Escolher é chato, né?

Preciso dizer que tô adorando esse rebuliço todo do Primeiro Prêmio Utensílios. Adorando e sofrendo um pouquinho por saber que não posso me deixar envolver totalmente com cada história, e olha que nem foram tantas assim.

Concorrem a este Primeiro Prêmio onze fotos, de diferentes estados e regiões do Brasil. Da Capital do Brasil, de Fortaleza (CE), de São Luís (MA), do Rio de Janeiro e de Niterói (RJ).

A votação está em pleno vapor. Os jurados não sabem de quem são as fotos, nem mesmo de qual Estado é a pessoa. Cada um vai escolher seus três favoritos, com base na originalidade e história da pessoa com seu utensílio. Mas quem quiser dar pitaco aqui, sinta-se a vontade!

Para vocês verem como é fácil se ientificar com cada uma das histórias e difícil escolher um só:

Participante #1:

Participante #1: Moedor de alho

“Esse é o meu utensílio de cozinha que eu não quero que ele fique velhinho nunca, sempre que ia machucar alho em algum pilão ele pulava e ficava apenas esmagado e ainda ficava o cheiro de alho nas mãos por dias. Esse eu só descasco e coloco ai e não tenho muito contato. Espero ganhar esse seu moedor de pimenta.Vou ficar torcendo”


Participante #2:

Participante #2: escovinha de pia

“Adoro essa bonequinha que, além de ser uma escova para louças e panelas, acumula a função estética de colorir a cozinha com um toque lúdico e divertido que me faz abrir um sorriso só de olhar pra ela. As bochechas rosadas e o sorriso meigo alegram o ambiente e a peça sempre chama a atenção de quem entra no cômodo pela primeira vez. Tenho a impressão de que ela dá as boas-vindas aos meus amigos e é a verdadeira anfitriã da casa!”

Participante #3:

Participante #3: saca-rolhas

“Adoro peças que tenham um toque lúdico e o porquinho saca-rolhas é um dos meus utensílios preferidos porque é divertido e criativo. Tenho a impressão de que quem criou a peça possui um ótimo senso de humor e está sempre de bem com a vida. É essa a mensagem que o objeto me transmite sempre que vou abrir uma garrafa de vinho pra dividir com o maridão e admiro muito quem consegue captar a beleza das coisas simples, transformando um utensílio de cozinha, que poderia ser somente prático e funcional, em algo cativante e alegre.”

Participante #4:

Participante #4: processador

“Esse é o meu pequeno grande, pequeno no tamanho e grande na utilidade. Ele me ajuda a criar receitas incríveis e rapidinho estão prontas. Não imagino minha cozinha sem ele!”

Participante #5:

Participante #5: coedor de café

“O meu utensílio original quebrou há alguns anos atrás. Tratava-se de um coador de café individual (parecia de boneca) que ganhei da minha vovozinha. Ele era todo feito em madeira e, quando me casei, ele quebrou na mudança (#damnmovingtruck!). Por causa do meu blog, faço visitas em diversos Cafés e acabei encontrando um coador individual “genérico” (com todo respeito) no Grenat, feito em alumínio. Não tem o mesmo charme que o original, porém, cumpre a função diária de preparar o meu cafezinho! E nada melhor do que começar o dia com Cheirinho de Café! Cath, você está servida?”

Participante #6:

Participante #6: forma/tigela

“Uma forma simples mais versátil
Esta forma foi um presente da minha mãe. Ela a achou na feira de olaria do meu povoado na Alemanha. E logo me apaixonei pela minha nova
forma e virou meu utensílio preferido – porque serve para e como tudo: tigela para saladas ou frutas ou forma para bolos. O que deixa esta
forma de cerâmica tão especial é que pode assar seu bolo dentro da forma e depois servir o seu bolo dentro dessa forma (e cortar o bolo
dentro da forma sem problemas).
A mais recente experiência da minha forma querida foi o Pfeiffer-Kuchen, para o aniversário do meu marido: simplesmente uma delícia.”

Participante #7:

Participante #7: máquina de fazer pão

”Essa é a minha maravilhosa, espetacular, estrogonófica e inoxidável máquina de fazer pão. Essa máquina mudou a minha vida e a minha relação com o banheiro. Na foto, um pão integral com farinha de linhaça, aveia, farinha integral, trigo em grão, gergelim e linhaça. Pense em uma bomba de fibras! Eu e meu **** temos, agora, uma relação baseada na liberdade e na felicidade. Fiz as pazes com o vaso sanitário e ainda como muito melhor. Rá!”

Participante #8:

Participante #8: tábua

“Meu utensílio favorito é esta mini-tábua de cortar. Bem, primeiro porque ela é fofa. Segundo porque ela é multi-uso – e essa correria do dia-a-dia, somada à falta de espaço, requer coisas versáteis. Eu a uso sim para cortar legumes, porque todo dia faço uma mini-salada pro almoço da solteira aqui (aquele que eu levo na minha lancheirinha Built tudo pro trabalho) e acho que legumes cortados “o mais na hora possível” são bem melhores do que aqueles que a gente corta no domingo pra comer a semana toda. Então, porque usar um tábua enorme, certo?

Além disso, o fato dela ser tão fofinha também a tornou um curinga, que eu uso pra servir petiscos, tipo queijos em cubo ou qualquer outra coisa que acompanhe uma boa cerveja, nas raras vezes que recebo amigas em casa. A verdade é que na minha opinião ela é totalmente proporcional às minhas necessidades. Afinal, que mora só e numa kit sempre faz comida em pouca quantidade… e sua beleza agrega valor à comidinha mais simples, como esse hotdog fatiado que coloquei apenas para a foto que enviaria para concorrer ao prêmio, que, diga-se de passagem, EU QUERO MUITO!!!”

Participante #9:

Participante #9: copo medidor

“O engraçado é que num primeiro momento não tinha nada com o que participar. Aí depois que conversamos, comecei a ver o tanto de utensílios que tenho de estimação..rsrs. Colher de pau velhinha, pilãozinho de ferro, cafeteira enferrujada e por aí vai. Enfim, escolhi aquele que realmente utilizo bastante. Na verdade, são dois. Dois copos de plástico de medida, aqueles de 1,99 que vem com as marcações. Uso pra tudo, mesmo depois de ter comprado uma balança digital de última geração.

Agora, na foto, tu vais ver qual é a melhor função deles na minha cozinha…impressionante a utilidade desse utensílio!! Uma combinação que faz qualquer um “sair da medida”!”

Participante #10:

Participante #10: liquidificador

“Bem, nem sei por onde começar quando falo desse liquidificador. Vou começar pela história dele…

Aqui em XXX sempre tem uns shows bem legais, mas o preços não são assim tão camaradas. E iria ocorrer um show bem bacana, que eu realmente queria ir. Só que no dia de comprar meu ingresso, recebi um e-mail promocional de uma loja on-line, em que este super-mega-útil utensílio estava em promoção, com 50% de desconto e, pasme! Frete grátis!!!

Na hora, nem pensei duas vezes, comprei o liquidificador e mandei um e-mail pras amigas com quem eu ia pro tal show relatando o corrido. Ora, um show é só um show, e a gente sempre gasta bem mais que só o dinheiro do ingresso. E o meu liquidificador antigo estava bem mal das pernas, eu precisava mesmo de um novo, já que uso todo dia (meu café da manhã ou é um suco desintoxicante – como o das fotos, no fim de semana, ou uma super mega vitamina de leite, frutas e aveia, pra dar energia nos dia úteis).

A verdade é que paguei por volta de R$80,00 reais num liquidificador bem legal. No começo, eu fiquei meio desconfiada: muito barato, de uma marca que eu desconhecia (Cadence)… mas ele findou por ser um achado, e uma agradável surpresa.

Como o mais moderninhos, ele tem aquele filtro, que promete o que o nome diz, certo? Filtrar as fibras e “sólidos” que restarem de nossas misturas.

Eu conheço várias pessoas que simplesmente guardam isso no fundo de uma gaveta escondida e nunca mais olham. Mas eu resolvi testar o tal filtro e ele me trouxe um benefício bem maior do que simplesmente separar o líquido do sólido. O fato de nós colocarmos a parte sólida a ser batida bem próxima, aliás, grudada, na hélice, faz com que aproveitemos muito mais as fibras do que estamos batendo. “

Participante #11:

Participante #11: balança culinária

“Meu utensílio predileto é esta balancinha. Ela é digital, tem relógio e time. Ela é útil diariamente. Não é maior do que 1 palmo.”

Não é legal conhecer um pouco as histórias por trás dos utensílios das pessoas? Eu adorei 🙂

Beijos premiados e boa sorte pra todos os participantes!

4 Comments Add yours

  1. fui colocar minha foto, e só ontem vi que já tinha acabado o prazo há muito tempo, buáááááááá´…..

    1. cathvale diz:

      Ahhhhh Nanci, que pena! Bom, como eu gostei dessa história de premiação, eu vou fazer outros sim! Ai não vou deixar você esquecer 😉 Bjs!

  2. Neyla diz:

    resultado, please!!!!

    1. cathvale diz:

      Amanhã, dia 13, eu já sei quem foi!!!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s