Video para aprender a fazer bagel (pão)

Ler sobre culinária, sobre dicas e sobre receitas é bom pra aprender. Ter alguém te explicando o passo-a-passo é  ainda melhor. Por isso curto fazer uma aulinha de gastronomia aqui e outra ali. E quando não tem aulinha, bom, tem um vídeo bem bacana a sua espera, pode ter certeza!

Pronto para servir!
Pronto para servir!

Esse é o primeiro post da seção “Aprender olhando”, demorei pra postar porque ainda tava esperando pra ver se algum vídeo me encantava mais do que esse que ensina a fazer bagle. Seis meses já se passaram e esse vídeo continua sendo um dos meus favoritos. Mesmo se você não fala inglês, tenho certeza de que as imagens vão lhe ajudar MUITO.

O Bagel

Bagel é um tipo de pão, com um formato de anel gordinho. Há quem diga que são “primos” dos pretzels e dos bubliks. A massa é fervida e depois assada.

Pesquisando encontrei que o bagel foi provavelmente inventado no século XVI, na Cracóvia (Polônia), como um pão de trigo criado para a quaresma. Há ainda muita controvérsia, pois muitos acreditam que foi inventando para comemorar a vitória de um rei polaco sobre os turcos otomanos, “já” no século XVI.

A massa pronta para ser cortada e fazer a forma de bagel
A massa pronta para ser cortada e fazer a forma de bagel

Fato é que esses pãezinhos vem se torando cada vez mais popular no Brasil, não pela influência polaca aqui, mas pela influência americana. O bagel é super popular nos EUA, pra onde foi levado por volta de 1880 pelos imigrantes judeus. Se antes os vizinhos judeus se reconheciam ao saberem o que era um bagel, hoje qualquer turista na terra do Tio Sam pode desfrutar de um ou vários durante seu café da manhã ou lanche da tarde.

cozinhando os bagels

Pesquisei em alguns sites em inglês, pois o wikipédia em português é bem pobrinho. Aqui o wiki em inglês, aqui um blog novaiorquino, um apanhado mais geral e até um livro dedicado à história deste pão.

Prontos para serem cozidos na água caramelizada
Prontos para serem cozidos na água caramelizada

Fazendo em casa

Assista ao vídeo, veja a receita, arregace as mangas e mãos à obra! Dá um pouco de trabalho por conta das etapas: mistura a massa – deixa descansar – faz as bolinhas, depois os anéis – cozinha – assa.

Olha, vale cada passo e você ainda pode congelar!

Sou adepta a máquina de pão e isso não é segredo, mas pra fazer bagel caseiro a gente precisa entrar em ação.

Espero que gostem  🙂

Bagel-beijos!

Meus bagels: se eu consegui, você também consegue :) Tenho certeza!!!
Meus bagels: se eu consegui, você também consegue 🙂 Tenho certeza!!!

******

RECEITA (traduzida por mim)

Como fazer bagels caseiros (receita traduzida)

Você precisará de….
  • Para o bagel:
  • 500 g trigo
  • 260 ml água morna
  • 12 g fermento biológico
  • 1 col-sp mel
  • 12 g de sal
  • 20 g manteiga (temperatuda ambiente)
  • Para a água caramelizada:
  • 300 g de açúcar
  • 3 lt de água
  • Para decorar (sugestão):
  • 100 g de semente de papoula
  • 100 g de gergelim (ou semente de girassol ou abóbora)
  • Utensílios:
  • 1 batedeira para pão (ou máquina de pão, eu fiz o meu à mão)
  • 1 assadeira
  • 1  “salva-bolo” (para secar os bagels após o banho de água caramelizada)
  • 2 pratos para sementes
  • 1 panela grande
  • 1 escumadeira (ou colher)
  • 1 saco plástico
  • 1 faca
  • 1 colher de pão (é melhora para ajudar a virar os bagels quando estão fervendo)
  • Preparo:
  • Passo 1sovar a massa

Coloque o trigo, a água, o fermento e o mel em uma vasilha na batedeira (ou máquina de pão, ou mexa com as mãos, que foi como eu fiz). Pelo menos por 4 a 5 minutos, misture bem até a massa ficar macia e elástica. Se estiver usando uma KitchenAid, use na velocidade 2 e bata por 4 minutos.

Depois, acrescente a manteiga e o sal. Bata por mais 8 minutos. À mão, sove a massa por pelo menos mais 8 minutos também.

  • Passo 2: reservar para crescer

Retirar a massa da vasilha e cobrir com o saco plástico e deixar crescer por 40 minutos, em temperature ambiente.

  • Passo 3: faça as bolinhas

Retire a massa e coloque em uma superfície limpa para trabalhar a massa. Faça um formato semelhante a uma baguete e divida em seis bolas. Faça as bolas e depois achate e faça um buraco no meio. Coloque os bagels em um tabuleiro.

  • Passo 4: reserve para crescer novamente

Cubra o tabuleiro com os bagels e deixe crescer em temperature ambiente por 35 minutos. Cuidado para não deixar ficar muito tempo, para que não cresçam demais.

  • Passo 5: faça a água caramelizada

Enquanto os bagels estão crescendo, leve a panela ao fogo (médio), acrescente o açúcar e caramelize-o (até que forme uma calda, como se fosse um xarope). Acrescente água, com cuidado para não se queimar. Deixe a água caramelizada ferver.

  • Passo 6: pre-aqueça o forno

Ligue o forno em 200 graus Celsius.

  • Passo 7: cozinhe os bagels

Cuidadosamente, cozinhe individualmente cada bagel na água caramelizada, por 1 minuto. Este é o segredo para deixar o bagel com uma cor dourada por for a e com a consistência ideal para decorar e assar. Retire e coloque em um salva bolo ou sobre outra superfície com furinhos.

  • Passo 8: decore os bagels

Decore os bagels passando um lado nas sementinhas que estão nos pratinhos.

  • Passo 9: Asse

Transfira para a assadeira e leve para assar. Deixe por 15 minutos até que fiquem dourados.

  • Passo 10: sirva

Deixe que os bagels esfriem por pelo menos meia hora antes de server.

5 Comments Add yours

  1. neyla diz:

    ai, cath, só tu. uma receita que requer esse tanto de ingrediente, vídeo e passo DEZ!!!! compro pronto, kkkkkk bjo amiga!

    1. cathvale diz:

      Hahahahahaha, pô Nê, mas os passos 9 e 10 são tranquilos 😉 Olha, depois que comeres desses bagels caseiros, sério mesmo, vai ser difícil querer esses comprados. Esse fica MUITO bom! Muito MESMO, assim, em caixa alta 😉
      Bjs!!!

  2. Hare Cath,
    estou até hoje esperando my bagel… lá lá lá lá lá

    Beijos

    1. cathvale diz:

      Ai Chris! Dívida anotada, viu? Pagarei na cozinha nova, hehehehe.
      Beijos!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s