Dicas da Pat 2: Coloque amor na sua mesa!  

on

O ato de arrumar a mesa não pode ser encarado como “automático” ou corriqueiro, pense, é a hora em que a família estará reunida e mesmo que seja só para você, coloque uma mesa bonita, afinal a gente merece esse carinho!

DicasPat_MarmitaInspiracao

Quando digo “coloque amor na sua mesa!”, não me refiro a ter mil talheres, taças, pratos e aquelas “frescuras formais”, que podem até assustar quem só pensa em sentar e comer. É o simples fato de juntar prato + copo + talher e algo mais, que pode ser muito mais interessante do que você imagina! Acredite em mim, uma mesa cheia de amor e carinho tem poder, faz a comida ficar mais gostosa e não é nenhum Bicho Papão, não. Aliás, você vai ver como é simples!

Uma coisa que digo sempre e que garante que fique mais fácil montar uma produção é prestar atenção no que você compra. Não tem nada a ver com lojas caras, exclusivas ou extravagantes, tão pouco com magazines ou lojas de 1,99 … resumindo, como tudo na vida, a resposta está no equilíbrio! Sou fã do conceito Hi-Lo que nada mais é do que misturar peças sofisticadas com outras mais básicas. Assim como na moda, basta ter cuidado com a harmonia. Amo misturar taças de cristal herdadas de minha mãe, com peças mais simples ou até mesmo itens de colecionador, com coisas garimpadas na feira de bairro, no nosso famoso Mercado do Ver-o-Peso ou em feiras de antiguidades… você pode encontrar verdadeiras preciosidades onde menos imagina.

DicasPat_MesaConcurso

Há uma mesa minha que fez história e acabou dando origem a outra, que me fez ganhar segundo lugar em um concurso de mesas postas, foi a mesa do Dia do Trabalhador (foto acima): coloquei no mesmo jogo americano a famosa marmita de alumínio, sobre um prato do mesmo material, taça de cristal e copo de 1 Real. Fiz de maneira despretensiosa, rápida e neste dia a mesa foi posta apenas para mim. Digo e repito: “não é porque vou comer sozinha que a mesa tem que ser sem graça!”, afinal eu mereço… e muito! Escolhi o “ponto de partida” que foi a marmita e acabou virando uma mesa encantadora. (a 1ª foto desde post foi a mesa original, posta só para mim!)

DicasPat_Preto

Nada de seguir livros e conceitos ao pé da letra, e também não se pode ter preconceito!!! Ao longo dos anos construímos nossa identidade e vamos aprendendo o que funciona ou não e isso você leva para tudo na vida, inclusive para a mesa. Não é porque está escrito que “tem” que ser ou fazer dessa ou daquela forma que você vai ter que fazer, respeite seu gosto e o que você tem em casa. Claro que o bom senso é bem-vindo e o mínimo dele é completamente necessário, mas como já disse, esse é um processo de transformação, e com o tempo aprendemos a combinar, misturar e encantar. Onde se aprende tanta coisa? Ao longo da vida! Demora tanto assim? O suficiente para que você saiba do que gosta e o que quer, o resto você tira de letra!

DicasPat_HiLo

 Um pouco de contexto e minha “fórmula”

Foi no século XVIII que surgiram as salas de jantar, claro que nas famílias mais abastadas e com elas a mudança de comportamento em relação às refeições e a maneira de servir. Bom, naquela época era uma loucura à parte e mais do que hoje a mulherada queria esbanjar e ter prataria, cristal e outras coisas maravilhosas em cada pedacinho deste ambiente mágico. Mas graças à Deus as coisas mudaram, evoluíram e ficaram mais acessíveis, vieram as “caseirices”, mas o charme e o encantamento daquela época continuam nos guiando e servido de base, afinal, mesmo simplificando temos que colocar cada coisa em seu lugar, ou não! Tente, invente e faça uma mesa diferente! rsrsrs.

Vou contar um segredo para vocês, eu basicamente sigo um modelo. Não é baseado em de foto que eu tenha achado em um livro de etiqueta, ou na internet, o que faço é apenas seguir um plano básico:

Amor +
toalha ou jogo americano +
Sousplat (que é um vício meu) +
prato + garfo à esquerda +
faca à direita (com a lâmina voltada para a direção do prato) +
Copo/taça na parte superior à direita +
uma decoração na parte superior à esquerda (outro vício que amo!) +
talheres de sobremesa acima do prato +
guardanapos enfeitados por uma bela argola (que podem ficar a esquerda ou dentro do prato).

Aliás, perceberam que todas as fotos de mesa aqui neste post seguem a mesma fórmula, o mesmo modelo? Se prestarem atenção, essa é a receita do meu “bolo”, ou simplesmente o que chamo de “básico com carinho”, afinal detalhes fazem a diferença … ahh os detalhes!

DicasPat_Basico

Para finalizar, lembre-se que você não precisa seguir ao pé da letra regras de etiqueta ou decoração para ter uma mesa bonita e acolhedora, basta abrir os armários, respeitar o seu estilo, que foi definido com o passar dos anos e usar o que tem com muito amor, carinho e harmonia. Brinque sem medo de errar, o importante é se divertir e homenagear quem vai sentar à mesa. Não se preocupe que a inspiração vem de repente, muitas vezes a partir de um detalhe que vai definir todo o resto, seja ele uma louça, uma flor, uma argola de guardanapo, um talher que foi da sua avó ou até mesmo um brinquedinho do seu filho!

DicasPatBobEsponja

E como diz meu sábio e amado sogro, Paraguassú Éleres: “Basta ter amor e humor, que o resto vem sem dor!”. Ame, se divirta e veja que tudo na vida é maravilhoso, até o que possa parecer uma “simples mesa” pode se transformar em um belo carinho no coração de quem recebe essa homenagem, porque para mim, montar uma mesa bonita é o meu jeito de dizer “Eu te amo!” diariamente. #amorcompartilhado #demonstraçãodiáriadeamor

Beijos e até semana que vem,
Pat.

12 Comments Add yours

  1. Celeste Heitmann diz:

    Bom dia filha, parabéns pela linda matéria, onde contas que tudo que é feito com amor vale a pena. Sucesso sempre. Te amo.

    1. Pat diz:

      Obrigada mãezinha!
      Essa é uma das coisas que aprendi com a senhora, a de colocar sempre amor no que fazemos!
      Que bom que esteja gostando
      Te amo
      Pat

  2. Parabéns, Pat! Você torna tudo tão simples e tão fácil. Adoramos a matéria. Beijo

    1. Pat diz:

      Beth e Martha, minhas queridissimas amigas,
      Fico muito feliz que tenham gostado, afinal vocês são referência para mim e me dão ferramentas para demonstrar meu amor à mesa com os produtos maravilhosos que criam no Aqui entre Nós … Muito amor por @aquientrenos
      Beijos
      Pat

  3. Cláudia diz:

    Concordo totalmente contigo, Pat. Quando comecei namorar meu marido, ele me perguntou porque eu arrumava a mesa se só eu ia comer. Eu disse, eu arrumo porque eu sou a pessoa mais importante do mundo pra mim. Sem nenhum egocentrismo, é amor mesmo. Eu nunca deixo de fazer uma mesa bonitinha. É sempre uma alegria, Alguns itens básicos, mistiruados a alguns mais elegantes, fica 10. Um beijão pra vc.

    1. Pat diz:

      Claudinha, você está certíssima, amor sempre!!!
      Obrigada pelo carinho e um beijo enorme pra vc
      Pat

  4. Michele diz:

    onde achar sousplats e argolas de guardanapos sem gastar uma fortuna?

    1. Pat diz:

      Oi Michele!
      Hoje em dia graças a Deus as opções são super variadas e encontramos em qualquer lugar … até mesmo nos magazines dos supermercados, fazemos ótimos achados!
      Não sei onde vc mora, mas dependendo do lugar fica fácil se vc tiver uma Tok Stok ou uma Etna, mas não se engane com as lojas pois hoje em dia vc encontra coisas incríveis e com preços especiais na Le lis Blanc Home e na Zara Home!!!
      A melhor maneira é entrar e garimpar sem preconceito, pois você vai tomar sustos ou ter gratas surpresas … vai por mim!!!
      beijo grande
      Pat

  5. Deborah diz:

    Adorei o post. E um momento tão importante tem que ser sempre celebrado!

    1. cathvale diz:

      Prima, sou fã das dicas da Pat e convidei-a para decorar o blog ❤ Ela é carinhosa com os detalhes e sempre lembro de ti, pois sei que és caprichosa tmb! Eu estou aprendendo 😀 Bjs para Débs e para a Pat – sou tiete mesmo!

      1. Pat diz:

        Mas que fofa essa Cath!!!!
        Deborah, que bom que você tenha gostado! A convite da Cath, cheguei ao Utensílios para tratar de maneira despretensiosa de coisas do nosso dia-a-dia com muito amor e carinho e espero tê-la sempre por aqui opinando e me contando o que achou.
        beijo grande

  6. Fafá diz:

    Pat,agora que tive tempo pra ver ,amei!!!!!
    Parabéns pelas dicas,te acompanho diariamente e você me inspira cada vez que penso em planejar meus ” eventos em família” .
    Bjssss

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s