Se a vida te dá um limão… espreme ele!

Então pessoas, quem aqui já comprou algum utensílio com a sensação de “hummm, será que isso funciona?”. Eu já comprei alguns e esse espremedor de limão foi um desses. Pelo menos, ele me surpreendeu positivamente. Tudo bem que espremer limões em certa quantidade tá longe de ser rotina na minha cozinha, mas o meu espremedorzinho já me acompanha há quase 5 anos e eu o valorizo de verdade!

Estava com uma amiga que procurava justamente por um espremedor deste tipo. Eu mesma nunca pensei que fosse querer um desses, até que achamos em uma loja (foi na Casa do Rio Grande do Sul, em Brasília). Minha amiga começou a discursar sobre o quanto é prático e que usa para fazer molho de limão e que é ótimo e que facilita e que não é caro e que isso e que aquilo e que… eu comprei! Obrigada pela dica, Pety.

preparando os limoes

Há no mercado vários outros modelos, alguns com design moderno, ganhadores de prêmios e tudo. Tens uns maiores, indicados para espremer mais suco, outros menores, indicados para espremer individualmente, em cada prato.

selecao de espremedores_pesquisa google

Mas eu sigo minha relação com esse. O que não gosto dele é que a pintura esmaltada não resiste muito a acidez do limão – o azedume em fruta, rá! E outra certa desvantagem é que, as vezes, escapa uma sementinha, outras tantas vezes eu acabo derramando um pouco do suco fora e certa vez espirrei no meu olho. Mas, fico cá com minhas dúvidas se a culpa é realmente do pobre do utensílio ou se é mau jeito meu.

A última vez que usei meu espremedor foi justamente quando fiz essas fotos. Esses limões foram um presentinho da minha amiga Margit, a mesma que deu o prato do petit four (= Ela tem um limoeiro na casa da dela!!!! Show, show, show!

Limões em mãos lembrei do ditado que diz “se a vida lhe der um limão, faça uma limonada”. Pois bem, como no meu caso quem me deu foi uma amiga e não só um, mas vários limões eu resolvi fazer foi uma cheesecake de limão galego e olha, bem melhor que limonada! Desenterrei meu espremedor, que desde o ano passado não saía da gaveta, e rapidinho o suco estava pronto  para se misturar com o creme.

Devidamente espremido

Dica pra quem usa espremedores desse tipo, no qual o suco passa pela casca: dê uma boa lavadinha nos limões. Eu, além de tudo, ainda deixo higienizando. Não custa muito do seu tempo. Dica para quem tá montando cozinha: inclua um espremedor de limão na sua lista de chá de panela 😉

acabou a farra dos limoes

Limões lavadinhos, o espremedor da sua escolha em mãos, agora é com você: vai um suco, um molho ou uma cheesecake?

Beijos espremidinhos de limão!

7 Comments Add yours

  1. Lydia Cecy diz:

    O máximo… aprendi que limão galego não é limão, mas lima ácida… e eu nem sabia que isso existia!!!!
    Gosto de ler seu blog, parece que vc tá aqui e eu tô ouvindo vc falar! Amo o estilo, leio sempre, mas quase nunca comento… só que o comentário da lima ácida não podia passar, não!
    Bjks! 🙂

    1. cathvale diz:

      Oi Lydia! Não tem dessa de comentar sempre pra saber que você tá passando por aqui. Eu também aprendi esse lance da lima fazendo esse post, aliás, aprendo um montão a cada post que escrevo – sempre rola umas pesquisas, adoro!
      Beijos na família toda!

  2. Chris diz:

    Cath, eu tenho aquele que espreme fatia… Nada prático, o suco espirra pra todos os lados e aquele que vem com uma jarrinha embaixo (troca-se a tampinha para limões e laranjas), mas também não sou fã…

    Vou ver se encontro estes seu. Já encontrei várias vezes, mas agora que me empolguei, by Murphy, não vou encontrar!

    Beijos!

    1. cathvale diz:

      É chris, eu imaginava mesmo que aquele das fatias fosse “bonitinho, mas ordinários”. Vou procurar um que é tipo um “saquinho de silicone”, que a gente só espreme o saco (isso tá começando a soar estranho). E vamos vencer Murphy, pois esse espremedor tipo o meu tem em vários lugares, aqui na Capital, tem na Dular, na Casa do Rio Grande do Sul – ambas tmb no Sudoeste….
      Beijos!

  3. Para o limão não respingar no seu olho, coloque-o ao contrário: a parte cortada para baixo. Dessa forma também se consegue retirar mais líquido do limão.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s