Simplicidade do ovo em fatias perfeitas

Tem coisa na cozinha que é necessidade. Outras são charme e outras ainda, são puro luxo. Um cortador de ovos pra mim é algo que entra na categoria charme. É o típico utensílio que tiro da gaveta quando quero fazer uma graça.

Não costumo usar ovos cozidos no preparo de prato. Eventualmente resolvo incrementar uma salada ou um cuscuz nordestino ou couscous marroquino 🙂 Fato é que eu quando fazia isso, cortava o ovo com uma faquinha, ou em rodelas maiores ou em pedaços que queriam ser quadrados. Já usei até faquinha de serra, deixando umas marquinhas nas fatias, nem ligava. Sempre funcionava. Aliás, funciona. Só que com o cortador de ovos, funciona com mais charme 🙂

fatiador

Esse utensílio, por incrível que pareça, entrou em nossa cozinha pelas mãos do Tonho (o marido). Há uns 4 anos estávamos na Alemanha e minha prima brasileira-alemã disse que estava atrás de um “Eierschneider” para dar para o namorado dela. Uma brincadeira entre o casal, pura piada interna que acabou afetando o Tonho. Ele ficou deveras intrigado para saber o que afinal seria um Eierschneider (lê-se “aiar-xinaider”). Explicamos para ele que era um fatiador de ovos e pronto, ele achou aquilo legal. Um Eierschneider!

Voltamos ao Brasil. Casamos. Mudamos. Ele chega um dia em casa e diz: comprei um Eierschneider!

ovo fatiadinho

Se você não tem um, nem nunca se perguntou se precisa ter um é porque provavelmente não precisa mesmo. No entanto, sabemos que a gente tá longe de ter só aquilo que precisa, né verdade?! O fatiador de ovos é um utensílio simples, que ajuda a fazer uma gracinha de vez em quando. Já temos o nosso há mais de um ano e continuo achando fascinante como alguém pensou nisso: uma base, normalmente de plástico, umas cordinhas de inox que mais parecem cordas de violão, uuuutcha no ovo e pronto, suas fatias de ovo cozido estão simetricamente cortadas.

Agora, não rola fatiar o ovo mal cozido. Eu já tentei e garanto: não fica legal! Quer então saber como cozinhar um ovo com perfeição e fazer a gema ficar centralizada? Dá uma olhada nas dicas ali embaixo.

O que acho ainda mais legal de tudo isso é saber que não é preciso de muito para fazer bonito na cozinha. Um fatiador custa entre 15 e 30 Reais e tem de diferentes marcas, como Tramontina, Brinox e até da Jo!e, aquela mesma da frigideira de porquinho. Ok, achei um da Silit que custa mais de 90 Reais. Errrrr…. não, né?!

barra_fatiador de ovos

 

Um ovo bem cozido, cortado bem bonitinho e pronto, a comida já ganha um ar mais especial. É, o Eierschneider fascinou não só ao Tonho, mas a mim também. Indico como um presentinho legal para dar para amigas e amigos e estão montando casa. Você pode acrescentar umas dicas de como cozinhar um ovo com perfeição, afinal dominar as tarefas mais simples da cozinha é as vezes mais desafiador do que saber cortar uma lagosta, né mesmo?

Beijos fatiados!

ps: quer as dicas? Aqui estão! Quer aproveitar o ovo bem cozido para preparar uma receita legal? Já ouviu falar de “Deviled Egg” (ovo do diabo, na tradução literal do inglês), eu adoro! Dá uma espiada aqui.

Cozinhando um ovo com perfeição:

  1. Coloque o ovo numa panela, encha com água até cobrir o ovo (pelo menos uns 3 cm de água acima do ovo);
  2. Leve ao fogo alto até ferver, depois baixe o fogo; cubra a panela e deixe o ovo cozinhar em fogo baixo por mais 30 segundos;
  3. Desligue o fogo e deixe a panela coberta por 15 minutinhos para que a gema fique durinha;
  4. Retire o ovo da água e coloque em uma vasilha com água gelada e umas pedrinhas de gelo – esse choque térmico vai impedir que o ovo continue cozinhando. Deixe ele esfriando pelo menos uns 15 minutinhos antes de descascar. Se deixar o ovo esfriar naturalmente, você corre o risco de ter aquela camada cinza ao redor da gema, que indica que ele cozinhou demais;
  5. Finalmente, para descascar o ovo tranquilamente, basta esperar ele esfriar.

Garantindo que a gema do ovo cozido fique bem centralizada:

  1. Planeje com antecedência, pois precisará de pelo menos 8 horas. Fazer esse procedimento de véspera é o mais indicado.
  2. A ideia é deixar o ovo na horizontal. Quando a gente compra uma caixa de ovos, eles vêm ali, em pé, certo? Isso faz com que a gema “caia” para o fundo do ovo.
  3. Como colocar o ovo na horizontal? Vale deixá-lo deitado na prateleira de ovos, dentro da geladeira mesmo OU pegar a caixa de ovos, passar umas ligas para firmar bem a tampa e deixa a caixa apoiada na lateral da geladeira, apoiada em algo para não escorregar.
  4. Conseguiu deixar o ovo deitado? Deixa ele lá por pelo menos 8 horas e pronto. Depois é só cozinhar!
Ovo deitado para centralizar a gema. É cada truque que existe!

Tirei essas dicas de diferentes fontes em inglês. Neste blog achei dois links (link 1 e 2). Neste blog aqui tem mais informações inclusive sobre o PH do ovo e outras coisas mais e aqui é da Associação de Ovos da Carolina do Norte, nos EUA – sim, associação de ovos!

14 Comments Add yours

  1. Chris diz:

    Haaaaaaaaaaaaaaare, Cath!
    Menina, eu tinha um fatiador de ovos todo em metal que a minha avó me deu, mas numa dessas mudanças ele se “mudou” também… E sabe, eu nunca o usei. Não temos hábito de comer ovos cozidos, entonces, já viu….
    Xodadis de você, mas os dias andam tão complicados… coisa bizarra.
    Well, ao menos nos encontramos no chá, néam? rssss

    BEIJOS

    1. cathvale diz:

      Quer dizer que seu fatiador se mudou, foi? Boa! De fato, uso pouco esse fatiador, mas toda vez que uso acho o máximo. Vai entender (=
      Nos vemos em breve SIM! Pliz!!!!
      Bjs!

  2. Tamy diz:

    Um charme necessário eu diria!!! Que coisa mais fofa esse ovo cortadinho assim!!! Amei demais… ah! E os ovos vão ficar sempre na horizontal de hoje pra sempre!!! Beijks

    1. cathvale diz:

      Ahahahaha, “os ovos vão ficar sempre na horizontal de hoje pra sempre!”, que lindo! Feliz em saber que as horinhas pesquisando para cada post servem sempre para alguém. Ainda mais quando esse alguém é chef (=
      Charme necessário? Gostei ainda mais!
      Beijos, Tamy!

  3. Anna Lena diz:

    Die gute, alte Eierschneider!!!… Da kommen soooo viele Erinnerungen hoch.

    Minha avó – com todo o respeito a melhor chefe da história e do mundo – tinha um Eierschneider. E usavá-lo. Bastante. Em nenhum prato faltava uma fatinha de ovo: salada de batata, prato de frios, como decoracäo… realmente, uma razäo para usar o Eierschneider näo era necessário. Minha avó simplesmente adorava ele e entäo usava!

    Pensando bem…. será que foi por causa desse duplo-sentido?

    1. cathvale diz:

      Adorei seu comentário, Anna Lena! Bom saber que a melhor chef usava um Eierschneider. Significa que tô no caminho certo 😉
      Beijos!

  4. Catharina,

    Adorei o nosso encontro! Fico rindo só de lembrar suas histórias…

    Espero que o próximo não demore!

    Um grande abraço,

    1. cathvale diz:

      Oi Figura!!!! Também ADOREI tudo: o local, as cias, as conversas, as (muitas e boas) risadas. Merece BIS, sem dúvidas!
      Beijos com cheirinho de café 😉

  5. Fabiana diz:

    Cath, fiz ontem uma pizza espetacular e usei seu método de cozimento do ovo. Ficou perfeito! E isso do choque térmico faz TODA A DIFERENÇA. Ficou durinho para fatiar no meu poderoso fatiador de ovos. Agora, isso de deixar o bicho deitado por oito horas, um dia eu faço. Haja paciência! Bj.

    1. cathvale diz:

      Tá vendo, depoimento de quem fez e deu certo tmb! Feliz em saber que essas dicas ajudam (=
      Beijos!

  6. deborah diz:

    Cath,

    Quero um Eierschneider para ontem, adorei a dica, e vai ficar um charme para servir na cafe da manha. E qnt a receita do ovo cozido, vi que o clichê de não sabe nem fritar um ovo, é mais dificil do que parece, meu ovinho cozindo não será o mesmo, vou experimentar essa nova maneira de faze-lo. bjo.

    1. cathvale diz:

      Hahahaha, quer um pra ontem, é? Que bom! E olha, nem tinha pensando em fazer charminho no café da manhã, mas é mesmo – gostei da ideia!
      E pode experimentar o passo-a-passo ali, que funciona!
      Beijos!!!

  7. Natty diz:

    Primeiro: ovo é bom de qualquer maneira! Adorei o post e as fotos!!!
    Segundo: Fatiadinho assim, simétricamente, dá ainda mais vontade de devorá-lo!

    O Eierschneider realmente é um chame que nos conquista à primeira fatia 🙂 Eu não tenho um, mas em compensação, meu Apfelschneider arrasa lá em casa!!!

    Ovos na horizontal, jááá! Uuuutcha!!! kkkkk

    1. cathvale diz:

      Ahhhh, um Apfelschneider! Preciso mesmo de um… *suspiro*. Enquanto isso, seguimos fatiando los huevos! Oder, die Eier 😉
      Bjs!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s