Caderno de receita: o utensílio que quanto mais você usa, mais rende!

Já falei aqui e ali sobre alguns livros meus de receitas e até mesmo sobre um dos meus cadernos de receita favoritos. Nos dias atuais, as receitas no papel vem brigando por espaço com os gadgets (ferramentas) eletrônicas. Eu mesma sou ré-confessa: uso iPad e iPhone para ler receita diretamente de um blog ou do meu e-mail. Aliás, meu iPad já levou alguns espirros de trigo e dedas de gordura. Porém, nem mesmo a tecnologia me afastou do papel e caneta e meus cadernos e livros de receita continuam sendo muito, mas muito mais marcantes.

CadernoReceita001

Para mim, um caderno ou um livro de receita parece se auto-escrever cada vez que você o usa. Cada vez que você vai fazer aquela receita, fica uma nova marquinha na página. As mesmas linhas já preenchidas convidam para novas criações: o caderno não envelhece as receitas, ele as amadurece!

DSC00404

Meu caderno favorito tem quase 10 anos e é uma lembrança da época em que fui estudante na Alemanha. Ele, além de receitas, acumula muitas outras histórias da minha vida. Reservado para doces, desde 2002 ele me acompanha e já saiu até de férias comigo!

Tenho um outro, da Tilibra, reservado para os salgados, mas não sou tão fã dele. Apesar de super charmoso, esse outro caderno não alcançou se quer um terceiro lugar no meu pódio dos preferidos.

MoleskiniReceitas

Caderno de receitas de grife

Agora chega um novo caderno! Ganhei de presente do meu irmão um caderno de receitas da famosa marca Moleskine. A marca italiana que é famosa pelos cadernos de anotação, tradicionalmente de capa preta dura e com um elástico para fechar o caderno ou marcar páginas em aberto. Esse tipo de caderno de anotação, que quase sumiu do mercado na década de 80, virou meio que uma febre no começo deste milênio e ampliou um tantão sua oferta de produtos, que evoluiu de caderno de anotação, para agendas e cadernos temáticos. Ufa, assim chegamos ao caderno de receita, que em inglês chama-se Recipe Journal. Fora do Brasil, lá pelas terras antigas da Europa, custa menos de 60 Reais, aqui no Brasil, custa quase 80 Reais (2011).

Ainda não comecei a usar o meu. Seguirei anotando minhas receitas doces no meu caderno da Alemanha, mas esse pretinho básico veio em ótima hora: morando em outra cidade, novo trabalho, outra cozinha, clima amazônico, logo, logo sei que vão surgir novas receitas. Sem pressa.

Divisão interna do Moleskini ajuda você a separar os diferentes pratos de um menu e os detalhes acerca do preparo

Achei muito boa a forma como o caderno de receita deles foi dividido. Além do índice próprio, para você identificar rapidinho suas receitas, o caderno é dividido em: entradas, prato principal, acompanhamentos, sobremesas e bebidas (coqueteis). Ou seja, você tem um cardápio que pode lhe ajudar mais rapidamente na hora de montar um almoço ou jantar completo. Cada página também traz espaços para você fazer suas próprias anotações sobre medidas, tempo de preparo, porções, combinações de vinho, grau de dificuldade, nota para o prato… detalhes que cadernos de receitas “normais” não tem.

O que pode ser considerado desvantajoso para algumas pessoas é que os cadernos, ou “journals” da Moleskine são em inglês. Para outros isso é só mais um detalhe que deixa tudo mais interessante. Aliás, alguém aqui tem um “recipe journal” desse? E mais, alguém aí tem uma dica de caderno de receita?

Um presente personalizado

Presentear alguém que gosta de cozinhar com um caderno de receitas simboliza, para mim, um presente que marcará para sempre quem presenteou e quem recebeu. Sem contar que você pode também presentear já com uma receita favorita sua. Aliás, o irmão de uma amiga copilou receitas antigas da família, encadernou e deixou umas folhas para novas receitas. Tenho uma outra amiga também que é bem viciada em anotar receitas e desenha nos seus vários e coloridos caderninhos, certo Tamy?

LembrancaCasamentoTonhos2009

Eu e meu marido quando casamos resolvemos presentear nossos convidados com um caderninho de receitas personalizado. Com a nossa cara, nossas receitas, com histórias compartilhadas pelas famílias e amigos. Um caderno cheio de fotos e boas lembranças, que guarda até hoje muito amor e carinho em si. E olha, é “só” um caderno!

CadernoTonhos_Paginterna

O caderno de receitas tem isso de render mais a medida que você usa. Espero que você use um ou uns. Ou que você se inspire para presentear alguém. Ou que você viaje e compre um. Ou ainda, quem sabe, espero que você ganhe um caderno de receitas bem especial!

Beijos encadernados!

17 Comments Add yours

  1. Hare Cath, primeiraaaaaaaaaaa!!!
    Minina, adorei saber que a Moleskine lançou caderno de receitas… Muito interessante =)
    Eu também tenho uns dois ou três cadernos, um deles, herdado da minha avó, mas confesso que raramente os uso. A era digital chegou com tudo aqui em casa rsss

    Beijos e saudades

    1. cathvale diz:

      Nossa, Chris, caderno que era da sua vó!! Isso é uma grande honra. E já que a era digital reina por aí, que tal escanear as receitas do caderno da sua vó? Assim ainda podes compartilhar com as amigas (=
      Agora esse da Moleskine eu acho que vou gostar, quem sabe não é algo pra ti tmb?!
      Bjs!

  2. Núbia diz:

    É… esses dias encontrei um livro de receitas vegetarianas de uma amiga que trabalhou comigo há alguns anos… Está lá, guardado, pronto para entrega. Mas cadê que esse encontro não chega? Talvez quem sabe quando eu tiver um momento gostoso para desfrutarmos de um chá da tarde com a caneca que ganhei de carinhas coloridas… Saudades e Boas Receitas!!! P.S: Amei a foto da Nuvem de Maçã! Núbia

    1. cathvale diz:

      Nubiii!!!! Que surpresa maravilhosa um comentário seu aqui 🙂 Quer dizer que tem um livrinho meu por aí, é? Bom, uma hora ele chega nas minhas mãos, o importante é manter o contato (= Vou adorar uma tarde de chá com você!
      Bjs!!!

  3. Tamy diz:

    Oie, que saudade dos seus posts… nem acreditei quando recebi o e-mail do feed!!!! Eu adoro meus caderninhos tbm… tem dias que não coloco nenhuma receita nova, mas agora me deu vontade!!!

    Beijos!!!!

    1. cathvale diz:

      Eu sei que adoras teus caderninhos, porque achas que mencionei ali em cima “Tenho uma outra amiga também que é bem viciada em anotar receitas e desenha nos seus vários e coloridos caderninhos, certo Tamy?” 🙂
      Bjs!!

  4. Luciana diz:

    Tava com sds!

    1. cathvale diz:

      Que bom 😉 Espero não passar mais tanto tempo ‘longe’ daqui (=
      Bjs!!

  5. Fabiana diz:

    Garota, adorei o post! Tudo de bom! Tanto pelo caderno de receitas de lembrança do casamento quanto pelo chiquérrimo da Moleskine. Amo Moleskine! Beijoca e escreva mais!

    1. cathvale diz:

      Imaginei mesmo que esse post iria te agradar, sei que és uma fã de Moleskine 😉 E pode deixar, que vou escrever mesmo.

      Beijos!!!

  6. Neyla diz:

    amiga, por um acaso eu ainda estou esperando o “brinde” do seu casamento e a já famosa receita de chilli vegets… separa um pra eu pegar agora em dezembro? bjo!

    1. cathvale diz:

      Nê! Aqui eu não tenho, mas em Brasília sim. Caderno será separado, pode deixar (=

  7. Patrícia diz:

    Ai, mas que lindooooooo!
    Adorei o moleskine para receitas, não conhecia. Já está na minha lista de prendas para quando alguém viajar prá Europa…
    Achei um mimo esse seu livro de receitas privadas como lembrancinha do casamento, mas já não vou poder usar… teria de casar de novo, hehe.
    Agora segura, se não cai: pesquisando esse moleskine na amazon alemã, encontrei por acaso esse outro da moleskine também — Moleskine 40258 Passion Journal Dessert — só para sobremesas! Foi direto prá lista. 😉

    1. cathvale diz:

      Que legal saber que tem o Moleskine só de sobremesa!!! 🙂 Que a lista se concretize e breve, beijos!!

  8. adriana borba diz:

    Adorei o post e amo moleskine!! Vc poderia me informar se o modelo deste é o diary? Valeu e parabéns!!

    1. cathvale diz:

      Adriana, esse é tipo “journal”(= Espero ter ajudado! Bjs!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s