Avental ‘Fifteen’ – um presente cheio de informação

on

Quando falei aqui sobre dólmã, a vestimenta – ou armadura – do chef, falei também que eu meio que tenho pena de usar o meu. Coisa de amadora, que tem medo de sujar a roupa que foi feita pra isso 😛

Amadora assumida eu prefiro usar meus aventais. Assim mesmo, no plural, porque gosto e tenho mais de um. Porém, o que me inspirou a escrever este post foi o que ganhei mais recentemente – e olha, que não foi o da Le Cordon Bleu (que ganhei no workshop), mas um pink, que ganhei de uma prima muito querida.

Essa danada dessa prima me pregou uma ótima surpresa. Recebi o pacotinho pelos Correios  toda feliz sem ter ideia do que estava ali acomodado. Tcharam! Um avental com listrinhas branco e rosa-pink e um bilhetinho dizendo que aquele vinha “diretamente do Fifteen de Londres, do aventureiro Jamie Oliver”.

O pacote chegou trazendo ótimas surpresas

Avental é versátil: vários materiais, vários preços, várias cores, vários temas. Pra homem, pra mulher, pra criança. Para churrasqueiro, para caipirinha, para doces, para vegetarianos. De presente, de lembrança, de brinde. Pra amigo brasileiros e estrangeiros. Tem de tudo! Esse pink é um desses super versáteis. Veio de longe pra me intrigar a pesquisar, afinal: Fifteen, Londres, Jamie Oliver? Hã, como assim? Aliás, quem é Jamie Trevor Oliver? Pronto, o avental novo nem tinha sido estreado e já vinha cheio de histórias. Humm, do jeito que eu gosto! Agora, vamos aos fatos: o Jamie é um chef inglês bem famoso, para saber mais sobre ele pode clicar aqui para info oficiais, aqui para o Wiki em português ou aqui.

Fifteen são Quinze

O Fifteen é um “empreendimento social global com jovens no centro de tudo”, ou algo do gênero de acordo com minha tradução livre. São três restaurantes no mundo: Amsterdã (Holanda), Cornualha e Londres (Inglaterra). Quer dizer, são mais que restaurantes, pois todos oferecem um programa de treinamento para jovens entre 18 e 24 anos, aprendizes de chef que sejam apaixonados por cozinha.

O nome Fifteen, que significa literalmente quinze, em português, tem esse nome por causa do primeiro grupo de jovens aprendizes, em Londres, que era formado por 15 pessoas em 2002. Hoje, os grupos são formados por números variados, dependendo também de cada uma das cidades. Em comum os restaurantes com a bandeira do Fifteen têm os jovens aprendizes cozinhando o que há de bom e moderno para clientes comuns, como eu e você, que passam por lá para conferir as novidades. E também para clientes não tão comuns e algumas celebridades 🙂

A essa altura você pode estar se perguntando: “ok, entendi, mas e o Jamie Oliver entra onde nessa história?” Ele entra lá no começo de todo o projeto, pois ele foi o fundador de tudo isso e apoia a Fundação Jamie Oliver, além de outras. A ideia dele não é lucrar com isso, mas sim fazer deste um projeto auto-sustentável, algo que se pague e que possa seguir contribuindo para a formação de gente nova.

Essa é a cara do site Fifteen.net no dia 19/07/2011 (=

E se você gostou disso tudo, adora o Jamie e quer muito ajudar essa causa, fique sabendo que você pode inclusive jantar com ele. Ele = Jamie Oliver 🙂 Em 2011, a data está marcada para dia 09 de novembro, e desembolsando £6,500 por mesa para 10 pessoas, você pode fazer parte do “A Big Night with Jamie”, lá  no Fifteen London. Essa entrada/jantar vai custar cerca de R$1.640,00 por pessoa, ou 16 mil por uma mesa. Isso é que é uma “big night” (eita “grande noite”).

Não, definitivamente não será dessa vez que vou conhecer o Jamie e nem estou planejando ir a um dos Fifteen tão cedo. Pelo menos, não em 2011. Sigo usando meu avental e pensando “ahhhhh, pena que já passei faz tempo dos 24 aninhos…” e pensando “Débs, OBRIGADA pelo super presente. Você me deu muito mais que um avental!”

E você aí, tem algum avental com muitas histórias? Já foi no Fifteen?

Fifteen kisses

Na minha cozinha corredor, arrasando com o meu avental pink. Adoro como a cinta do avental dá a volta nas costas e amarra na frente - prático para pendurar um pano de prato, rá!

6 Comments Add yours

  1. Fabiana diz:

    Lindo! Garota, sabe que minha sogrinha querida me deu um troço do Jamie Oliver que corta e espreme o alho? Super prático. Tem duas cestinhas e vc escolhe se quer “espremer alho” ou “cortar alho”. O tal device só não faz “socar alho”. Rá! Nossa piada interna agora é de todos. Mas, voltando para o avental, é lindo! Bj.

    1. cathvale diz:

      Ahhhh, ele não consegue socar alho? Rá! Piada que não vai morrer nunca 🙂
      Feliz que tenha gostado do avental (= Adorei descobrir esse monte de coisa sobre o Jamie e os Fifteens da vida. Mais coisinhas para acrescentar na minha “todolist” 😉
      Bjs!

  2. Debs diz:

    Prima Cath, estou impressionada como vc atraves de um acessorio, conseguiu “espremer” tantas historias e curiosidades, que rendeu ate um post!
    O padrinho do projeto Jamie eh uma figura que traduz que a cozinha pode ser ludica, inventiva e prazerosa ao mesmo tempo, sabia que ele ja veio ao Brasil?, e fez um programa tendo como parceiro o chef Claude (nao vou me arriscar a escrever o seu sobrenome), foi um programa bem leve e gostoso de ser ver, tendo a caipinha com acompanhamento para a elaboracao de um peixe com ingredientes tipicamente brasileiros
    O acessorio vai deixar sua cozinha com uma charme a mais. Que maravilha vc ter gostado do presente e ter colocado a mao na massa com ele, adorei saber um pouquinho a mais do jovem chef e de suas ideias.
    Saudades,
    Debs.

    1. cathvale diz:

      Ei Debs! Eu ‘espremi’ tanta coisa assim pq ele foi realmente inspirador (=
      Não sabia que ele – ele = Jamie – tinha estado no Brasil. Tá vendo, quando a gente acha que já sabe um monte, percebe que ainda tem um monte a aprender. Gosto muito disso (=
      Saudades tmb!
      Cath

  3. Cath, leeeeeeeeeeeeeeeendo avental!
    Sou fã do Jamie e de seus projetinhos – já havia lido sobre ele há alguns anos, em uma revista de bordo qualquer e me apaixonei. Pronto, confessei rsss
    O programa dele com o Claude (maRRavilhoso, diga-se de passagem, Jamie sijogou nas caipirinhas) deve estar disponível no site do GNT ou no Youtúbio… dá um search.

    Beso,
    Chris

    1. cathvale diz:

      Ainda não consegui achar o vídeo. Mas seguirei procurando 😉 Curti muito pesquisar sobre o projeto do Jamie para esse post! Bom, se tiveres aí o link, só mandar! Beijos!!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s