Máquina de waffle caseira: a atração do café

Eu não sei vocês, mas eu amo waffle! Me lembra viagens internacionais e reunião com amigos. Quando sirvo waffle em casa, normalmente o clima é de boas surpresas e novas combinações. Um simples café da tarde, que podia ser servido com um pão da padaria ou uma tapioquinha, ganha um toque bem mais especial quando servido com waffle. Por isso, sempre adorei ter máquina de waffle em casa.

No Brasil não é muito comum ter waffle como opção caseira, mas aos poucos isso vai mudando. E assim como passamos a incluir a tapioquinha, a panqueca e o crepe no nosso cardápio caseiro, tenho certeza que mais e mais pessoas vão perceber que a waffle em casa é mais simples do que feijão com arroz.

Waffel_Pilha de waffels

 

O chato do waffle é que para ficar bacana, você precisa de uma máquina própria, diferente da panqueca, da tapioquinha… Mas quer saber? Certa vez, eu fiz em uma sanduicheira. É que preparei a massa e quando liguei a máquina… nada! A minha máquina, depois de anos nos servindo, me deixou sem aviso prévio. Como já estava com tudo batidinho, não tinha nada a perder e testei. Ficaram bons, só o formato que não ficou uniforme. Não é o mesmo charme, mas é um caminho.

Máquina de waffle – eu quero!

Com menos de R$ 100,00 você já compra uma máquina. Eu já estou na minha segunda, nenhuma de marca conhecida, ambas compradas na Alemanha. A primeira era de uma marca bem genérica e durou cerca de oito anos! A outra é mais recente, da marca Kalorik – design belga, feito na China. No site diz que eles foram fundados em 1930 na Bélgica. No Brasil a marca não é tão popular. Já na Europa é encontrada com facilidade.

Máquina de waffle Kalorik - simples, prática e funciona!
Máquina de waffle Kalorik – simples, prática e funciona!

No Brasil, pelo que pesquisei tem máquinas da Cusinart, da Britânia, da Cadence, da Ariete (estilo Disney), da Vicini, da Zeex, e da Babycakes (a loja/ marca mais diferente e original, dá pra comprar pela Amazon também!!!), mas as mais populares são das duas primeiras marcas. Para quem gosta das marcas famosas e conhecidas pela durabilidade, a KitchenAid também oferece máquina de waffle, bem como a DeLonghi – famosa pelas máquinas de café.

Bom, a minha genérica e a minha Kalorik me serviu e me servem bem. Nunca tive uma com formato de bichinhos para saber se valem a pena, nem mesmo uma super chic para dizer se vale o investimento. As marcas e os valores aqui no Brasil não estão tão absurdos. O importante é observar que a chapa seja antiaderente, com bordas para não vazar, um opcional de temperaturas e luz que indicam quão quente a chapa está.

O formato ideal do waffle é o da sua preferência. A máquina que tive e a atual são ambas do tipo trevo/coração, que é a que acho mais lindinha e só aqui para vender fora, mas é tranquilo de comprar. Aquela mais quadrada acho comercial demais.

Independente do formato, tenho cá minhas certezas de que seus waffles vão fazer sucesso! Capriche nos acompanhamentos: simples, açúcar de confeiteiro, mel, maple syrup, geleias, creme de avelã, manteiga… Solte a imaginação!!!

Waffel_Maple Syrup
Waffle prontinho, sendo banhado de maple syrup – ADORO!!!
Versão com geleia.
Versão com geleia.

Mas de onde vem o waffle?

Onde hoje é a Bélgica, foi lá que tudo começou ainda na idade média. Mas há várias versões, de acordo com a revista TIME, a origem do waffle pode ser relacionada a Grécia antiga, onde em Atenas se fazia obelios (um tipo de bolo fininho que se assava numa chapa – placas de metal). Já a palavra waffle origina de wafer, da hóstia da comunhãodos católicos, que era um dos único alimentos da época de jejum, pois não continha gordura animal, ovos ou derivados do leite. Beeeem diferente das massas de waffle de hoje 😉

Achei muita coisa sobre a história do waffle, mas pouca coisa em português com informação fundamentada. Tem um artigo interessante no Diário do Nordeste que me chamou atenção pelo título: É pão? É bolo? Não, é waffle!, bem interessante!!! Mas o que mais me surpreendeu foi achar um site do McDonald’s falando sobre comidas saudáveis (!) e com várias dicas sobre waffle.

Meus amigos são empolgados! Mas para quem gosta de chantilly, aí está!
Meus amigos são empolgados! Mas para quem gosta de chantilly, aí está!

Curiosidade: você sabia que existe o Dia do Waffle? É dia…

Aliás, você pode comemorar em diferentes datas, dependendo de onde você estiver. Nos EUA, desde 1860 se comemora no dia 24 de agosto. Está listado até no site de feriados do Hallmark 🙂 Já na Suécia, marca o início da primavera. Quer saber mais, aqui mais informações e aqui, da rede ABC. Que tal a gente criar um dia do waffle no Brasil???

Waffel_Coracao

E como fazer?

Para finalizar, deixo aqui uma receita, a que uso com mais frequência:

Utensílios

  • Batedeira
  • Espátula
  • Balança culinária (é mais seguro para essa receita)
  • Máquina de waffle
  • Pincel culinário
  • Pinça culinária ou espátula de teflon
  • prato
Waffel_Massa quase pronta
Preparando…

Ingredientes

  • 50 gr de açúcar
  • 200 gr de manteiga
  • 6 (seis) ovos
  • 300 gr de farinha de trigo simples
  • 1 colher/chá de essência de baunilha
  • 1 pitada de sal
  • 125ml de leite (eu uso tanto o normal, como o desnatado)
  • 2 colheres/chá de fermento
  • Manteiga para untar máquina de waffle
Waffel_Massa Pronta
Massa pronta!
Waffel_Pincelar com gordura
Pincelando a chapa. Cuidado para não derreter o pincel – como aconteceu comigo! Pior, derreti um pincel que nem meu era 😮
Waffel_Massa na maquina
Colocando a massa na máquina – atenção: eu exagerei 😉

Preparo

  1. Ligue a máquina de waffle e deixe aquecer.
  2. Na batedeira, velocidade média: manteiga e açúcar. Bata até fica cremoso. Depois acrescente os ovos, um a um. Eu gosto de dar um intervalo de quase 1 minuto entre cada ovo. Acrescente aqui a essência de baunilha.
  3. Depois acrescente alternadamente, o trigo (de preferência peneirado) e o leite. Acrescente nesse momento a pitada de sal. Bata até ficar bem cremoso e areado.
  4. Por fim, acrescente o fermento. Pode bater na batedeira ou à mão. Faço das duas formas e funciona dos dois jeitos. Só não bata muito.
  5. Com a máquina já aquecida, pincele manteiga com a ajuda do pincel culinário. DICA: use um pincel de silicone, eu usei o pincel de cerdas de naylon de uma amiga minha e, sem perceber, derreti as cerdas!!!!
  6. Coloque a quantidade de acordo com a máquina de waffle. O ideal é colocar a massa no centro, jamais cubra toda a superfície da chapa, ou a massa irá extravasar. A máquina deve subir um pouco a tampa superior. Cada máquina tem um tempo de assar. Você vai descobrir na sua, de acordo com o seu gosto.
  7. Normalmente os dois primeiros waffles são descartados.
  8. Depois de pronto, tire o waffle com uma pinça ou espátula de teflon, para não riscar a chapa, sirva no prato e pronto!!!

Waffel_Waffel pronto na maquina

41 Comments Add yours

  1. Luciana diz:

    Quero! Quero! Quero! No Shoptime tem gente,três opções de cores e precinho bacana. Pra mim, tudo que vira lanche de menino, tá valendo, hahaha!

    1. cathvale diz:

      Eu chequei no site e gosto mais da opção redondinha da Britânia (http://www.shoptime.com.br/produto/110757549/maquina-de-waffle-britania-golden-waffle-2-920w-prata-e-preta), mas, as da Babycakes fariam sucesso com a Yaya 😉 Traz!!!!

  2. Fabiana diz:

    Eu queroooooooooo! Uma máquina de waffle e um pincel de silicone!

    1. cathvale diz:

      Fabi, eu juro que vou lhe comprar um pincel de silicone 🙂 E prometo que nunca mais vou derreter um pincel seu 😉 Bjs!

  3. Luciana Santos diz:

    eu querooooooooooo…vou procurar uma maquina por aqui!!!

    1. cathvale diz:

      É muito fácil de fazer e normalmente faz sucesso tmb com as crianças 😉

  4. VALQUIRIA diz:

    Gostaria de saber onde encontro o modelo de coracao??

    1. cathvale diz:

      Valquiria, os modelos mais vendidos nas lojas aqui no Brasil são os redondos e quadrados. De coração achei na ShopTime, mas estão sem estoque e os que tinham eram 110. No site de venda Bondfaro também não tem mais… Caso encontre em alguma loja, lhe aviso, mas nem nas lojas consideradas “top” eu encontrei, tipo: Spïcy, Fast Shop. Toolbox, Dular… Chato, né? Você mora em qual Estado? Se conseguir, me avisa 😉

  5. giselly diz:

    Tenho uma da fun kitchen marca da shoptime, mas grudou tudo , mesmo untando com óleo, tem alguma dica para n grudar a massa? Já testei com pão de queijo e ficou maravilhoso, sem nenhum problema, mas massa de waffle nossa desastre.

    1. cathvale diz:

      Oi Giselly! Hummmm… não era pra grudar mesmo :/ Vamos lá: já tentou untar com manteiga/ óleo e deixar esquentar bastante antes de colocar e, na 1a tentativa, usar menos massa e descartar o waffle? E qto tempo você deixa a massa? – abrir muito antes da massa cozinhar pode estar causando o grude. A massa cresce – você vê a tampa levantar um pouco? Você já testou a sua receita em outra máquina? Se tiver sanduichieira de tefflon em em casa, pode testar tmb.
      Espero que essas dicas ajudem 😉 E me conta aqui se deu certo. Se quiser trocar mais figurinha, pode mandar e-mail tmb!

      1. giselly diz:

        Então untei com óleo e foi um desastre que só grudou muito passei muito tempo limpando e com medo de estragar o teflon já no primeiro uso com massa de waffle, pq a primeira vez fiz pão de queijo é deu super bem , saíram com facilidade não sei se é pq a massa é mais oleosa…A massa deixei 7 minutos e na temperatura 6 que é médio.Não testei em mais nada pq fiquei com medo, tenho grill, omeleteira,panquequeira , a de cup cakes…nenhuma me deu trabalho só essa de Waffle…Fiquei até frustrada…mas vou tentar…

      2. cathvale diz:

        Hummmm… eu sempre unto com manteiga e limpo a máquina só com papel toalha e para fazer os 1os, costumo deixar na temperatura alta, até esquentar bem. 7 minutos é um tempo ótimo, a massa cresceu? O que posso lhe indicar é a receita que eu uso 😛 E teste em outra máquina, como a sanduicheira.Tente mesmo!!!

    2. Fátima diz:

      Tenho uma receita maravilhosa!!!🎆 , não gruda! Whatsap 55+61 99430-0087 te dou se vc quize!!! Boa d+!!!
      Ok! Sou,fafa

  6. Guilherme Schneider diz:

    Sabe onde consigo comprar esses grill com coração? Me ajudem

    Qualquer coisa, me enviem e-mails.

    messengerdoguilherme@hotmail.com

    1. cathvale diz:

      Puxa, aqui no Brasil não sei mesmo 😦 Se vir vendendo por aí, lhe avisarei, mas o que vi foi mesmo os quadrados. Abrs!

  7. Giselly diz:

    A minha é redonda , fica do tamanho de um prato, a marca é fun kitchen da Shoptime .Lembra q tinha dito q grudou tudo? Então solicitei a troca e fiz e ficou ótima… porem nem era a maquina pq fiz na antiga também e deu super certo.O segredo é untar com óleo e deixar esquentar bem, mas bem mesmo.

    1. cathvale diz:

      Que bom que deu certo 😀 E é assim que faço também: deixo esquentar beeeeem e unto 😉

  8. NILZA ROSANGELA LAGE diz:

    Estou em duvida de comprar a waffle do shoptime se que é boa , me ajude não tenho e nunca fiz waffle qual é a melhor marca ??? agradeço desde já bjs …. aguardo resposta se possível ainda hoje !!! Há um bom dia ….

    1. cathvale diz:

      Nilza, não sei qual é a melhor marca pois, como escrevi, depende do uso, das expectativas. Não conheço todas as marcas, mas de você nunca fez, acho que máquina que comprar – tendo os mínimos detalhes para ser de waffle – vai servir sim 🙂 boa sorte!!!

  9. Patrícia diz:

    Mmmh, fico até com água na boca e já tou correndo para fazer… peraí, mas e a máquina? Buááa, quebrou, e a nova ainda não chegou! (Mas já foi enviada, é uma questão de dias!!)
    Enquanto isso, fico pensando nos acompanhamentos… minha versão favorita ainda é a waffle com maple syrup, mas já experimentou fruta fresca cortada em pedacinhos (morango, manga, pêssego, uva ou até uma mistura de todas) com sorvete de baunilha?? E banana com canela?? É demais!

  10. Patrícia diz:

    Catharina, adorei suas explicações, só discordo de uma coisa: quando diz que acha o formato de waffle quadrado comercial demais. É certo que gostos não se discutem, a minha máquina também é de coração (era, alemã, mas a nova é quadrada, aqui no Brasil só achei essa versão). E sim, também acho a forma em coração mais lindinha, tem um certo romanticismo de tempos passados, tipo waffle em casa da vovó…
    No entanto, a forma quadrada também é bem tradicional, já que essa é a forma das waffles belgas! As de Bruxelas, de massa mais leve, são mesmo quadradas. Já as de Liège são feitas de uma massa mais pesada (mas não menos gostosa, hehe, cuidado com as calorias, meninas!) e a forma delas é irregular nos bordos; no entanto, as chapas que fazem os “buraquinhos” delas são bem quadradas, enquanto essas da forma coração têm uns bicos, parecendo pequenas pirâmides… Desde o século 16 há pinturas que mostarm as waffles belgas na época, e elas já eram bem quadradinhas!
    A forma em coração é mais típica na Alemanha e na Suécia, onde a tradição de fazer essas waffles remonta pelo menos ao séc. 16/17 (há waffles mais antigas, já no séc. 9, mas a forma e as receitas eram bem diferentes, mais tipo hóstia, bem fininhas; só o nome era igual, a diferenciação hóstia/waffle só foi feita mais tarde).
    Mas seja lá qual for a forma de sua preferência, qualquer uma delas fica deliciosa e não vejo a hora de minha máquina nova chegar!

    1. cathvale diz:

      Oi Patrícia! Obrigada por enriquecer o post com as explicações. A história é essa mesma, começou com biscoitos tipo hóstia e foi “evoluindo” até chegar ao que é hoje. O formato mais “comercial” é por ser mesmo o mais propagado, não quer dizer que seja ruim, de forma alguma! A de coração, para mim, traz essa ideia de caseira, de casa de boneca 😉 coisa de percepção mesmo!
      E que sua máquina chegue logo! Bjs!!!

      1. Patrícia diz:

        já chegou! amanhã há waffles cá em casa!

  11. Patrícia diz:

    Catharina, não quero ser chata, mas tem alguma razão para descartar os dois primeiros waffles? Tal como já a avó de meu marido fazia [*], eu só descarto a primeira, porque é quase impossível limpar a máquina a 100% (uma vez que não pode lavar com sabão), daí que a primeira saia sempre um pouco mais escurinha — é o resto da manteiga que já fez a última da vez anterior queimando de novo nessa primeira. Normalmente a segunda já sai com a cor perfeita e costumo comer sempre! Será que não devo? Nossa, eu até já fico com pena de descartar a primeira, de tão delicioso que é o cheirinho dela assando, como é que eu vou conseguir fazer isso com a segunda? E não tem como convencer meus filhotes a esparar ainda mais, eles quase lutam comigo para pegar a primeira! 😉

    [*] Na minha família (portuguesa) não há tradição de waffle, olha só o que eu perdi toda a minha infância!… Só conheci essa maravilha com o meu marido, alemão.

    1. cathvale diz:

      Patrícia, te confesso que não sei ao certo toda a explicação para esse descarte! Mas aprendi isso até em um curso com a chef Roberta Sudbrack, aqui no Brasil. Em casa não é sempre que descarto, não 😛 Normalmente o primeiro também fica cozido de forma desigual, pois a máquina ou panela (no caso de panquecas) ainda está esquentando de forma igual. É difícil mesmo resistir 😛 Bjs!

  12. Camila diz:

    Comprei a minha porque achei um cupom desconto Extra e tava baratinha. Amei tanto que já comprei uma pra mamis no Dia das Mães e outra pra dar de presente pra uma amiga que vai casar. Muito boa!

    1. cathvale diz:

      Esses cupons tão rendendo, parece coisa de marketing 😮 Mas que bom que comprou e gostou!

  13. Michele diz:

    será que dá para fazer no George Foreman?

    1. cathvale diz:

      Oi Michele! Eu nunca fiz na GF, mas já improvisei uma vez na sanduicheira e funcionou! Não tem o formato “típico”, mas o resto… Boa sorte (=

  14. Danielle diz:

    Desejei!! Faz um tempinho que não ligo minha máquina. E é sempre uma grata surpresa quando preparo waffle. Bom demais no café da manhã do fim de semana.

    Danielle

    1. cathvale diz:

      Fiz nesse sábado aqui em casa de novo 😉 Bom demais MESMO!
      Bjs!

  15. Cleide diz:

    Nunca fiz!!! e agora fiquei com água na boca!!!
    Vou comprar uma máquina pra mim!!! Vou fazer para os netos vão amar!!!

    1. cathvale diz:

      Eu adoro, Cleide e minha filha também! Faço para ela uma receita com a massa semi-integral, que acaba ficando mais crocante… Delícia! E é ótimo para congelar também. Se quiser testar antes de comprar a máquina, improvise com uma sanduicheira 😉 Bjs!

  16. Jeniffer diz:

    Gurias, aqui em casa temos problema de intolerância ao glúten, uso muito a farinha de arroz, será que funciona?

    Bjs!!!

    1. cathvale diz:

      Jeniffer, eu nunca testei fazer pão sem glúten e, atualmente, já não uso mais a minha MFP. Mas, dei uma pesquisada e achei esse blog, de uma gaúcha, que parece ter solucionado o mistério de fazer pão sem glúten com a MFP: http://santadieta.com.br/dicas/como-fazer-pao-sem-gluten-na-maquina/
      Espero que ajude!
      Abrs!!!

  17. Flávia diz:

    Hahahahaha… Compramos um mix e abrimos hoje, fui pesquisar umas receitas e cheguei aqui! Gostei dos papos e fui fuxicando os posts…
    Resolvi soltar as letras neste pois acabei de comprar uma máquina de waffle que gira, da Oster, que virou o xodó da casa… Rsrsrsrsrs… Muito prática e rápida…
    Bjins e continue com suas palavrinjas encorajadoras…

    1. cathvale diz:

      Já testou fazer waffle seguindo uma receita, Flávia? Sem ser mixer? Vale a pena! Bjs!

    2. Thais Cavalcanti diz:

      Oi meninas, vocês sabem qual a diferença entre a máquina que gira e a que não gira? Será que o resultado final é muito diferente porque a que gira é o dobro do preço da que não gira. Obrigada

      1. cathvale diz:

        Oi Thais!
        Há quem prefira o modelo que gira porque a gravidade ajuda a distribuir melhor a massa e a desenformar – especialmente se a massa for grudenta. Mas há quem ache as máquinas que giram pouco práticas e muito espaçosas. Então é questão de gosto, uso, tipo de receita. Eu, pessoalmente, não tenho do que reclamar das máquinas que já tive e nenhuma era do modelo que girava.

        Encontrei uma discussão interessante neste site: http://thesweethome.com/reviews/best-waffle-maker/ Espero que ajude!

        Since it is a single-purpose kitchen item (though Will It Waffle? author Daniel Shumski and others are doing their best to change that), it should be small enough to store easily. That means no flip waffle makers, which easily take up twice the space. Don’t worry, though—you aren’t missing much. We did test a few flip models and found them to be no easier to use (and with worse results) than standard countertop models. “The reason flip models are designed that way,” Maichel said, “is because gravity causes the batter to fall on the bottom plate, and you flip to mitigate temperature loss by putting some of the uncooked material on what was initially the top plate.” He doesn’t use any flip models because he doesn’t find that that feature actually improves cooking. Interestingly, we did find other pros prefer flip models. Lopez-Alt expressed a strong preference for flippers, though his favorite is the stovetop variety that you manually flip. He said, “It makes getting the waffle out easier, especially if you’re doing sticky things. I rely on gravity.” We think it takes practice and experience to get a good feel for how to get the best results from flip models, so for most people, we don’t think they’re worth all the extra space they take up.

  18. adorando tudo aqui rsrsrs boa noite,
    queria saber como faço para limpar , por mais que passe um papel toalha ainda quente a chapa fica suja e já tem uma crosta 😦 e a minha e da cara do mickey e os detalhes do rosto impossivel de limpar , a minha dá para fazer panquecas e waffles .
    Obrigada

    1. cathvale diz:

      Oi Elizabeth! Que bom que está gostando 🙂 Já tentou limpar com uma escovinha levemente úmida? Ou uma esponja (sem sabão, só com a parte macia)? Tomara que ajude, para que a carinha do Mickey sai sempre limpinha 🙂 Bjs!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s