Lembranças de vinhos e amigos

Boas lembranças merecem ser prolongadas. Nossas recordações são prolongadas com fotografias, textos, cheiros, músicas e, porque não, com rolhas de vinhos, champagnes e espumantes?

Adquiri este hábito com o Tonho. Quando nos conhecemos ele já tinha essa mania de guardar a rolha do vinho que foi consumido em uma noite agradável com amigos, ele escrevia a data, o local, as vezes a ocasião e com quem a bebida foi compartilhada. De cara, achei aquilo lindo e ele logo ganhou mais pontos comigo.

De uma loja em Portugal (no Vale do Douro), destaque para garrafas com rolhas de cortiça como decoração

Guardar rolhas é uma forma diferente de prolongar bons momentos entre pessoas queridas e dar às rolhas o devido valor que elas tem.

Nos restaurantes mais entendidos de vinho, ao pedir um vinho, o garçom vai oferecer a rolha para você cheirar. E ela vai então ficar ali, “deitada numa caminha”, pertinho de você. E depois? Leia aqui um trecho que retirei do Adega para você se convencer de que a rolha merece ser guardada com carinho:

Envelhecida 43 anos. Esta é a idade mínima de uma rolha de cortiça. Pouca gente se dá conta, mas quase sempre, aquele pedacinho de material isolante que fecha as garrafas de vinho é mais antigo do que a bebida propriamente dita. E em geral, é apenas com a safra das uvas que se preocupam os consumidores. É um engano, já que uma rolha de má qualidade pode transformar o melhor vinho em vinagre ou, no melhor dos casos, alterar o seu sabor.”

No chão da sala, várias histórias

Onde guardar? Nos utensílios, claro!

É divertido depois de alguns anos, pegar uma rolha e relembrar o momento no qual a bebida foi consumida e com quem estávamos. Eu e o Tonho, temos nossa coleção, juntos, há quase quatro anos. Rolhas de cortiça e sintéticas de vinhos de quando éramos amigos, depois namorados e então noivos, a rolha de cortiça da champagne do casamento e das viagens que fazemos. Várias recordações, todas juntas em um “potão”!

Página da revista Casa e Comida (12)

Na revista Casa & Comida (número 12), na página 34 está a seção “receber com charme/ dia a dia” e o que vi? Essa ideia! Eles dão a dica de usar uma tigela (ou “bowl”, que virou moda dizer e nada mais é do que vasilha ou tigela, em inglês). A dica da revista é de uma peça que custou R$ 140 e é rasinha. Eu prefiro a opção que adotamos aqui em casa, pois acho mais charmoso. O vaso de vidro recilado tem uma tampa de cortiça. Compramos na TokStok e custa praticamente o mesmo preço do bowl. Nos EUA eu vi porta-rolhas com letras, você pode formar WINE (vinho) ou simplesmente escolher as iniciais do seu nome. Adorei essa ideia!!!

portarolha_paredeVocê pode reinventar a decoração em diferentes situações. Pode ser um vaso, um prato, um pote! Será seu aquário de boas lembranças, de onde você pode pescar rapidinho um momento feliz.

E você, já guardava as rolhas? Vai começar a guardar? Ah, guarda e me convida um dia para compartilhar uma garrafa 🙂

Beijos de cortiça!

Do casamento dos Tonhos em 2009 (=

11 Comments Add yours

  1. Ana Cláudia diz:

    Eu guardo também com o meu marido, o nosso é um jarro de vidro enorme com cerca de um metro e já está quase cheio…bjos

    1. cathvale diz:

      Que legal, Ana!!! O nosso tá pela metade também, vivemos sonhando com ele cheio 🙂 manda aí uma foto, vai?!
      Beijos!!!

  2. cunhada diz:

    kkkkkkkkkkkk
    A Yaya pensou que era um pote de biscoito e foi duro convencer a pequena de não comer as rolhas!

    1. cathvale diz:

      Hahahahaha, biscoito de rolha não é uma boa ideia não 🙂
      Beijo!

  3. Claudia Travassos diz:

    Catha,
    já fazemos a nossa coleção de rolha, mas a ideia de escrever na rolha achei fantastica. Apesar de ja ser uma pratica por varias pessoas conforme a revista “Casa e Comida” e a de vocês, ainda não tinha visto, nem ouvido falar. Na minha próxima visita, vou procurar a rolha do dia do jantar na sua casa (17.09.2011) hahaha!!!
    Beijo Grande
    Claudia

    1. cathvale diz:

      Curtiu, Claudia? Acho que tem tudo a ver com vocês, que também adoram receber os amigos ai no Recife. Comecem a anotar, não vais te arrepender e ainda vou colocar meu nome numa das rolhas 😉 Ahhhh vou!!!!
      Beijos!

  4. Ana Carolina diz:

    Cath!!
    Sei que esse post já tem uma certa idade, mas também temos essa mania de guardar rolhas, estou procurando um recipiente para guardar minhas rolhas igual o seu!!! No momento elas estão dentro de um saquinho… =( … Procurei no site que você disse que comprou e não achei… você conhece algum outro lugar que tenha esse modelo??
    Beijinho

    1. cathvale diz:

      Imagina, Carol, os posts daqui são quase atemporais, hehehehe. Nós compramos o nosso na TokStok de Brasília e ainda tinha lá até começo desse ano, não sei agora. De qualquer forma, você pode procurar outros tipo também! O nosso agora tá cheio e estou colocando as novas rolhas em uma suqueira de vidro, acredita?! 😀
      Espero ter ajudado (=
      Bjs!

      1. Ana Carolina diz:

        Cath!!!
        Acredita que fui hoje na loja e lá estava ele!!!!!!!
        Obrigadão!!!!!!
        Beijocas

  5. eu guardo as minhas em um quadro que comprei na internet, ele é especifico para rolhas da pra por na parede ou deixar sobre a mesa. quem quiser ver procura no google a loja se chama belacora.

    1. cathvale diz:

      Temos um desses tmb, Rafael! Depois que nosso potão encheu, passamos para o quadro 😉

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s