Fondue com a sogra. Susto, indignação e muito riso!

Fondue é o tipo de comida que combina com mais gente ao redor da mesa. Uma coisa descontraída e perfeita para noites de frio. Estava doida pra usar nosso aparelho de fondue, que costumar passar um ano inteiro guardado, esperando a temperatura baixar e rolar uma ocasião especial. Com minha sogra visitando a gente, pensei: perfeito! Só não imaginava que essa seria a última vez do aparelho de fondue. Será que foi culpa da sogra?

Ainda bem que foi no final do fondue que a panela se partiu.
Ainda bem que foi no final do fondue que a panela se partiu.

Nosso aparelho de fondue ia completar dois anos. Foi presente de casamento. Presente assim no itálico, porque o que ganhamos de presente da Ceará (aquela mesma amiga que deu a frigideira de porquinho) nós trocamos  por créditos para completar o sofá. Afinal, montando a casa, um sofá bom nos pareceu mais importante do que um fondue bom. Justo, né? Mas eu queria um. Assim, com os créditos que nos sobraram, não resisti e escolhi um aparelho de fondue em formato de queijo nas Americanas.

Nosso fondue

Para aqueles que tem interesse em saber mais sobre fondue, ali em baixo trago algumas informações e uns links. Voltemos a nossa sala. Mesa posta, preparei nosso fondue do zero – nada de mistura pronta comprada no supermercado. Tonho, o marido, ficou responsável por arrumar a mesa. Tudo posto. Tudo lindo!

Devo dizer que a minha panela não era das melhores. Pelo menos não considero das melhores as panelas que não podem ir direto ao fogo. Tenho que preparar o fondue de queijos em uma panela e depois transferir para a qual vou servir. Tudo bem, a panelinha em formato mais tradicional com pintura de queijo servia muito bem ao propósito.

Como acompanhamento tínhamos pão italiano cortadinho, tomatinhos cereja (a-d-o-r-o) e alho assado (ficou bom demais!). Espeta o garfinho no pão, mergulha no queijo, volta pra boca. Golinhos de vinho. Conversa agradável. Visitas à vontade. Sucesso até que….

POW!!!!

“Tooonhoooo, apaga, apaga, apaaaaaaaga o fogo!” (…) silêncio.

“O que aconteceu?”

Ninguém sabia ao certo, até que vimos a haste da panela partida. Revoltada, se quebrou da panela. “Nossa, que susto. Ainda bem que foi só isso” (…) “Err…. peraí… olha isso, a panela partiu no meio!

Reparem que bem no meio estava mais queimadinho. Ah sim, e o cabo da panela no canto inferior da foto?! Detalhe: o cabo não estava no meio de onde partiu!

Isso mesmo. A panela de fondue partiu-se no meio. Ainda bem que foi já quase no final. Todos caímos na gargalhada da nossa finesse dizendo “rápido, temos que salvar o resto do fondue”. Os restos mesmo!

Surgiram então as teorias de como & porquê a panela teria se partido: seria a panela tão vagabunda? Seriam forças sobrenaturais? Seria o poder da sogra?

Os Tonhos aqui tem sorte com sogras. Nossas mães são sogras muuuito legais, parceiras e ainda moram em outro Estado, hahaha. Gente, não podia ser a energia da sogra! Seriam então as energias da minha amiga?

Mistério bobo, desvendado no dia seguinte quando fui recolher o suporte do aparelho de fondue. Um certo alguém com quem casei foi quem montou a mesa e esqueceu de colocar uma pecinha no rechaud (pronuncia-se “ri-xô”), que protege a cerâmica do contato direto com o fogo. Lembra que disse que minha panela não podia ir direto pro fogo? Pois, pois.

Fica a dica para você que tem um aparelho de fondue semelhante. Sempre coloque essa pecinha. E nunca culpe sua sogra.

Agora quero um novo aparelho de fondue. Alguém se habilita?

Beijos de queijo derretido!

Lista de desejo de aparelhos de fondue:

  • Esse é um dos que mais quero: o da marca Bodum. A sogra de uma amiga tem (a mesma sogra e a mesma amiga da panela de pressão). Eles – da Bodum – tem um PDF com receitas e dicas para fondue e manual para o set de fondue deles. Em vários idiomas, vale a pena fuçar.
  • A Cusinart tem um elétrico
  • Da Le Creuset, mais tradicional
  • Caçarola (panela) da Staub, ferro fundido dura mais
Tonho levando a panela falecida para o lixo
Tonho levando a panela falecida para o lixo

O que é fondue?

Fondue é o tipo de comidinha relativamente fácil de preparar e de servir. Especialmente se estamos falando do de queijo. A palavra fondue (que se pronuncia “fôndû” ou mais abrasileirado “fôndi”) origina do verbo francês fondre, que significa derreter e uma das história da sua criação foi justamente que uns suíços queriam aproveitar os queijos duros, assim começaram a derretê-los em fogo baixo, com a ajuda de uma água ardente (antes Kirschwasser – alemã – hoje com vinho ou mesmo vodka). Fato é que a origem real do fondue não é clara, nem mesmo qual é a receita original. Tem uns que acham que é francesa, ou suíça (como eu). Achei um site com informação histórica bem interessante, que tá em inglês (tem várias referências bibliográficas). Tem outro em inglês aqui e a boa Wikipédia em português.

O mais tradicional é o de queijo, servido normalmente em panelas de cerâmica, vidro ou esmaltadas. As de alumínio são normalmente utilizadas para preparar o de carne (óleo quente e pedaços de carne cru que vão ser fritos. Nem nos meus tempos de carnívora curtia muito, pois normalmente todos ficam com queiro de fritura). Nos potinhos menores, normalmente de louça, serve-se o de chocolate. Cada um pede um acompanhamento.

A receita de fondue que eu sigo:

Fondue e queijo (de chocolate gosto com cardamomo, já falei sobre isso aqui)

Utensílios

  • Aparelho de fondue (queijo)
  • Colher para mexer
  • Ralador de queijo
  • Faca para cortar
  • 1 xícara para medir
  • 1 colher de sopa para medir
  • potinho para mistura de amido de milho
Ingredientes
  • 400gr  (queijo) Gruyère ralado (queijo)
  • 200 gr  (queijo) Emmenthal ralado
  • 1 dente de alho
  • 1 xícara de vinho branco seco
  • 1 colher de cha de suco de limão
  • 2 colheres de amido de milho
  • 4 colheres de sopa de leite (só uso destanado)
  • 4 colheres de sopa de vodka
  • 1 pitada de noz moscada
  • pimenta do reino moída à gosto (umas 3 pitadas são uma boa medida)
Preparo
  • Esfregue o alho no fundo da panela (eu gosto de deixar o dente de alho dentro, pois gostamos muuuito de pescá-lo depois)
  • Coloque o vinho e o suco de limão, fogo médio, ate amornar – sem deixar ferver
  • Reduza o fogo, acrescente os queijos. Mexa até derreterem
  • Misture o amido de milho com o leite e junte essa misturinha na panela com os queijos. Mexa beeeem, por uns 3 minutinhos, de preferência em formato de “8”
  • Coloque finalmente a vodka, a noz moscada e a pimenta. Mexa por mais um minutinho
  • Sirva!
  • Como acompanhamento eu gosto muito de pão italiano e tomatinhos cereja. Se você gosta de cenoura crua, azeitonas, batatinhas cozidas… sirva do seu jeito!

14 Comments Add yours

  1. Tamy diz:

    Ai amiga, quanto desastre!!!! Tadinha da panelinha… que dó, que dó…

    Beijos

    1. cathvale diz:

      Hahahahaha, tadinho do meu coração que deve ter perdido uns milésimos de segundo de vida com o susto 🙂 Sinistro, né?

      Beijos!

    2. maricleyde diz:

      kkkkkkkkkkkkkkk amiga ri muiiiiitttttttttttooooooooooo com ocorrido acho que todos se divertirão muito.

      1. cathvale diz:

        Feliz que ainda tenha gente por aí rindo dessa história junto comigo (=

  2. Sâmea diz:

    Hahahahaha!
    Te dei um aparelho de fondue de ponta, bom pra caramba. Fico sabendo agora que tu trocaste pra adquirir um sofá. Daí comprou um aparelho de fondue, digamos, bonzinho. Ancontece este pequeno desastre e ainda vens insinuar que poderia ser minha energia (que a propósito é positiivíssima)?!!!!
    Já estou com medo do que vais falar quando tentares preparar alguma receita do livro de receitas indianas e, por acaso, sair alguma coisa errada. És capaz de dizer que o livro é piratex. hehehehehehehe
    Se cuida e antes de usar qualquer utensílio, reza, reza muito.
    Bjos!

    1. cathvale diz:

      Hahahaha, pois é, mas diga ai se o sofá não é bom? Ele é ótimo – e vc contribuiu pra isso 😉 e não eram tuas energias, besta, era da Lisa que tava na ocasião. E dessa vez nem foi o Utensilio em si. Alias, como diria meu irmão, dessa vez foi “B.O” (burrice operacional).
      Sobre o livro…. AGUARDE (= e trate logo de vir aqui provar as coisas, ta demorando muito!
      Beijos!

  3. Luciana diz:

    Rapáz, que coisa sinistra…acho que aí tem coisa do além!!Outro dia vi um filme onde as panelas caíam sozinhas, mas se partirem..sei não, o negócio aí tá brabo!!

    1. cathvale diz:

      Hahahahaha. Nem vem com esse papo de filme, panelas voando e coisas do além. A explicação foi simples: esqueceu de proteger a panelinha do contato direto com o fogo, POW, já era. Eu sou medrosa, pequena!

  4. Luciana diz:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Mamãe me falou! Acho que a energia ruim foi da cunhada que não tava lá e ficou morrrrta de inveja! kkkkkkkkkkkkkkkk!
    Mas olha, é incrível como todo mundo esquece de colocar a tal pecinha. No aniversário da Yasmin o creme de galinha queimou porque esqueceram de colocar o troço também, a panela não partiu porque era inox!

    1. cathvale diz:

      kkkkkkk, quer dizer que foi tu, né? Tranquila, vou mandar a conta pra ai 😛 Bom, para evitar que isso aconteça no futuro, tô atrás de uma panela de aço fundido. Vamos ver.

  5. Neyla diz:

    só tenho uma coisa a declarar. ainda tô esperando para lavar adequadamente minha lancheira… eu desisti de esperar, lavei, ela ficou manchada! affe! sabe aquela mancha de água? ninguém merece!

    1. cathvale diz:

      Calma! Guenta que vai sair. Tô programando para essa semana ainda (=

  6. cristhian diz:

    Ola querida,
    Desculpe-me por não ter respondido antes os seus coments, estou em Fortaleza e não tenho muito acesso a internet,

    a proposito, eu comi o feijão verde na panela de barro, é muito bom mesmo.

    Abraço amiga, bjs…

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s