Design açucarado – estilo à mesa


Design: porcelana e plástico, ambos com estilo

Utensílios de cozinha vão mesmo de A a Z. Vão de Simples a sofisticado. Do nacional ao importado. Do básico ao complicado. Do cotidiano ao dia de festa.

Esses dois utensílios aqui do post são parceiros e tem a mesma função: são açucareiros. Um basicão, de fácil manutenção e outro mais fresquinho, que requer um trato a mais antes de servir.

O mais interessante pra mim é que atualmente eu não adoço mais o meu café com leite, nem o suco, nem o leite com chocolate. Mas, nem por isso, nossos açucareiros perderam espaço na nossa cozinha.

O laranjinha é da Coza. De plástico é super fácil e prático para lavar e para servir. É abrir o potinho, servir-se com a colher e só. Eu, particularmente, gosto das coisas da Coza e, apesar de serem de plástico, não deixam cheiro nem gosto nos alimentos. Como eles mesmo dizem: é plástico com design. Vende em supermercado, em lojinhas e em lojões. Custa aí por volta de 12 Reais e, se procurar bem, até menos que isso!

O outro, em formato de vulcão é da Ritzenhoff  (que se pronuncia “ritizen-rôf” em português), uma marca especializada em utensílios de design pela qual tenho um ENORME apreço. O nome meio que denuncia que a marca é de origem alemã. O que mais gosto é que, até onde sei, eles foram pioneiros em criar louças finas com personalidades. Taças, copos, tigelas, chaleiras, abridores, açucareiros e muito mais personalizado por um designer diferente, para uma linha diferente.

Cada coleção deles é um deleite. Design exagerado e discreto.

Vários modelos de açucareio da Ritzenhoff que aparecem no Googe Images

Eles começaram em 1992, dominando a técnica de soprar vidro para criar designs exclusivos em materiais finos. Já em 1993 veio a primeira coleção de copos de design, encomendados por uma pessoa: copos para leite com estilo e cheios de design. Não há copo de requeijão que não fique com inveja!

Não uso esse nosso açucareiro na vida diária, porque ele não tem como fechar o “buraquinho do vulcão”, por onde sai o açúcar e porque dá mais trabalho para enchê-lo de açúcar de novo. Ah vai, e também porque é bom ter coisinhas diferentes e especiais para receber pessoas queridas em casa, né não? E quer saber, é sempre um charme tê-lo à mesa, ainda mais com esse carnaval todo – uhu! A parte chatinha é que o dosador não é muito preciso e tem que rolar um cuidadinho a mais para não exagerar na dose do açúcar. Nada complicado, nada que justificasse bani-lo da minha cozinha.

Os utensílios da Ritzenhoff podem ser encontrado facilmente em VÁRIOS países e aqui no Brasil em algumas lojas mais especializadas em utensílios de design, tipo a Spicy. Ou em lojas online. Fora do Brasil, o preço fica entre 20 e 30 Euros, dependendo do design que você escolher. Ainda mostrarei aqui outras coisinhas deles, tipo as taças de champagne do casamento. Elas foram presente de uma amiga. As taças são lindas e nada discretas. Aliás, essa não é uma marca boa para presentear pessoas que curtem objetos mais discretos. Louça branca e básica não é o foco da Ritzenhoff.

Pra colocar o açúcar é bom usar um funil. Ah, e lembrar de tampar o buraquinho por onde sai o açúcar 😉

Fica então a dica, ou melhor, ficam as dicas: açucareiro de plástico ou de porcelana. Coza e Ritzenhoff, marcas que uso e que curto, mas que definitivamente, não são as únicas – ainda bem!

Para pedir/presentear de Chá de Panela pode ser o açúcareiro do dia-a-dia, mais básico, ou, porquê não, o mais incrementado? Charminho na hora de adoçar as boas conversas ao redor da mesa.

Beijos açucarados!

 

Um toque de carnaval na hora de servir o açúcar

3 Comments Add yours

  1. Cy diz:

    A minha grande crise com açucareiros é a tampa. O treco tem que ser hermeticamente fechado por conta das insuportáveis formigas. Afff.

    1. cathvale diz:

      Fato! Onde tem muita formiga o ideal é deixar o açúcar muito bem acomodado em um pote BEM vedado e só tirar ele de lá para usar em receitas ou colocar em um açucareiro para servir à mesa – dá mais trabalho, mas o agrado compensa 😉 Não?

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s