A faca do chef. Peraí, pode ser a mandolina?

on

Todo chef tem uma faca que se preze. Várias facas! Já dizia o bordão do reality show culinário Top Chef: “pack your knives and leave”, algo como “arrume suas facas e saia”. Bom, o bordão para mim deveria ser “arrume sua mandolina e saia”. Já falei em comentários aqui, questionada por um leitor sobre quando iria fazer um post sobre facas: eu não tenho facas boas! É… esta aspirante a chef não tem facas boas. Mas, sério, nem sinto falta. Não corto carne em casa e os vegetais aqui passam, quase sempre, pelas afiadíssimas lâminas da minha super mandolina!

Mandolina_Boerner

Tenho cá minhas certezas de que não estou sozinha no time dos “pró-mandolinas” e, veja bem, não me estou declarando anti-faca. Longe disso! Só não tenho ainda boas facas. Agora, cortar, picar, fatiar com a madolina, ahhhh sou craque!

Mandolina_BoernerSet

A mandolina é um utensílio relativamente simples: são duas superfícies paralelas com lâminas cortantes; e a altura entre elas pode ser regulada. Para simplificar, dê uma espiada nas fotos. As lâminas removíveis podem ser lisas ou com dentes para cortar em outros formatos. Pesquisei um bocado a história da mandolina, mas não encontrei. Pela origem da palavra, penso que se trate de um utensílio antigo. Afinal, a palavra mandolina origina do grego “pandoura”, que em italiano é “mandouro”, um instrumento de três cordas, e o diminutivo é “mandolino”. Bonitinho, né?

Mandolina_CebolaNaLamina

Bom, eu conheci a mandolina quando morei em Viena, em 2003. A minha mãe postiça, minha Khala, usava direto e eu achava meio desnecessário. Mas em 2008, ela ainda estava feliz com a mesma mandolina que tinha, pasmem, há mais de 20 anos! Andando pela feira livre Naschmarkt, em Viena, vimos um vendedor de rua dando altas demonstrações. A Khala então disse que era a marca da mandolina dela: Börner. Produto alemão, com selo de qualidade e comprovada durabilidade. Meu pai, empolgado que é, comprou três: uma pra minha mãe, uma pra mim e uma nova pra minha mãe-postiça (olha ali embaixo a foto de 2008: eu e meus pais, com a sacola da Börner). A velha mandolina da minha mãe-postiça, se você acha que ela jogou fora, se enganou! Ela deu pro filho e ele usa até hoje (=

Mandolina_BoernerSacola

Desde então sou grudada com a minha linda-mando 😉 Me mudo e a carrego comigo! Já minha mãe, bem, pra quem acompanha aqui, sabe que o amor culinário não herdei dela.

Cortes e cortes e cortes. E marcas. 

O menu descreve que o prato vem com “legumes Julienne” e você fica sem entender? Isso já me aconteceu várias vezes! Pensava: será um tipo de molho, ou preparo? Julienne é nada mais nada menos que um tipo de corte. Em bom português, diria que são cortados em palitos. Assim como em bom português eu dizia “cortador de legumes” e não mandolina. Foi minha amiga chef que me ensinou: não é cortador, é mandolina – valeu, Tamy!

Mandolina_Cenoura

A mandolina me instigou a pesquisar e aprender sobre cortes: rondele é redondinho, julienne é palito, brunoise é picadinho (pronuncia-se “brunoaizzz), chiffonade é raladinho, e por aí vai! E de repente, voilà, o nosso prato do dia-a-dia ganha um toque francês, hehehe.

Mandolina_Couve

As mandolinas de hoje oferecem vários tipos de cortes. Eu, cá entre nós, uso mesmo os mais básicos. Até hoje não dominei a arte de cortar em cubinhos, perdão, cortar em jardinière ou macédoine. E quer saber? Nem ligo! Pico cebola rapidinho, sem faca, sem sofrimento e até mesmo, sem usar o protetor para não cortar os dedos – ui!

Mandolina_AbobrinhaRondele

Já viu que a mandolina, assim como a faca, requer certa habilidade. Então, tropeçar nas facas não é nada demais, né? Mas ainda chego lá! E ainda vou ter uma faca boa! Enquanto isso, sigo casadíssima com minha mandolina-linda. Arrumo minha mandolina e me mando com ela – “pack your mandoline and leave!” (=

Marcas e preços

A minha mandolina, como já disse, é da Börner, já tem seis anos e nunca precisei amolar, nunca deu problema. Uma ou outra laminazinha deu uma entortada – culpa do mal trato caseiro, de muita gente que usa e não guarda direito. Porém, nada que comprometa o uso, nada que justifique a troca. A não ser… bom, a não ser que seja para comprar um modelo mais atual.

Mandolina_CebolaRoxa

O preço da Börner é entre 30 e 60 Euros na Alemanha, dependendo do modelo. No Brasil, já vi pra vender na feira e o valor era bem parecido! Em Brasília, vi na ExpoTche, feira gaúcha que acontece anualmente. Tem também da Tuppaware, La Cuisine, da Oxo, Zyliss… Dependendo da marca e do modelo, os valores variam de 70 a 300 Reais (em julho/2014). As marcas listadas aqui são marcas que eu conheço e, normalmente, de boa qualidade.

E você, tem uma mandolina? Tem medo? Manda bem em cortar com a faca? Eu começo a achar, depois desses anos todos ‘mandolinando’, que todo chef caseiro mereçe uma mandolina para chamar de sua.

Beijos a la rondele!

 

 

7 Comments Add yours

  1. Fabiana diz:

    Putz. Nem sabia que tinha esse nome. Tenho uma da Zyliss que adoro. Para mim se chama fatiador. Rá! E é mesmo uma maravilha na cozinha! Parabéns pelo post, amiga. Bj.

    1. cathvale diz:

      Hahahaha também não sabia que tinha esse nome, legal, né? Zyliss é uma ótima marca – uhu! Beijos (=

  2. Anna Catarina diz:

    Morro de medo!!! Minha mãe comprou uma e já cortou o dedo duas vezes, então está aposentada na casa dela. Eu estou pensando se tenho coragem de me aventurar, já que sou um pouco estabanada rsrs Vc acha que requer algum jeito especial para usar ou com o tempo aprendo a manusear sem maiores traumas? Bjo

    1. cathvale diz:

      Menina, somos xará: também sou Anna Catharina 🙂 Mas que coisa, hein?! Como eu disse, o meu marido também morre de medo e evita usar, eu peguei prática e não uso nem o protetor. Em todos esses anos, nunca me cortei. Lasquei unha, umas poucas vezes, mas nada mais que isso. A dica de segurança, o “jeito especial” para evitar acidente é mesmo usar o protetor, que você colocar no vegetal. Já testou?
      Bjs!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s