A primeira vez a gente nunca esquece – minha 1ª panela de pressão!

Tenho meus limites na cozinha. E não tenho vergonha de admitir que as vezes mais pareço uma dona de casa mimada e sem noção: não sei fazer um bom pudim, há até pouco tempo atrás morria de medo de acender um forno sozinha e nunca tinha usado uma panela de pressão, nunca tinha tido uma e ainda tenho medo de manuseá-las. Mas isso está mudando agora que tenho a minha panela de pressão e que já a utilizei com muito sucesso pela primeira vez. Rá! Ninguém me segura 🙂

Panela de pressão fechada, começando seus trabalhos pela primeira vez!
Panela de pressão fechada, começando seus trabalhos pela primeira vez!

Meu medo de panela de pressão se baseia nas histórias de amigos de amigos e de algumas lendas urbanas. Explosões e panelas voadoras que fazem buraco no fogão. É daí pra pior. Na minha casa mesmo, nunca tivemos acidente algum. Ainda bem! Mas sei como a maioria de vocês, que a panela de pressão é sensível e requer muita atenção na hora do uso. Agora também não é nada de outro mundo. E você, tem uma? Tem ou tinha medo? Aprendeu a usar como?

A primeira vista na caixar maior. Minha panela veio de longe!
A primeira vista na caixar maior. Minha panela veio de longe!
Me familiarizando com a panela e as instruções de uso. Ainda bem que tem também texto em português :P
Me familiarizando com a panela e as instruções de uso. Ainda bem que tem também texto em português 😛

Bom, desde que passei a morar sozinha pensava: preciso criar coragem e usar uma panela de pressão. Já faz mais de 10 anos e eu continuava fazendo feijão, lentilha e grão de bico na panela normal, as vezes queimando, as vezes tendo que deixar o fogo ligado por mais de 40 minutos. Mesmo sem ter panela de pressão é possível fazer muita coisa, inclusive feijoada, o que pega é o gasto de  gás ou energia elétrica e claro, de tempo na boca do fogão. Eu me virava como dava, com o que tinha. Sempre pensando “um dia ainda vou ter uma”. Me virei por mais tempo que planejava, porque queria uma panela boa. Certa vez a sogra de uma amiga ganhou uma de pressão da Silit, a Econtrol, suuuper moderna – e segura! Adorei e pesquisei. O preço por aqui não é nada animador, podendo facilmente chegar a valores com 4 dígitos, ui! Como gosto muito da marca WMF e meu jogo de panelas é dessa marca, comecei a pesquisar panela de pressão deles e achei a minha! A WMF é uma marca alemã e os produtos são normalmente fabricados lá, com ótima qualidade e garantia.

Panela novinha, quase um espelho de tão brilhante. Dá pra me ver tirando a foto, dá pra ver minha lancheira gourmet... viu?
Panela novinha, quase um espelho de tão brilhante. Dá pra me ver tirando a foto, dá pra ver minha lancheira gourmet… viu?

A minha panela é a Perfect Plus 2,5 litros. Ideal para uma família pequenina como a nossa. A minha veio direto da Alemanha, uma amiga trouxe. Aqui ela custa mais 50% o preço de fora (na Spicy estava em falta). Deixo aqui também o link para uma das minhas lojas favoritas na Alemanha para comprar coisas de casa, a Kaufhof. Aqui no Brasil a Tramontina oferece diversos modelos, cores e preços. A Penedo é uma das marcas mais populares e com um preço beeeeem mais em conta, chegando a custar menos de 100 pilas aqui. Outra bem conhecida de muitos brasileiros é a Rochedo, também com modelos variados e preços mais em conta que a Tramontina ou as importadas. Na hora de comprar, tão importante quanto escolher o modelo que cabe no seu bolso é procurar o que tenha o selo do Inmetro, aqui o link deles com dicas sobre panela de pressão.

A Primeira Vez

A estreia em casa foi com um cozido de lentilha marrom e batatas. Li o manual com muita atenção, estudei as fotos, testei tudo direitinho. Na hora que o botão indicador de pressão chegou no vermelho, sinalizando que estava na hora de desligar o fogo, chamei o Tonho para fazê-lo. Não que eu tenha ficado com medo, imagina. Depois fiquei lá do lado, olhando pra panela. Meus céus, eu sou boba mesmo. Até ligar pra minha mãe para contar a novidade eu liguei! Só faltou roupa de gala pra cozinhar.

Refoguei, coloquei a água, fechei a panela. A pressão fez com que o botão subisse, baixei o fogo e esperei. Quando abri a panela, as lentilhas estavam bem acomodadas. Mexi um bocado e pronto, ficou com cara de cozido. Detalhe, não acrescentei mais água depois que abri a panela!
Refoguei, coloquei a água, fechei a panela. A pressão fez com que o botão subisse, baixei o fogo e esperei. Quando abri a panela, as lentilhas estavam bem acomodadas. Mexi um bocado e pronto, ficou com cara de cozido. Detalhe, não acrescentei mais água depois que abri a panela!

Bom, preciso dizer que foi o melhor cozido de lentilha que já fiz. O primeiro que ficou com um caldinho mais grosso, do jeito que gosto. Os grãos no ponto, tudo bem temperado e com pouco tempo de fogo ligado – o que é representa uma ótima economia! Agora aceito dicas de outros pratos (vegetarianos) que possa fazer utilizando minha mais linda e nova amiga de cozinha. Alguém? E como a primeira vez a gente nunca esquece, deixo aqui a receitinha fácil e prática, caso alguém queira tentar o cozido da primeira vez. Beijos pressionados!

Tá longe de ser um prato lindo de fotografar, mas é MUITO bom! Servido com umas gotinhas de limão, hummmm...
Tá longe de ser um prato lindo de fotografar, mas é MUITO bom! Servido com umas gotinhas de limão, hummmm…

A receita para o Cozido de Lentilha da Primeira Vez

#utensílios

  • 1 panela de pressão (usei de 2,5 lt)
  • 1 colher para mexer (usei de silicone)
  • 1 faca para cortar os legumes e uma tábua
  • 1 colher de chá, 1 de sopa e 1 xícara de chá (ou copo de requeijão de plástico) para usar de medida

#ingredientes

  • 1 xícara e e ½ de lentilha marrom (a mais comum aqui no Brasil). Não deixei-as de molho, mas passei-as n’água
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 2 dentes médios de alho cortados (não usei espremedor)
  • 1 cebola média cortada em quadradinhos (estilo Brunoise, se quiser usar o termo clássico e seguir o tamanho a risca – aqui uma dica)
  • 1 batata média (tamanho da palma da mão, cerca de 8×6 cm) cortada em quadradinhos – sem casca
  • 1 colher de chá de cominho em pó
  • 1/2 colher de chá de coentro em pó
  • 1 pitada de canela
  • Coentro e cebolinha à gosto, para finalizar
  • Pimenta do reino e sal à gosto
  • Azeite de oliva para colocar por cima da porção antes de servir

#preparo

  1. Aqueça a panela
  2. Coloque o azeite
  3. Acrescente o alho e a cebola (tudo cortadinho) e mexa (refogar)
  4. Quando a cebola estiver ficando transparente, coloque os temperos: cominho, coentro, canela, pimenta do reino e sal e mexa um pouco
  5. Depois coloque os quadradinhos de batata, mexa mais por uns 2 a 3ª minutinhos. Se ficar muito seco, coloque umas 3 colheres de sopa de água
  6. Finalmente coloque a lentilha e refogue um pouco mais
  7. Agora coloque a água, respeitando o limite mínimo e máximo da panela de pressão. Coloquei água até a segunda marcação da panela
  8. Baixe o fogo e fechei a panela
  9. Quando o botão levantou até a linha vermelha, isso levou menos de 10 minutos, desliguei o fogo
  10. Pronto, espere a pressão toda sair, no caso da minha panela, esperei o botão baixar todo e voila está pronto!
  11. Servi com arroz integral, mas com arroz branco é ótimo, com pão árabe ou batatas cozidas também

26 Comments Add yours

  1. Cath, na casa da minha mãe já se foram umas 3 panelas de pressão (lentilha e grão de bico), mas eu não tenho medo de usar, não… Se bem que ultimamente só tenho usado para fazer doce de leite condensado, néam? rsss

    Beijos

    1. cathvale diz:

      Três panelas??? Eita! Olha, doce de leite é algo que ainda quero tentar, mas tenho que me familiarizar mais com a panela até criar coragem de tentar. Qual as dicas?

  2. Luciana diz:

    Eu tenho medo de panela de pressão… Sempre acho que vai explodir!

    1. cathvale diz:

      Eu tmb achava isso. Bom, ainda acho, mas tô começando a perder o medo com a minha nova panela high-tech 😛 Mas só uso com o Tonho por perto. Pelo menos, até eu ganhar mais confiança – e virar mocinha, hahahahaha.
      Beijos!

      1. Camila diz:

        Eu nunca consegui perder o medo da panela de pressão e tive que apelar pra elétrica. Procurei, procurei, achei um cupom desconto Walmart e consegui comprar por uma preço módico. Tô amando!!!

      2. cathvale diz:

        Oi Camila! Tenho amigas que estão também super felizes com suas panelas elétricas que, além de tudo, são bem versáteis. Eu continuo fã da minha panela de pressão 🙂 Uso-a cada vez mais, principalmente depois da chegada da Isabel. Nunca foi tão rápido fazer arroz com lentilha lá em casa 😉 Bom, e quando me render a panela elétrica, conto aqui! (=

  3. Ana Claudia Braga Mendonça diz:

    Ai Cath, eu morro de medo, tenho uma novinha, maravilhosa, mas nunca usei e não sei se tenho coragem; aqui, tudo é na panela normal: feijão, caldo, cozido, etc…quem sabe agora não me animo? bjos

    1. cathvale diz:

      Oi Ana! Quanto tempo!!! Olha, eu brinco dizendo que eu estou “uma verdadeira mocinha”, já usei a minha panela 4 vezes e ontem, pela primeira vez, usei-a estando sozinha em casa. Mas realmente, é uma relação de confiança – sua na panela (= Agora, de fato, não é nenhum bicho de sete cabeças e a gente tem que começar a usar e ir se soltando. Tomara que você se anime, porque te juro, ontem a noite quando consegui cozinhar ‘aquele tanto’ de grão de bico em menos de 20 minutos eu pensei comigo mesma “como eu passei tanto tempo assim sem usar uma panela de pressão. Como?”. Vale muuuuuito a pena 🙂
      Beijos e apareça!

  4. ana diz:

    Cath, gostaria muito de comprar da WMF mas não encontrei aqui para vender, qual seria o preço hoje? Vc tem algum site onde posso comprar ? Vc tem alguma dica, depois de 3 anos de uso? O medo foi embora? Eu, na minha infancia, presenciei por 3 x a explosao das panelas e tenho medo mas tambem tenho vontade de ter uma boa panela.

    Bjs

    1. cathvale diz:

      Você já procurou na Spicy, Ana? Sempre vejo itens da WMF por lá. Eu continuo amando a minha e nesses 3 anos nunca tive problema. Confio tanto, que preparo tudo com minha filhinha ali por perto, nada de fechar a porta com medo 😛 Uma vez só, uma pessoa que estava trabalhando em casa, foi mexer e não travou direito, ainda assim o que aconteceu foi o ar sair com mais força, mas nada, nada mesmo, que se aproximasse de uma explosão ou que me deixasse com medo.
      Boa sorte com a sua e tomara que você encontre logo!!!
      Bjs (=

  5. ana diz:

    Entrei no site da Spicy e nao tem essa panela de pressão;. Vc acha que 2,5 litros serve uma familia de 6 pessoas? Por favor, se souber alguem que venda ou site, me fale, tenho interesse em comprar, dependendo do preço…..

    Bjs e obrigada pelas dicas valiosas

    1. cathvale diz:

      2,5L é o tamanho da nossa, acho que para uma família de seis é pequena. Especialmente se os seis comerem bem 😉 Faço arroz com lentilha e comem bem 4 a 5 adultos, mas uma panela maior acho que é mais aconselhável. Não sei onde mais indica para você, se souber aviso! Já tentou em site de fora do Brasil?
      Bjs!

  6. ana diz:

    Cath, não consegui encontrar nenhum site que entregue no Brasil mas acjho que ficaria bem caro, mesmo assim agradeço sua ajuda.

    Bjs

    ANA

    1. cathvale diz:

      Ana, achei na Americanas, mas tá esgotada: http://www.americanas.com.br/produto/301560/perfect-plus-panela-de-pressao-4-5l-wmf Vai monitorando! Esse é o modelo da minha (=

  7. ana diz:

    Cath, já tinha visto no site das Americanas, este outro eu não conheço mas ambis estão esgotados. Será que não é falsificado? rs

    Valeu, mesmo assim, vou pesquisando até encontrar.

  8. Miguel diz:

    Porque ela apita?

    1. cathvale diz:

      Oi Miguel! Cada panela tem um limite de pressão que pode suportar. Atingido esse limite, a pressão que excede começa a ser liberada pela válvula. A panela de fato não precisaria apitar, isso é um dispositivo de segurança para que a gente saiba “opa, deu pressão suficiente”. Se deixasse no fogo, ela poderia vir a explodir. Ajudou?
      Abrs (=

  9. PAOLA FRANCA diz:

    Olá! Estou amando todas as suas dicas!!! Casei há 6 meses mas ainda estamos sem panela de pressão em casa. Você sabe se esse modelo funciona no fogão de indução???

    1. cathvale diz:

      Oi Paola! Que bom que as dicas daqui estão lhe ajudando, fico muito feliz (= Sobre sua dúvida: tem que ver o seu fogão, qual o “peso” que ele pede para ficar ligado. No geral, para quem tem fogão de indução, o indicado é uma panela mais pesada, evitar alumínio, panelas muito leves. Essa da foto (WMF) funciona, a de 4 L da Tramontina e da Brinox também, mas recomendo ver no manual de instrução do seu forno, para não restar dúvida. E cuidado também quando for usar, pois demora mais para reduzir a temperatura, o ideal para usar bem uma panela de pressão em fogo de indução é utilizando duas bocas, uma no fogo alto (para começar a cozinhar) e outra no fogo baixo (para continuar cozinhando).
      Espero que isso ajude (=

  10. Casandra diz:

    Eu tenho essa panela há uma semana e ainda não usei, tbm tenho medo… Como é essa da esfera… eu não entendi, tem que ta pelo lado de fora quando olha a tampa abaixo? Mostra uma foto da sua? Pq a minha esfera aparece mas não ta do lado de fora, to com medo disso… rsrs

    1. cathvale diz:

      OI Cassandra! Depende de cada modelo. A minha a esfera fica na parte de dentro da tampa e não fora. Quando pega pressão, essa esfera bloqueia o buraquinho e somente então começa a levantar a válvula. A panela é super segura é só aprender a usar e perder o medoi 🙂 Eu hoje dou aula de culinária usando só a panela de pressão: carne de panela, molho de tomate, chilli, sobremesa… super tranquilo! Boa sorte (=

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s