Nem sempre eu acerto: como estragar um bolo. Várias dicas :(

Acordei inspirada no domingo, doida para fazer um bolo bem macio e cheiroso, para alegrar o começo da semana e adoçar a rotina. Escolhi repetir um bolo de limão siciliano, que já havia feito, de um livro que me apaixonei assim que vi: DDR Backbuch, um livro de confeitaria e padaria da antiga Alemanha Oriental. Coisa vintage, com ar de passado, recheado de muitas histórias que ficaram por décadas cercadas por um muro.

BoloSemS2_A1aVezFuncinou_LivroCapa

Já havia feito a receita, delícia! Quando fiz, juro que pensei: merece ser publicada, com a receita, a história… mas demorei, e hoje faço esse post com aquele aperto no peito, de quem errou feio! Dessa vez, foi desastre!

BoloSemS2_A1aVezFuncinou_Receita

Eu sou um furacão na cozinha e essa história de preparar mise en place acho bonito na teoria, mas na prática, não costumo separar os ingredientes para deixar todos porcionados, como manda o figurino. Eu vou abrindo pote na hora, misturando tudo, contando que todos os ingredientes estarão lá, mesmo sabendo que nem sempre estão. Dica 1: separe todos os ingredientes, se possível já na medida necessária em vasilhas (é o mise en place), ou pelo menos, certifique-se que todos os ingredientes estão disponíveis na sua casa.

BoloSemS2_AcabouFermento
Antes de sair, tirei uma foto rápida com o celular. Três livros de receita empilhados. Confuso? Que nada, eu me acho! Só não tinha achado o fermento 😉

Foi o primeiro sinal: misturando a manteiga com o açúcar, clássica base de massa para bolo, comecei a misturar o trigo, com o sal e o… fermento! Duas colheres, mas só tinha uma. Larguei as coisas como estavam e fui ao supermercado perto de casa. Até o forno deixei ligado, afinal, precisava estar pré-aquecido. A rápida ida ao mercado levou mais de uma hora. Segundo sinal para parar por ali: o forno já estava quente demais! Dica 2: forno pré-aquecido é para ligar quando você começar a preparar a receita e não deixar por 1 hora aceso, sem nada. Sei lá, forno caseiro não tem todo esse controle de temperatura, essa história de controlar o calor.

Da primeira vez, a massa rendeu e não coube da forma inglesa que tenho
Da primeira vez, a massa rendeu e não coube na forma inglesa que tenho. Deveria ter aprendido a lição, né?

Empolgada que estava, continuei e resolvi inovar e testar assar o bolo em outra forma. A receita pedia forma retangular, tipo de bolo inglês. Da outra vez, eu já tinha visto que a massa era muita, mas resolvi testar numa forma redonda de 20 cm, a menor que tenho!!! Estava fadada a falhar! Dica 3: muita massa em uma forma dificulta o bolo a assar. Respeite o volume das formas e não insista em espremer a massa numa forma apertada demais!

Da 1a vez: assados, lindos e deliciosos!
Da 1a vez: assados, lindos e deliciosos!

A receita dizia 20 minutos, mas raramente funciona comigo e nunca abro o forno logo depois do tempo indicado. Quer dizer, quase nunca… Bolos são tímidos, já dizia Melissa, do All Cakes Considered, um dos meus livros favoritos, não adianta ficar abrindo o forno toda hora, principalmente nos primeiros minutos. E assim foi, intimidei ainda mais o meu bolo. Forcei o coitado a caber dentro de uma assadeira pequena, o obriguei a entrar numa sauna quente demais e ainda abri a porta abruptamente levando o ar frio para dentro. Assinei ali minha sentença. Dica 4: dê tempo ao bolo, para ele se firmar. Bolos são tímidos! Não fique abrindo o forno a todo instante. Se tiver um forno com luz interna, ligue a luz e dê uma espiadinha, não mais que isso! Um bolo raramente está pronto antes da sua casa ser invadida com um delicioso aroma!

BoloSemS2_Topo

Não bastasse isso, puxei o bolo, sacudi o meio, percebi que tava mole e empurrei pra dentro de novo. Não tinha como funcionar… não satisfeita, abri novamente depois de 10 minutos. E depois de novo! E para fechar com chave-de-ouro, resolvi ir tomar banho para desestressar e quando voltei, o Tonho tinha desligado o forno e deixado o bolo lá dentro. Não, não e não. Abri e encontrei um buraco, tinha arrancado o coração do meu bolo. Dica 5: é um bolo, não um pedaço de concreto. Trate-o com carinho 😉

Sem coração: levei meu bolo a se afundar num buraco :_(
Sem coração: levei meu bolo a se afundar num buraco :_(

Pelo menos dessa vez não tive uma crise de choro. No final da minha gestação, já beirando os nove meses, fiz um bolo para receber uma amiga e ele quebrou quando tentei desenformá-lo quente. Os hormônios de uma grávida a beira explodir não aguentaram ver o bolo de desfazendo: abracei o bolo e comecei a chorar. Chorei feito criança e chamei o Tonho. Ele, quando viu a cena, riu. Riu muito! Quanto mais ele ria, mais eu chorava. Hoje, pelo menos, rimos os dois dessa história.

Quem sabe num futuro breve, eu também não vá rir do meu bolo com buraco. Hummmm, sei não.

BoloSemS2_Fatia
A fatia do bolo, que mesmo com um buraco: pior, é que ficou bem bom! :/

Aprendam com meus erros e façam essa receita direitinho, o resultado é maravilhoso!!! Aliás, diz o Tonho, que mesmo feio, o bolo tá ótimo. Eu estava magoada demais para provar 😛 (em tempo: depois eu provei e trouxe pro trabalho e o povo também gostou 😉 )

Beijos afundados e abolados 😉

RECEITA: Bolo de limão siciliano, do livro de receitas da Alemanha Oriental

# Utensílios:
– Batedeira
– Vasilha extra
– Balança de cozinha
– Ralador pequeno, para ralar casca de frutas
– Forma retangular grande ou forminhas ou forma acima de 25 cm de diâmetro
– Colher de sopa, pão duro

# Ingredientes:
– 250 gr de manteiga
– 250 gr de açúcar
– 250 gr de trigo
– 4 ovos
– 2 colheres de sopa de fermento químico para bolo
– raspas da casca de um limão siciliano

# Modo de preparo:
1. Pré-aqueça o forno a 180 graus Celsius
2. Bata a manteiga com o açúcar, até ficar cremoso
3. Em outra vasilha, coloque os ingredientes secos: trigo, sal e fermento
4. Raspe a casca do limão siciliano (previamente lavado e seco)
5. Acrescente os ovos, um a um, batendo bem nos intervalos
6. Acrescente as raspas do limão
7. Finalmente, adicione a mistura dos ingredientes seco, mexendo sempre
8. Coloque na forma e leve para assar por cerca de 20 minutos

 

17 Comments Add yours

  1. Mayara Oliveira diz:

    Juro, me vi no seu lugar na parte do “abracei o bolo e comecei a chorar”. Hahaha!

    Aliás, acabei de conhecer teu blog e adorei! Já estou seguindo 😉

    Beijos!

    1. cathvale diz:

      Hahahahaha eu e os bolos… mas tô melhor agora 😛 Beijos, Mayara!

  2. Lilian Button diz:

    Acabei de conhecer o blog! Adorei a história e as dicas!!

    1. cathvale diz:

      Oi Lilian! Que bom que gostou (= Volte sempre, vira e mexe tem novas histórias e mais dicas 😉

  3. Victoria diz:

    Adorei o blog, obrigada por compartilhar as experiências!
    Uma dúvida sobre a receita: é trigo em grãos mesmo ou farinha de trigo?

    1. cathvale diz:

      Olá Victoria! É farinha de trigo branco (refinado) mesmo 😉
      Abrs!

  4. stephani diz:

    Poxa vida ate melhorei um pouco agora,pois fiz a mesma coisa…. estraguei um bolo q fiquei fazendo amanha inteira do meu domingo …pq a forma era menor o bolo caiu tudo for e estragou to chateadissimo pelo menos nao sou a Unica q cometi esse erro 😭😭😭😭

    1. cathvale diz:

      Não fique triste, Staphani! Só erra que tenta e isso faz parte na cozinha. Cozinheiro que não se machuca, que não erra é porque não está cozinhando 😉 Claro que a gente fica chateada, faz parte! Agora que já aprendeu, repita a receita na forma certa e desfrute 😀 Bjs e mais sorte na próxima!

  5. Vanessa diz:

    Uma pergunta, porque ficou esse buraco? Esses dias fiz um bolo de chocolate em uma forma igual essa, não abri o forno nem uma vez. Enquanto eu dava uma espiada estava crescendo bem, mas percebia que o meio sempre estava um pouquinho mais baixo…numa das espiadas, tava um super buraco!!! Fiquei muito triste, apesar de que ao tirar o bolo, ficou bom, assou, mas não entendi qual o problema do meio. E cheguei a conclusão: meus bolos NUNCA dão certo em formas lisas, sempre baixam no meio. Ou melhor…só dão certo em forma redonda com furo no meio…rsrsrs que tristeza, só nesse formato….

    1. cathvale diz:

      Pelo menos eles dão certo em formas redondas, né Vanessa! Mas pelo que descreveu, me parece mesmo ser algo do forno. Você assa em fogo baixo (180ºC)? A maioria dos bolos pede essa temperatura. No caso desse bolo em específico, o bolo afundou no centro muito provavelmente pelo excesso de massa para a forma e pelo forno muito quente :/ Espero que um dia você resolva sua questão com seu forno e faça também bolos em outras formas. E caso não dê, que você siga sendo especialista em bolos de forma com furo (=

  6. Silvia sara diz:

    Essas dicas me ajudarão muito….amei amei amei.

    1. cathvale diz:

      😀 Fico feliz que tenha gostado, Silvia!

  7. Ana diz:

    Adorei seu blog! Vim aqui atrás de uma dica, mas acabei lendo mais e mais posts. Felizmente! Não apenas foi muito divertido, mas, principalmente, ajudou a esperar esfriar meu bolo, que se safou por pouco de uma “deseformada” quente! Obrigada pelos textos! Abraços

    1. cathvale diz:

      Obrigada, Ana! Feliz que tenha gostado 🙂 Volta mais vezes! Abrs, (=

  8. Dani diz:

    Amiga sou sua fã kkkkkkkk
    Meus bolos são desastre, pois eu sempre acerto como estragar um bolo.
    Hj é aniversário do meu filho e decidi fzr um bolo surpresa pra meia dúzia de amigos íntimos.
    Desastre total!!!!
    Qdo ele não afunda fica cru, gruda no fundo, queima…embatumado nem posso colocar na lista pq tô acostumada a comer bolos assim.
    Eu tava quase abraçando meu bolo e chorando, até q encontrei sua fantástica histórica.
    Ri mto!!!! 😃😃😃😃
    Adoroooooooo
    Bjos

  9. Daniela Franco diz:

    Amiga sou sua fã kkkkkkkk
    Meus bolos são desastre, pois eu sempre acerto como estragar um bolo.
    Hj é aniversário do meu filho e decidi fzr um bolo surpresa pra meia dúzia de amigos íntimos.
    Desastre total!!!!
    Qdo ele não afunda fica cru, gruda no fundo, queima…embatumado nem posso colocar na lista pq tô acostumada a comer bolos assim.
    Eu tava quase abraçando meu bolo e chorando, até q encontrei sua fantástica histórica.
    Ri mto!!!! 😃😃😃😃
    Adoroooooooo
    Bjos

    1. cathvale diz:

      Hahahaha Daniela, espero que as dicas aqui te ajudem a errar menos com os próximos bolos 😉 E olha, não desanime, todos erram, nem que seja de vez em quando, viu? Bjs!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s