Forminhas: diversão na cozinha!

No trabalho, deixando o copo plástico mais estiloso e animado: um biscoito caseiro!

Amo biscoitos! Posso comer biscoito durante todo o ano, em todos os dias e estações, sem discriminação. Sejam eles recheados, fininhos, de chocolate, com nozes, sem nada. Amo biscoito, principalmente os biscoitos caseiros. Os caseiros tem um gosto a mais de lembrança da época do Natal e de reuniões e chás com amigos.

Criei o hábito de fazer biscoitos natalinos na época em que morei na Alemanha. Lá, no finalzinho de novembro tem gente que já começa a sua produção caseira de biscoitos. Quem faz em casa normalmente curte a farra de ter mais gente na cozinha ajudando, principalmente crianças.

É um ótimo passa-tempo e rende boas fornadas. Para fazer com crianças prefiro o biscoito de manteiga que é para modelar os formatos com forminhas. É um tal de amassa daqui, bate na massa dali, abre, fecha, a usa forminhas. Depois, se quiser e tiver animo, pode decorar cada um dos biscoitos!

Na casa da Lu, a titia aqui entrou em ação com as sobrinhas tortas: Luana (no colo da mãe) e a Anna, no meu colo. Essas ajudantes….

As forminhas, os formatos, o material e, por fim, os preços

A forminha pode ser um copo ou vidro vazio de azeitonas. Ambos são ótimo moldes para fazer círculos – aliás, fiz vários alfajores assim, usando vidro de molde. Se preferir, pode usar uma faca de ponta com a qual você desenha a letra, um objeto ou forma que desejar. Finalmente, a forminha pode ser de metal ou de plástico, com um formato que combine com a ocasião que você planeja. Tem forminha de: coração, estrela, homenzinho, lua, boneca, panela, bichinhos, brinquedos, enfim, tem de um tudo! Aliás, aqui umas forminhas em formato de Star Wars e outra em formato de asa de anjo (gostei bem dessa!).

Contribuição da Carla 🙂

Os preços também variam, mas raramente são muito caras. Quer dizer, tem conjuntinho de forma acima de 50 Reais, o que não é barato. Mas você acha umas forminhas de 7 Reais fácil nas feiras. Em Brasília, na Feira da Torre, em Fortaleza, no Mercado São Sebastião e até mesmo no Mercado Central. Já em Belém, acho melhor no comércio mesmo.

O que você preferir. Vantagens e desvantagens vão para os dois lados. As mais tradicionais são mesmo as de metal e também são elas as mais afiadas para cortar melhor a massa. Achei um blog que fala tudo sobre essa diferença, aqui um trechinho para ajudar os indecisos:

“Os cortadores de biscoitos de metal são mais afiados do que os cortadores de plástico, para que possam atravessar massas duras com mais facilidade. Cortadores de biscoitos de plástico são menos dispendiosos, mas eles podem deformar se armazenados inadequadamente, ou seja, em um lugar muito quente ou próximo a uma janela ensolarada. Se você decidir comprar cortadores de metal, não há realmente uma diferença entre cobre e estanho. O cobre tende a ser um metal mais resistente, portanto se você está comprando cortadores de biscoitos grandes, o cobre é uma escolha melhor. É a opção mais cara das três.”

A pequena Anna, diretamente das suas férias lembrou da tia (= Forminhas de metal da cozinha do Papai Noel – te mete!

As preferidas: formas e receita!

Antes minhas forminhas favoritas eram as formas em formato de “Ampelmann” ou “Ampelmänchen” que significa literalmente homenzinho do sinal, e são símbolos retro da antiga Berlim oriental. Os Homenzinhos viraram uma febre cult em Berlim e tem até lojinha com seus vários artigos. Ganhei minhas forminhas da minha amiga Lisa e a primeira vez que usei foi com meu sobrinho. Sucesso absoluto! Inclusive, a receita que acompanha as forminhas tornou-se minha favorita 🙂

A foto está meio “peba”, mas os biscoitos estava deliciosos!

Tenho lá meus corações e estrelas, mas as favoritas são os bonequinhos. E para se juntar ao time de favoritos, ganhei outro par de forminhas que são muito, mas muito lindas! Também vieram da Alemanha, dessa vez um presente da Lau, um bonequinho e uma bonequinha que você pode pendurar na xícara. Já testei e funciona muito bem. Só tem que ter cuidado redobrado na hora de transferir a massa para a assadeira e na hora de tirar os biscoitos. As perninhas podem se quebrar fácil (ver a foto lá de cima!).

Algumas das minhas forminhas, incluíndo as favoritas (= As forminhas que ganhei da Lau ainda estavam embaladas.

A receita favorita compartilho aqui para você se aventurar na cozinha, só, com amigos adultos ou com crianças. Espero que gostem e se divirtam tanto ou mais do que eu!

Beijos em forminhas!

Receita de biscoito amanteigado (Butterplätzchen)

Utensílios:

  • Vasilha para mexer a massa
  • Copo medidor ou balança culinária
  • Colher para medir
  • Rolo para abrir a massa
  • Um pano limpo ou papel filme para cobrir a vasilha
  • Forminhas

Ingredientes:

  • 300 gr Trigo
  • 150 gr Açúcar
  • 150 gr Manteiga, temperatura ambiente
  • 1 Ovo
  • 1 colher de sopa Fermento
  • 1 pitada de sal

Preparo:

  • Misture todos os ingredientes secos, faça um “vulcão”, deixando o centro aberto
  • Ao redor da base do “vulcão” coloque cubinhos de manteiga
  • No centro do “vulcão”, quebre o ovo
  • Misture tudo bem com as mãos, começando com a ponta dos dedos (isso evita que o calor da palma da mão aqueça muito a manteiga)
  • Quando estiver bem misturado e uniforme, faça uma bolona, cubra com um pano e leve a geladeira por pelo menos 1 hora (se quiser, pode deixar a massa pronta e usar no dia seguinte, se ela ficar muito dura, deixe um tempinho fora da geladeira antes de começar a trabalhar com ela – coisa de 10 a 15 minutos)
As forminhas enfeitando a foto e depois foi: ação! Mão na massa!!!

A brincadeira:

  • Divida a massa em quatro partes, fica mais fácil de trabalhar
  • Em uma superfície lisa, polvilhada com trigo, comece e abrir a massa com as mãos, sempre alterando os lado da massa, para evitar que ela grude, depois use o rolo
  • O indicado é que a massa fique fina, com cerca de 3 cm de espessura. A espessura vai fazer diferença na hora de assar, mas para brincar com as crianças na cozinha, sinceramente, isso não importa!
  • Forno pré-aquecido em 180 graus, levar para assar por cerca de 10 minutinhos, as vezes mais, as vezes menos

Ah sim, e os biscoitos são deliciosos sozinhos, mas uma cobertura colorida sempre ajuda a alegrar ainda mais a farra na cozinha. Gosto muito de fazer essa calda de açúcar de confeiteiro, receita alemã (Zuckerguß):

•  125 gr de aúcar de confeiteiro (também chamado de glaçúcar – uso da marca União)

• 2 colheres de sopa de água ou suco de limão siciliano

• Misture tudo e passe com o uma colher ou pincel nos biscoitos, pode depois colorir com açúcar colorido, decorações comestíveis ou ainda colorir essa mistura de açúcar com beterraba ou anilina. Invente!!!

Esses foram feitos com a mesma receita, só que usando duas forminhas redondas, uma grande e outra menorzinha e depois, geleia nelas! Ah, pode polvilhar com açúcar de confeiteiro, fica lindo!

8 Comments Add yours

  1. laudenice diz:

    Nossa, agora que eu li 🙂 e fiquei emocionada de ver a Luana fazendo biscoitinho 🙂 e eu nem fiz biscoitinhos com a Miriam ehehehe mil beijos

    1. cathvale diz:

      Pois é, Lau, tenho cá minhas certezas de que a Miriam também vai curtir essa farra na cozinha (=
      Beijão e mais uma vez: obrigada pelas forminhas!!!!

  2. Sabrina diz:

    Olá! Gostaria de saber quanto de açucar vai na massa..vc so fez a indicação, mas nao disse qto…
    Obrigada!

    1. cathvale diz:

      Sabrina, desculpa a demora! Realmente, havia esquecido de indicar, que coisa!!!! São 150 gramas de açúcar para a massa dos biscoitos. Ainda bem que o link da receita original em alemão ainda está ativadíssimo (=
      Espero que ainda dê tempo!
      Bjs!

  3. Patrícia diz:

    Oi Cath,
    amei essas forminhas para pendurar nas xícaras! Vou querer também…
    (é da coleção VIP da Birkmann? dessa linha já conheço alguns cortadores, mas esses nunca vi)

    Tenho uma dica para evitar que partam na hora de transferir para a assadeira e ao tirar os biscoitos. Faço sempre assim com as forminhas de Halloween e outras mais recortadinhas! É só estender a massa com o rolo já em cima do papel manteiga ou do tapete de silicone* e transferir com cuidado o papel/tapete para a assadeira ou tabuleiro de forno. Depois, cortar os biscoitos, retirar com muito cuidado o excesso de massa em volta e já está! Se o seu rolo permitir, pode mesmo estender a massa diretamente na assadeira ou tabuleiro (vi isso em algum lugar, mas o meu é tradicional, não chega nem ao fundo do tabuleiro de forno).
    Quando acabar de assar, retirar do forno e deixar arrefecer uns 10-15 min. ainda na assadeira ou tabuleiro, só depois retirar com cuidado. Quando arrefecem ficam mais firmes e partem menos!
    Quando faço muitos, no Natal ou festas da escolinha, uso sempre quatro tabuleiros, para poder assar logo a “segunda volta” aproveitando o forno quente, enquanto os dois primeiros vão arrefecendo.

    Ah, e por falar em rolo, lá em cima onde diz que a massa deve ter 3 cm de espessura, quer dizer 3 mm, né? 😉

    Ontem choveu o dia inteiro aqui no Rio, hoje também quase não parou de chover, tô com vontade de biscoitinho quentinho saindo do forno… mas minhas forminhas ainda não chegaram (a alfândega ainda não liberou)… estou sem forminhas para a Páscoa, buááááhhh 😦
    e bolo só no tacho…

    Beijos
    ___________________
    * eu tenho dois de um material preto bem fininho, parece plástico (tipo folha contact, mas sem colar), nem sei se é silicone, que comprei na Alemanha também; mas os meus já duram há uns bons 5 anos e segundo me lembro dá para usar umas 1000 vezes (já deu para reparar que andei lendo seu artigo sobre Silpat, né?). Eu não contei, mas que uso muito, uso! E ainda não têm sinais de estragos, acho que ainda vou usar muitas mais vezes.

    1. cathvale diz:

      Valeu pelas dicas, da próxima vez, vou testar 😉 Bjssss!

  4. Regina diz:

    Ainda não caiu a ficha que alguém escreve um blog sobre utensílios de cozinha, que são a minha paixão ! Amei!

    1. cathvale diz:

      Hehehehe que bom saber que não estamos sozinhas, né Regina?! Sim, sou mesmo apaixonada pelos meus utensílios 😉 Volte sempre por aqui (=

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s