Novo xodó na cozinha e na casa: Babycook, cozinha a vapor para bebês e para os pais!

Mudanças na nossa vida pessoal ou profissional refletem também na nossa cozinha. Mudei para Belém e passei um tempo sem chegar perto da cozinha. A cozinha não era minha, os hábitos eram outros, não rolava inspiração. Aí veio a notícia que mais mudou nossas vidas nos últimos anos: nossa família iria aumentar! A chegada da Isabel foi um furacão sensacional que fez com que a reforma da cozinha, que já havia sido adiada há mais de um ano, saísse. Fez com que fosse aos poucos voltando pra minha cozinha e retomasse o gosto – e o jeito – por cozinhar de novo e, acrescentou VÁRIOS e VÁRIOS novos utensílios a minha cozinha. Estou adorando tudo isso!

Agora, minha KitchenAid divide seu espaço com utensílios mirins.
Agora, minha KitchenAid divide seu espaço com utensílios mirins.

Sonhei tanto com minha cozinha cheia de espaço, mas não contava que o novo espaço teria que ser dividido com panelas esmaltadas, esterilizador de mamadeiras, copos, mamadeiras e outras inovações que podem facilitar a vida das mães ditas modernas. As maiores transformações se deram quando ela passou a descobrir, para sua própria satisfação, que há alegria além do leite.

E uma das grandes descobertas para mim foi uma maquininha de cozinhar alimentos. Chamada no Brasil de “máquinas de papinhas”, no inglês são chamadas simplesmente de “baby steamers”, ou simplesmente vaporizadores para bebê. Temos claro, as versões adultas, eu mesma tive uma máquina de arroz que cozinhava a vapor, mas não usei tanto quanto essa da Isabel.

A questão agora é pra saber se a máquina é mais minha ou da Isabel, pois uso muito pra ela, mas também para nós, os pais! Ok, mas o que é que essa tal engenhoca que cozinha a vapor tem?

Preparando a comida. Tudo cortadinho, pronto para cozinhar.
Preparando a comida. Tudo cortadinho, pronto para cozinhar.

Descobrindo a Babycook

Nosso baby-steamer é o Babycook da Béaba. A marca é francesa, foi fundada em 1989 e desde a criação do vaporizador, se tornaram referência. Há várias vantagens de utilizar um vaporizador de alimentos:

  • alimentos cozidos no vapor retém mais nutrientes
  • não há risco de queimar o alimento, já que o vaporizador é elétrico
  • é rápido, dependendo do prato, em 15 minutinhos você já preparou uma refeição caseira!
  • é fácil de limpar

Desde 2009, todas as peças são livres de BPA. Ah sim, BPA é bisfenol A, usado para fabricar plástico. Desde a década de 30 acredita-se que é prejudicial a saúde. Desde então vários estudos já foram conduzidos e em 2008 foi proibido no Brasil também. Se quiser saber mais, dá uma olhadinha no wiki, que o texto tá tranquilo de enteder.

15 minutos depois, tudo cozido!
15 minutos depois, tudo cozido!

E além de vaporizador, a Babycook tem um mixer. Depois de cozinhar, basta tirar os alimentos da cestinha e ligar o mixer. Zit-zit-zit e voilà, a papa tá feita! Eu costumo amassar a comida da Isabel com garfo mesmo, pra ela sentir os pedacinhos da comida, mas para fazer purê pra mim…. ah, fica perfeito!

Babycook_mixing
De um lado o batão do vapor, do outro o botão para misturar. Simples!
Pure de abóbora com cenoura prontinho pra ser servido e congelado!
Pure de abóbora com cenoura prontinho pra ser servido e congelado!

Minha experiência com o Babycook

Com oito meses de idade, Isabel foi para os EUA com a gente. Estava preocupada porque ela ainda não tinha experimento comida industrializada. Pesquisei soluções para mães-viajantes e encontrei várias respostas positivas para o Babycook da Béaba. Mas, por ser 110 volts (em Brasília é 220), pelo valor (custava mais de USD 100,00 na Amazon, no Brasil achei por quase R$ 600,00 no Comprafari) e pelo medo de carregar isso pra cima e pra baixo na mala (pesa uns 2 quilos), acabamos optando por um vaporizador de microondas. Quis o destino que uma velha conhecida tivesse uma que já não usava. Quer? Toma! A outra engenhoca para usar no microondas está no plástico, do jeitinho que veio da loja! Não usei durante a viagem e até agora está guardada!

No quarto do hotel, adaptando o local. Funcionou lindamente!
No quarto do hotel, adaptando o local. Funcionou lindamente!

Comecei usando a Babycook no hotel, foi super tranquilo! Agora, em casa, uso com o transformador da minha KitchAid e faço purê de batata pra gente, super rápido! Eu amo purê de batata, mas raramente fazia em casa por pura preguiça de ter que esperar cozinhar, pra depois amassar e ainda ficar mexendo. Hoje, faço até porção individual de purê! Ou uso rapidinho pra cozinhar uns vegetais e comer com azeite. E claro, uso para fazer algumas comidinhas para Isabel.

Sopa de espinafre com batata pronta, com outros legumes cozidos. Comida caseira, mesmo durante uma viagem!
Sopa de espinafre com batata pronta, com outros legumes cozidos. Comida caseira, mesmo durante uma viagem!

Quem tem bebê em casa merece uma! Quem não tem, também! Principalmente se tem uma família pequena – mora só, ou com até três pessoas – compensa muito!

Ela aprovou!
Ela aprovou!

Hoje em casa, eu empresto minha linda panela de pressão pra fazer comidas pra Isabel e uso o Babycook dela para fazer comida para todos. Utensílios de A, passando por Bebê até Z, tudo misturado!

Beijos vaporizados!

20 Comments Add yours

  1. Ana claudia diz:

    Cath, estou surpresa com as duas novidades: mudança para Belém, terra do meu marido, fomos aí no carnaval passado e Isabel….felicidades mil…bjs, Ana Claudia

    1. cathvale diz:

      Oi Ana Claudia! Correção nas novidades: já fui e já voltei de Belém 😉 Também sou de Belém, Ana, mas voltei (de novo!) para Brasília. Já a Isabel… essa é uma surpresa diária 😉 Beijos!!!

  2. Lidiane diz:

    Olá! Comprei recentemente a babycook e o triturador parece não funcionar. Faz o barulho, mas ele não se move. já aconteceu isso com você?

    Obrigada,

    Lidiane

    1. cathvale diz:

      Oi Lidiane! Sim, mas quando fui ver, a peça da lâmina estava somente mal colocada. Espero que não seja um problema mesmo e que você possa usar o seu. O nosso segue funcionando de vento em polpa e é usado praticamente todos os dias. Abrs (=

  3. Monique diz:

    Olá, adorei o post, pena que não comprei a Babycook pq tbm achei muito caro no Brasil. Como vc fazia para transportar a papinha dela durante a viagem sem deixar azedar, fico com receio de levar comida e azedar durante os passeios e acabo dando papinha pronta mesmo. O que achou de levá-la na viagem? vamos viajar, mas nossa Alice vai ficar por acharmos ser muito cansativo para ela. Abraços!

    1. cathvale diz:

      Oi Monique! Eu não levei a Babycook, mas a ganhei nos EUA, mas hoje, se fosse viajar com ela iniciando a alimentação, com certeza levaria. Como faço para transportar? Simples, ou congelada ou quase! Dependendo da hora que ela for comer. Recentemente, com a Isabel já com 1 ano e 3 meses, saíndo de Buenos Aires, congelei uma sopa, e quando chegou no Rio, cerca de 9 horas depois, sendo levada dentro de uma lancheira térmica, ainda estava com gelo e pedi para terminar de descongelar/aquecer em um restaurante. A papinha só azeda se ficar muito tempo em temperatura ambiente. Outra coisa, eu dou preferência a comidas sem carne, pois acho que estragam mais rápido. Espero ter ajudado e tomara que você ache uma Babycook para chamar de sua 😀
      Abrs!
      Cath.

  4. Flavia diz:

    A minha Babycook parou de funcionar depois de poucas vezes. Eles me informaram que usar transformador estraga a máquina.

    1. cathvale diz:

      Puxa vida, Flávia! Eu estou usando a minha feliz e contente e já tem mais de um ano de uso aqui comigo, sem contar que já era usada. Não sei se pode ter relação com a voltagem do seu transformador, ou se ficou ligada direto. Queria poder lhe ajudar mais :/

  5. Ana diz:

    Oi Catharina!!! Estou indo para Miami e Orlando semana que vem com minha família toda: marido, dois meninos adolescentes e minha raspinha do tacho ( 8 meses)…😬😬😬 Coragem,né?!!
    Uma das minhas preocupações era a alimentação do caçula.. Pesquisei muito.. Ñ vejo a hora de comprar a minha Babycook… Depois volto pra contar minha aventura….adorei seu blog!

    1. cathvale diz:

      Oi Ana! Que legal! Também fui com minha filha quando ela tinha 8 meses e depois de novo quando ela já estava com um ano e tantos. Vale a pena!!! Já comprou a Baby Cook? Eu prefiro comprar pela internet e pedir para entregar, acho mais garantido do que ficar procurando em lojas. Bom, boa sorte e APROVEITEM! Aguardo seu relato na volta 😉
      Bjs!

      1. Ana diz:

        Oi Catharina! É a Ana. Estou aqui em Miami e ñ estou encontrando a Baby food em lugar nenhum… Vc sabe se consigo em alguma loja física? Pela internet o ideal é comprar na Amazon?

      2. cathvale diz:

        Eita, Anna, eu realmente não vi em loja física, por isso prefiro mesmo pedir online: mais barato e me poupa tempo. Se isso ajuda, segue o link: http://migre.me/pFnDz Boa sorte!

  6. Lincoln diz:

    Conhece alguém que conserte esta máquina? Comprei uma só que onde moro é 220v e a máquina é 110v e colocaram na tomada direto e acabou queimando, nunca usei e a primeira vez ela queimou. Queria arrumar a minha máquina, mas não encontrei quem conserte aqui em Brasília. Vc conhece alguém? Qualquer coisa me responda por e-mail

    1. cathvale diz:

      Olá! Infelizmente não conheço. Vi que está chegando ao Brasil, mas não sei nada sobre a manutenção, porém, como estamos falando de problema com voltagem, imagino que um bom técnico de aparelhos possa ajudar, já tentou?

  7. Como vc faz o purê de batatas em pequenas porções na baby cook?

    1. cathvale diz:

      Qdo minha filha estava começando a comer sólidos, as vezes fazia uma batata e amassava com garfo e um fio de azeite. Para aproveitar o espaço na cesta, as vezes colocava outro legume. As vezes fazia junto com espinafre, cenoura… Espero que isso ajude. =)

  8. biavas diz:

    Olá!

    Eu tenho uma mas não sei como fazer a limpeza do compartimento onde colocamos a água. Observei esses dias que parece estar sujo e não sei como limpar pois o espaço é tão pequeno.. Como você faz com a sua?
    Bjs

    1. cathvale diz:

      Olá Biavas, não limpo com nada além de água e nunca deixo água lá dentro. Espero que isso ajude. (=

  9. erika_lie@hotmail.com diz:

    Olá boa tarde tudo bem??? Amo a babycook da Olivia e usamos diariamente para que ela tenha sempre uma comidinha fresquinha… Estou indo para Orlando e pretendo levar a babycook, mas uma duvida me intriga… Até hoje não ficou uma claro para mim como descongelar as papinhas no babycook… Vc sabe? Poe na cestinha que cozinha os legumes com potinho e tudo? Ou tira a papinha do potinho e poe direto na cestinha? a agua do vapor não deixa a papinha muito aguada??? Oh duvida!

    1. cathvale diz:

      Erika, nem sabia que era possível descongelar papinha com a Babycook, hahahaha, nunca usei para isso! Não vou poder ajudar com essa. Mas levar que vais levar para viagem 🙂 Bom, dessa vez vou ficar devendo um comentário que ajude mais.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s