentro.
Douradinho por cima e fofinho, mas crocante por dentro.

E como tem uma tal máxima japonesa que diz que “todo desejo é um desejo de morte”, deixo aqui, umas dicas de como usar as sementinhas de papoula pra incrementar alguns pratos e, extraordinariamente, uma receita alemã super fácil, deliciosa e claro, feita com MOHN!

Se você gosta de um toque crocante e um gostinho meio de nozes, você pode usar semente de papoula para:

  • Colocar em cima de pão
  • Colocar no cereal
  • Usar como recheio
  • Incrementar receitas de biscoitos finos
  • Comer com frutas e iogurte (dica de uma amiga “É uma excelente sobremesa: Iogurte, polvilhado com sementes de papoula e um belo fio de mel”)
  • Fazer muffins, cheesecake
  • Ou para fazer um bolo inteiro. Quer uma receita?

Receita no utensílios – ocasião MUITO especial!

Direto do meu caderninho de receita, anotado à mão!

Napf-Mohnkuchen (ou: Bolo de “1 medida” de semente de papoula)

Utensílios:

  • Copo medidor, usei como “Napf” um copo medidor americano: 180 gr
  • Colher de sopa
  • Batedeira
  • Forma para bolo: retangular ou com furo no meio, cerca de 23 cm.

Ingredientes:

  • 100 manteiga
  • 1 medida de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 medida de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 pitada de canela
  • 1 medida de semente de papoula triturada (como se fosse uma farinha). Aqui o site da Seeberger
  • 1 medida de leite
  • Recheio (opcional): geléia

Preparo:

  1. Bata na batedeira a manteiga com o açúcar até formar uma pasta esbranquiçada.
  2. Acrescente um ovo e bata mais, depois de pelo menos 1 minuto, acrescente o segundo ovo.
  3. Aos poucos vá acrescentando os ingredientes em pó: trigo, fermento, canela. De preferência, peneirados.
  4. Finalmente, acrescente alternadamente a semente de papoula e o leite.
  5. Despeje a massa em uma forma untada, pode ser em uma retangular ou furada no meio. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus, por cerca de 40 minutos.
  6. Se quiser rechear, depois de pronto, parta o bolo ao meio e passe uma geléia da sua preferência. Dica: geléia de frutas vermelhas cai muito bem!

Beijos apapoulados (=

Vai uma fatia?
Vai uma fatia?

75 Comments Add yours

  1. Marcia Lobo diz:

    Hummm, Cath, adorooooo essas coisinhas, quero provar, vou esperar o convite. rssss

    1. cathvale diz:

      Quem sabe num café da manhã, né?
      Bjs!

  2. babsi diz:

    Aeeeh finalmente vou ter a receita do bolo!! hehehe tem que colocar o do bolo de nozes aqui depois tb cath! que é perfect tb 😄
    adorei o post 😄 ficou faltando só uma coisa…..onde que eu encontro as sementes aqui em brasília? ou não encontro Oo tava procurando outro dia….

    =****miss ya!

    1. cathvale diz:

      Babs! Que bom que curtiu. Aliás, tu gostas de Mohn tmb (= Ê!!!!
      Olha, nunca comprei de nenhum desses, mas foi o que achei nas pesquisas:
      http://todaoferta.uol.com.br/comprar/sementes-de-papoula-inativas-para-culinria-YG2DSBJ1BT#rmcl

      http://redeparede.com.br/goiania/a-venda/produtos/posts/sementes-de-paupoula-para-uso-culinario-985300

      Estou tmb aguardando o retorno de umas importadoras com updates, vamos ver se eles repondem.

      Espero que isso ajude (=

      Bjs e volte sempre!

  3. dedinho diz:

    Tem muito bom aspecto o teu bolinho! E eu que na Alemanha nem achava piada ao iogurte com as sementinhas (havia nos frascos de 500g da Ehrmann, lembrada?)… No pão até gostava, mas quando o sabor era muito intenso já não…
    Olha, mas encontrei por aqui outras sementinhas muito nutritivas e vou deixar-te a dica, caso não conheças: sementes chia 🙂

    1. cathvale diz:

      E esse bolo fica muito bom! Mas de fato, se sente bem as sementinhas crocantes (= Gostei da dica das semenetes chia e já fiz aqui uma busca. Se fizer algo com elas, avisarei! 😉

  4. guilherme diz:

    olá… sou o vendedor das sementes de papoula que a Catharina mencionou.

    eu as trago da alemanha e revendo em frascos de 20gr cada ao valor de R$33,00 + frete, no site mercadolivre e em alguns outros sites (oxl, todaoferta, quebarato e etc). ainda tenho bastante frascos à disposição para quem quiser adqurir.

    abraços

    1. cathvale diz:

      Olha aê o Guilherme “abrindo a banquinha” aqui no Utensílios 🙂

      Abrs.

  5. Chris diz:

    Hare Cath!!! Eu comprava papoula na Sipcy, da Bombay, agora estou em falta. Gostei aí do Guilherme, hehehehehe!

    Beijocas,
    Chris

    1. cathvale diz:

      Pois é, Chris! Tá em falta em tudo quanto é canto. Agora nos resta comprar de pouquinhos….
      Bjs!

  6. tamy diz:

    Essa Cath é danada mesmo!!!! Se tem alguma dúvida em alguma coisa ela vai atrás e descobre!!! Adorei amiga…

    Olha só, hoje não pude te encontrar, mas amanhã estarei no café! O que devo levar, hein???

    Beijok

    1. cathvale diz:

      Adoro mesmo pesquisar, Tamy 🙂
      Quanto a amanhã – ou, daqui a pouco.
      Bjs!

  7. guilherme diz:

    consegui mais um carregamento de sementes de papoula; 2kg. um destes pacotes eu vou vender fechado pra poder pagar um pouco do custo da minha viagem. o outro pacote eu vou abrir e vender em frascos de 20gr cada novamente.

    deixo aqui os links do pacote fechado:

    http://todaoferta.uol.com.br/comprar/sementes-de-papoula-para-culinria-W8WCGPNXRO (mais barato pois não pago comissão ao site)

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-204921855-papaver-gastronomicus-poppy-blaumohn-papoula-semente-_JM (neste site eu pago comissão por venda por isso é um pouquinho mais caro)

    1. Marcello Shiraishi diz:

      guilherme me passa teu email..

  8. Marcello Shiraishi diz:

    Puxa vida, bem interessante o post. Estou participando de um concurso de gastronomia e estava pesquisando sobre a semente de papoula pois estou querendo usar em uma receita… Porem nao achava nada q falava com clareza sobre o assunto, mto legal o post CATHVALE. Se puder me ajudar eu agradeceria mto, sera q vc poderia me enviar o email da anvisa falando sobre o assunto??

    Guilherme, vc consegue me enviar isso em quanto tempo e teria como enviar um recibo disso, qq coisa??

    Desde ja agradeco.. Mto bom o post 😀

    Bjos e abracos

    1. guilherme diz:

      recibo eu não tenho, pois trouxe de outro país e não sou loja fisica, não tenho cgc ou coisa parecida. envio imediato após pagamento, mas o tempo de entrega depende mesmo é do serviço dos correios.

  9. Sabrina diz:

    Yum, coisa boa!
    Eu uso a semente de papoula em tudo o que é receita (vivo na Áustria, aqui se acha em tudo o que é canto), até mesmo nas salgadas: polvilhada por cima das verduras cozidas é uma delícia!!! 🙂

    1. cathvale diz:

      Servus Sabrina! Também morei na Áutria (em Viena) e na Alemanha, foi por aí que desenvolvi meu paladar para o “mohn” 🙂 Com verduras eu nunca experimentei, mas gostei da ideia! Você simplesmente polvilha por cima? Vou testar (=

  10. José Maria Figueira diz:

    Em NY, ‘poppy seed’ está em qualquer lugar. Agora tô pegando as ‘manhas’de fazer um pão. Preparo um ‘starter’ de duas semanas, e vou atrás das tais. O atendedor da loja com mais de 300 tempêros:’é proibida’! Graças a você, compreendi o arcabouço realista-fantástico da burocracia a respeito. Vou tostar um gergelim até queimar, e sei que vou me ‘dar mal’. O curioso é que ‘a tal’ está na ‘newsletter’ da loja. Obrigado assim mesmo.

    1. cathvale diz:

      Oi Zé Maria!
      Pois é, pena que a burocracia empaca esse tempero para nós no Brasil. Estive a pouco na Alemanha e me desfrutei novamente com pães, bolos, salgados… tudo feito com “poppy seads” (ou Mohn, em alemão). Dependendo do pão, ao invés de gergelim branco tostado, considere usar o pretinho. Não é a mesma coisa, eu sei, mas de repente é melhor do que tostar até queimar 😉
      Boa sorte!!!

  11. David Ben Avram diz:

    Eu tenho uma doceria chamada BURIKITA,sempre fiz strudel de papoula,que todo mundo gostava,agora não acho mais onde comprar pois meu fornecedor me disse que foi proibida a importação (o autor da proibição não sabe o que é semente de papoula) até hoje me ligam procurando esse strudel de papoula que é uma delicia,receita europeia.

    1. cathvale diz:

      Pois é, David, é uma pena mesmo que não possamos mais ter acesso tão fácil a essa iguaria. Que isso mude e que você pode voltar a ofecer o strudel. Já comi coisa parecida na Alemanha, muito bom!

  12. Priscila Postatni Moreno diz:

    Sou decendente de alemães. E minha avó e minhas tias faziam um bolo enrolado com recheio de Mohn. Delicia.

    1. cathvale diz:

      Que legal Priscila, você sabe então o quanto Mohn é bom (=
      Bjs!

  13. aleph69 diz:

    Puxa, vejo gente vendendo frasquinho de 20g por R$33, ou seja, R$1650/kg!!! É normal este preço? Falem comigo se quiserem por menos, BEM menos….vicfs@yahoo.com

    1. cathvale diz:

      E você é da onde? Como é seu nome?

      1. aleph69 diz:

        Ah, perdão, pensei que estava em outro blog, lá meu nome aparece, heheh….

        Meu nome é Victor, moro em SP.

    2. Marcelo diz:

      É um absurdo o preço que estão vendendo a semente de papoula. Chega a ser ridículo comparado com o preço q se paga lá fora.

      Comprei 1 Kg em paris e paguei 2,99 euros…

      Abraço

      1. cathvale diz:

        É isso mesmo, Marcelo, um absurdo! Oferta e procura… como aqui ficou proíbido, quem vende, coloca o preço que quer!
        Abrs (=

  14. guilherme diz:

    PRODUTO: SEMENTE DE PAPOULA PARA CULINÁRIA
    PESO: 125gr
    MARCA: MI TIERRA
    PROCEDENCIA: CHILE
    PREÇO: 130,00

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-452895143-papaver-blaumohn-papoula-semente-culinaria-125gr-_JM

    1. cathvale diz:

      R$ 1.040,00 o kilo!!!! Mais caro que trufas negras 😮 Mas tudo bem, tem gente disposta a pagar….

      1. aleph69 diz:

        gente maluca, só pode….

  15. Elaine diz:

    Será que acho estas sementinhas em Buenos Aires?

    1. guilherme diz:

      sim… encontra. nas lojas de produtos naturais e organicos tu compra a granel.

    2. cathvale diz:

      Elaine, não é tão comum como na Europa ou na Ámerica do Norte. Procure por “semilla de amapola” ou por “adormidera”. Aqui um site que vendo e entrega em Buenos Aires: http://www.mercaditonatural.com.ar/buenosaires/cereales-y-semillas/114-semilla-de-amapola-x-250-gr.html
      Pesquisando achei da marca Badia: http://65.110.80.202/cooking/cooking_prod_detail.cfm?l=es&id=56 Essa marca parece que vende em vários mercados.
      Espero que essas informações lhe ajudem 🙂 Aliás, depois me conta se você achou.
      Boa viagem!!!

      1. Elaine diz:

        Oiiiii Cathvale,
        muito obrigada, pelas informações, já anotei tudo!!!! 🙂
        Dia 11/04 estou partindo….
        Assim que chegar, posto aqui Ok???
        Obrigada
        bjs

    3. Myla diz:

      Sim, vai na El Gato Negro que vende por peso, comprei as minhas primeiras por lá!

  16. ali diz:

    eu quero esse semente de onde posso compra

    1. cathvale diz:

      Ali, no Brasil não é tão fácil. Alguns fornecedores já apareceram aqui no utensílios e deixaram seus contatos em comentários prévios, dê uma olhadinha. Tenho que lhe dizer que nunca comprei aqui no Brasil, sempre trago ou ganho de fora. Boa sorte!

    2. Guilherme diz:

      Eu tenho pra vender frascos com 60gr por 90,00 / frascos com 20gr por 30,00 e pacotes de 125gr por 130,00. Deixei uns links já aqui em alguns comentarios passados

      1. cathvale diz:

        Como disse, Ali, algumas pessoas já se manifestaram aqui, mas eu nunca comprei de ninguém.

  17. Elaine diz:

    Oiii, estou de volta!!!!!! Buenos Aires é muito romântico, e foi para comemorar meus 30 anos de casamento!!!!!! rsrsrsrs
    Achei a semente de papoula. (Comprei 300 grs – R$ 40,00 reais)
    Foi em uma casa Naturista, em Palermo
    Endereço: SERRANO 1321 – PALERMO SOHO
    EMAIL. deestoyaquello@hotmail.com
    Tel. 4776-8150 (Endereço de um catálogo de produtos)
    Beijos
    Elaine

    1. cathvale diz:

      Que legal, Elaine!!!! Parabéns pelos 30 anos de casada – uau!!!! E você já sabe como vai usar as sementes? Alguma receita em mente?
      Obrigada pela dica, viu?!
      Beijos (=

  18. victor diz:

    Alguem pode me vender algumas gramas de semente de papoula? Sou de londrina e nao encontro em lugar algum. Meu email contigle@hotmail.com estou precisando de umas 200g.obrigado.

  19. ana cristina diz:

    Sementes de papoula:
    “…por constituir a base da fabricação do ópio, esta semente está proibida de ser cultivada e comercializada no Brasil.”
    Para que as sementes sejam vendidas no Brasil, elas devem: “apresentar um documento no qual conste que as sementes “provêm de cultivos lícitos e provar que se tratam de “sementes sem capacidade germinativa, ausentes de entorpecentes e não-oriundas de apreensões”.

  20. guilherme diz:

    no site mercadolivre tem pra vender

  21. Pingback: Papoula Dormideira
  22. milca paiva diz:

    Estive na Alemanha e ganhei da minha irmã uns 300gs, ameiiiii!!Coloco na torrada! Ela rende muito!

    1. cathvale diz:

      Rende bastante sim (= Legal que ganhou!

  23. nadia diz:

    é bem antigas as postagens, e o negocinho ainda continua proibida, será que a essa altura ja existe no brasil em algum lugarzinho perdido ou alguma importadora que trabalhe com este produto.

    1. cathvale diz:

      Hahahahaha é meio antiga, sim, Nadia, mas as restrições permanecem :/ aqui pelos comentários tem gente que oferece, Mercado Livre tmb tem. (=

      1. O que mais queria era poder comprar novamente essa delícia de sementinha! Antes encontrava um frasco de 500g importada. Minha sogra era alemã e usava demais.Fazia muitos bolos .Para certas receitas moída as sementes para dar mais sabor.Tinha um moedor próprio (antigo) que trouxe qdo vieram para o Brasil depois da guerra! Será que consigo a compra aqui no Brasil? E se trouxer de fora do país, passa na alfandega? Obrigada!

      2. cathvale diz:

        Eu tmb queria poder comprar aqui como lá fora, pagando um preço justo. Eu costumo trazer de fora mesmo e nunca tive problema (= Já o moedor, nunca vi! Uma vez ganhei uma semente já moída e mais úmida, tem outro sabor mesmo.
        Abrs!

  24. Katia Guimarães diz:

    Eu trouxe da Turquia um saquinho com as sementes que expirementei lá sobre o yogurte. Vou tentar germinar se conseguir algum resultado volto aqui e conto.

    1. cathvale diz:

      Em teoria não é para funcionar, Kátia. E cuidado, porque o plantio no Brasil não é liberado 😮 Bjs!

  25. Carol diz:

    A postagem é antiga, mas como ainda tem gente que comenta, resolvi comentar também 😀
    Estava hoje no Pão de Açúcar atrás de Lemon Herbs, quando me deparo com um vidrinho (30grs) de Sementes de Papoula da marca Cannamela. Peguei o vidrinho e fui passar naqueles leitores de código de barra para saber o preço já que não possuía preço na prateleira. Passei o código de barras e o leitor me deu o preço de R$ 0,23. Isso mesmo, VINTE E TRÊS CENTAVOS. Fiquei olhando para o preço e pensei, esse trem está errado, deve ser vinte e três reais. Comecei a pegar produtos ao meu redor e passar no leitor pra ver se o preço estava certo, todos eles passavam com o preço correto. Passei as sementinhas e mais uma vez li: R$ 0,23. Chamei a minha irmã para ver se eu estava lendo certo e ela também via o que eu estava vendo.
    Peguei todos os vidrinhos que achei na prateleira e fui correndo pro caixa, pedi para a atendente verificar o preço e mais uma vez, vinte e três centavos. Ela olhou, passou de novo, olhou pra mim, me deu um sorriso e um levantar de ombros e finalizou minha compra.
    Resumo, ganhei na loteria hoje \o/

    1. cathvale diz:

      Carol, COMO ASSIM?! Gente, que sorte grande. Olha, você realmente ganhou na loteria culinária (= Muito, muito, muito legal! Já começou a testar receitas? Aqui no blog, salvo engano, tem uma. O bolo alemão de semente de papoula é um sonho! Mas leva muita. Tem uma outra receita de bolinhos de limão siciliano com as sementinhas, que são uma gostosura também. Se não tiver aqui e você tiver interesse, só avisar!
      Abrs!

      1. Carol diz:

        Ainda não testei em nenhuma receita grande pois estou em reforma na cozinha e está tudo fora do lugar, mas eu estou me coçando. Vou tentar fazer o bolo, mas será que pode usar um pouco menos? Vou fazer também uns amanteigados. Estou tão empolgada que estou jogando as sementinhas em tudo que é lugar, já joguei na aveia com chia, no iogurte, no waffle com geléia, na mistura da panqueca… acho que se eu fizer um teste de drogas daqui um mês ainda vai dar falso positivo :’D

  26. Henrique diz:

    É proibido ou não plantar papoula em casa aqui no Brasil?

    1. cathvale diz:

      Henrique, até onde pesquisei, sim, é proibido plantar. No entanto a comercialização da semente culinária é permitida. 😉

  27. Paula B. diz:

    Zutaten:

    Butter
    Milch
    Mohn
    Blah Blah Blah
    Ovos (???????)

    Melhor parte do post.

    1. cathvale diz:

      Hehehehehe a receita original é da Alemanha, Paula! 😀

  28. Lidiamar diz:

    Olá!Boa tarde!Gostaria muito de ter a receita do bolo alemão e do bolinhos de limão siciliano com sementes de papoula!Obrigada!Beijocas!

    1. cathvale diz:

      Olá Lidiamar! A receita para o bolo alemão está no próprio post 😉 Traduzida, com passo-a-passo! Bjs!

  29. Kátia diz:

    Eu trouxe semente de papoula da Turquia, lá comia com iogurte e mel . Como ainda tenho um saco de sementes resolvi testar germinar as sementes e plantar, se der tudo certo volto aqui e conto .

    1. cathvale diz:

      Menina, não planta não, que no Brasil é proibido! 😮
      Bjs! (=

      1. aleph69 diz:

        plante sim, só não avise publicamente!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s