Moedor de pimenta-do-reino turco e o 1º Prêmio Utensílios

Meu moedor já bem usado. Mas tem outro aqui que vamos dar para...... para quem?O tempo passa mesmo rápido! Há meio ano eu estava escolhendo a foto que daria a cara principal para este blog. Foto de um objeto que muitos ainda não identificam de que se trata e, como não podia deixar de ser, é uma foto cheia de histórias por trás. Seis meses de blog, acho que tá na hora de falar dele 🙂

O utensílio da foto é um moedor de pimenta do reino, tradicional da Turquia. Compramos em 2008 em Istambul, lá no Grand Bazar. Imagina, ainda não era nem casada, nem sonhava que minha vida estaria agora como está e muito menos que teria este blog.

Esse moedor de pimenta representa um tantão de coisas pra mim. Sempre tive vontade de ter um moedor de pimenta, mas queria um com um preço bom e uma história melhor ainda. Demorei pra comprar, mas quando vi esse modelinho feito de ferro e que cabe praticamente na palma da mão, sabia que seria ele.

Moer pimenta do reino na hora é melhor que ter a pimenta em pó, porque preserva mais os aromas e o sabor. Sua salada e prato principal ficam mais valorizados com uma pimentinha moída na hora, sem contar o charminho com o moedor.

Eu estou agora no meu terceiro moedor. O 2º foi um mais cheio de tecnologia. Automático, bastava apertar um botãozinho que ele moía a pimenta e ainda acendia uma luzinha para guiar o caminho do tempero. Interessante, né? Pois, não durou dois meses! Voltei ao meu manual de ferro, que atrai os olhares de quem o vê, porque a pimenta ao ser moída não cai direto no prato, mas sim na parte inferior do utensílio. Rústico e charmoso esse moedor do mercado!

A tecnologia dele me deixou na mão. Aquela luzinha ali acendia quando ele estava moendo. Tanto frufru e não durou dois meses :/ Moedor automático, não obrigada!

Quanto ao 3º moedor, que posso dizer? Já falei que adoro as coisas da Bodum, né? Minha prensa francesa é dessa marca e o nosso moedor duplo de sal e pimenta é também desta marca. Mas quer saber, não tem nem de longe o charme e a história que o outro tradicional carrega. O moedor de ferro é parceiro!

As pimentas do Maranhão

E não bastasse o moedor ser cheio de histórias, as pimentas-do-reino também trazem algo. A Piper nigrum veio trazida da Índia para o Brasil. Hoje, o Brasil é um dos maiores exportadores mundiais.

Só que as pimentas aí da foto não são da Índia, nem são de um grande fabricante nacional para exportação. Essas aí são de São Luís do Maranhão, do quintal das minhas sogras. Assim mesmo, no plural. Tenho três sogras! Tia Grace e tia Zuri mantém um quintalzão onde plantam de um tudo e no meio desse tudo, estavam essas pimentas.

Hora de comemorar os seis meses com um prêmio

O utensílios ainda é um blog-bebê. Seis meses é pouco diante da experiência de muitos. Mas, como todo bebê, tem dado muita alegria, além de certo trabalho. Há coisas pra melhorar. Sempre há. E há o que comemorar.

Comemoro seis meses de trocas de experiências, de apoio dos amigos, de carinho de gente que tá longe e de gente que não conheço nem por foto. Comemoro a alegria de querer continuar com esse projeto, por pelo menos mais seis meses. E mais seis. E mais seis…

Comemoro as histórias compartilhadas nos posts e por e-mail!

Comemoração com presente pra leitores. Viva!

E para a comemoração lanço aqui o 1º Prêmio Utensílios. É um prêmio, porque realmente só tenho mais um moedor desse. Está aqui desde 2008. De Istambul para Berlim, de lá para Brasília. Ficou aqui parado, esperando um dono e agora ele vai daqui para… um de vocês! Ele nunca foi usado, mas novo, NOVO mesmo, nunca foi. Nem quando compramos, rs!

A brincadeira é simples:

  • Mande uma foto de um dos seus utensílios de cozinha favorito, explicando porquê ele é importante para você – frase ou parágrafo são suficiente. Mande para o e-mail: utensilioscontato@gmail.com
  • Seu nome, cidade onde mora.
  • Data limite para participar: 04 de setembro, domingo, 23h59 🙂
  • Essa premiação vale pro mundo todo.
  • Jurados: Tonho e duas amigas não blogueiras, que já deram alguns presentes que mostrei aqui no blog, a Ceará e uma outra amiga alemã, a Margit (em breve ela vai descobrir que é jurada!).
  • Resultado: 12 de setembro. Tudo em 2011, tá gente 🙂

Boa sorte desde já!

Beijos moídos e apimentados.

14 Comments Add yours

  1. Laudenice diz:

    ai, q pena que jah tenho uma copia dourada/cobre do primeiro premio ehehehe senao ia correr atras 🙂 o meu eu ganhei de uma amiga quando foi de viagem pra Turquia 🙂 nao tem esses detalhes bonitos do teu mas eu tambem acho super charmoso pra colocar na mesa 🙂 pq pro dia a dia eh muito trabalho 🙂 tem que ser um maiorzinho mesmo, sabe como alemao coloca pimenta do reino em tudo 🙂 beijoca e parabens pelos 6 meses 🙂 Lau

    1. cathvale diz:

      Já tens um dourado, é? Olha a chance de ter um prateado agora ;P
      Lau, eu raramente uso o meu para levar a mesa, mas muito para cozinhar. Dependendo da decoração quando estamos recebendo alguém, aí sim, levo este. Muito trabalho? Hummmm…. mais ou menos, né? O chato é encher de pimentinhas-do-reino, mas isso temos que fazer em todos, e nos outros modelos, isso é ainda mais chato. Menina, é que a gente sofre pra ficar bonita e sofre para deixar nossa comidinha mais especial/bonita/saborosa… rs!
      Beijão!!!

  2. cunhada diz:

    aiai, ai…Muitas idéias pra trocar quando chegar aí!

    1. cathvale diz:

      Então chegue logo! E não vais participar não?

  3. dedinho diz:

    Ora bolas… eu até concorria, mas o meu eleito é mesmo… um moinho (=moedor) de pimenta-preta (=pimenta-do-reino), de madeira, que me foi oferecido há uns 20 anos por uma pessoa que foi como uma avó para mim e, infelizmente, já partiu…
    Como não tenho mais nenhum utensílio favorito, vou abster-me e desejar boa sorte aos concorrentes! Adorei a ideia, Cath! Ah, claro, e adorei o teu “moedor” 🙂

    1. cathvale diz:

      Hahahaha, concorrer com um “parente” do prêmio pode não ser legal? Ora, quem sabe?! Já pensou ter que enviar para o outro lado do Atlântico o prêmio que veio já daí de perto 😛
      Feliz que tenha gostado. Pode divulgar para suas amigas aí 😉
      Beijos!

  4. Ai, Deus… quanta novidade =)
    Estou aqui quebrando a cabeça pensando no que te mandar, mas cadê que me inspiro? rssss

    Mil beijos,
    Chris

    1. cathvale diz:

      Ah Chris, tenho certeza de que não faltará inspiração, ainda mais na sua cozinha 😀
      Fico aguardando seu e-mail com uma fotinho…. Ê!

  5. Cath, que presente maravilhoso e que é a minha cara!!!!!!!!!!!!! Sinceramente, não poderia ter mais a ver comigo! Primeiro porque meu sonho é conhecer a Turquia e passar horas no Graand Bazar vendo tudinho e observando com calma as luminárias e acessórios decorativos, além dos utensílios de cozinha! Em segundo lugar, porque adoro moedores de pimenta e possuo vários modelos, uma dupla deles imita pedrinhas de rio… são muito fofos! Também prefiro os tradicionais que tem uma manivela (tenho um conjunto de bambu). Nossa, eu vou fazer promessa e torcer muito pra ganhar esse prêmio lindo!!!!! Vou dar uma olhada em casa e ver o que eu tenho de mais legal e diferente! Vale também caneca, bowl, copinhos de licor etc? Um beijão e parabéns pela promoção criativa! Vou divulgar no FB e Twitter, adorei!!!!!

    1. cathvale diz:

      Oi Kátia, resgatei seu comentário – Ê! Pois é, imagino que você, pelas viagens que já fez, vai curtir MUITO a Turquia. Só conheço Istambul, passamos um reveilon no Bósforo, entre os dois continentes (Ásia e Europa), tudo mais parecia um sonho. Os bazares, as cores, as comidas, os chás… as luminárias (temos uma!). Quando for, me avise, tenho até um amigo lá que trabalha como guia e fala um ótimo portunhol, rs.
      Dê uma olhada com carinho e escolha seu utensílio.
      Ah e obrigada pela força com a divulgação 😀
      Beijos!

  6. Anaile diz:

    Catharina eu tenho um moedor de alho que eu gosto muito e acho muito prático, mas eu o comprei em uma dessas revista tipo a avon, não é nem um pouco bonito como o seu moedor que até eu também gostaria de ter. Breve te mandarei uma foto. Abraços
    Anaíle

    1. cathvale diz:

      Oi Anaíle, legal ter você por aqui 🙂
      O utensílios não tem que ser bonito, mas sim prático pra você.
      Fico aguardando sua foto (por email, tá).
      Bjs!!!

  7. Andrea diz:

    Muito legal o concurso e adoraria ganhar! Vou tentar participar, ok?
    bjs

    1. cathvale diz:

      Oi Andrea! Tente participar sim 🙂

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s