Receita de pão de banana: atendendo a um pedido. E um truque!

on

Desde que publiquei o post sobre usar a batedeira KitchenAid para fazer pão, meio que fiquei devendo uma receita. Dei a receita de um pão leve de trigo, mas deixei claro que se quisessem receita, era só pedir. Pois bem, a leitora Lusinele comentou que queria a receita do pão de banana e cá está ela, versão refinada e integral! E com a receita, trago um truque para quem adora cozinhar com banana!

BananaForno

Ainda em 2011 contei como aproveitar as bananas que estão ficando “passadas”, basta congelar e utilizá-las em receitas que pedem bananas assim, mais maduras. Isso me salvou muitas bananas de irem para o lixo e me deixou quase sempre com estoque em dia para fazer um muffin ou um pão de banana. Só que com a Isabel em casa, não tem mais banana ficando passada. E quando penso em separar umas bananas para usar somente depois de 3 ou 4 dias, ela já comeu todas! Para resolver isso, eis a técnica para acelerar o processo de amadurecimento da banana: coloque no forno para assar! Isso mesmo.

BananaPreta

Você pode colocar no forno pré-aquecido, 180ºC, por cerca de meia hora. Pode colocar as bananas numa assadeira, pois algumas soltam líquidos. Eu as vezes coloco direto na grelha mesmo. A casca ficará preta. Retire, espere esfriar um pouco e pode usá-la! A banana ficará realmente como as mais velhinhas: mais adocicadas e com polpa mais mole. Agora você pode fazer sua receita favorita que pede bananas passadas sempre que quiser!

PaoBanana_FornoAssarCortado

Pronto, agora a receita (= Lusinele, espero que goste! Qualquer dúvida, só perguntar.

Beijos com sabor de pão de banana!

PaoBanana_Pronto

Pão de Banana com Chocolate – pequeno, 600gr
Tempo de preparo: menos de 20 minutos
Tempo total de crescimento: 2h10
Tempo de assar: 40 minutos

#utensílios

– batedeira que seja boa para misturar massa para pão, gancho para pão (quem quiser misturar à mão, fique a vontade!)
– saco para envolver a massa para crescer
– copos medidores ou balança
– Forma tipo inglesa, 27,8 cm – opcional

#ingredientes

– 1 banana pequena ou médica, passada, amassada
– Leite para completar, cerca de 180ml, temperatura ambiente. Pode usar leite desnatado
– 1½ colheres de sopa de manteiga (22gr), de preferência em temperatura ambiente 1 e ½ col/chá (5gr)
– 6 col/sopa de açúcar refinado (20gr) – eu prefiro usar mascavo ou pelo menos, metade/ metade
– 3 copos de farinha de trigo branca (420gr) (ou 2 medidas de trigo branco e uma de trigo integral: 280gr trigo branco e 168gr)
– ½ copo de gotas de chocolate (cerca de 120 gr). Pode usar chocolate picado. O chocolate será a última coisa a ser colocada, se acrescentar antes, poderá derreter na massa.
– 2 col/chá de fermento biológico seco instantâneo (8gr). Se optar pela versão integral, colocar 2 ½ colheres (10gr)

PaoBanana_Congelado2

#preparo:

– Coloque a banana amassada no copo medidor e complete com leite. Se não usar copo medidor, em uma vasilha pese a banana e o leite, que juntos devem totalizar 250 ml
– Coloque todos os ingredientes na vasilha (bowl) da batedeira, respeitando a ordem dos ingredientes (água sempre no fundo, fermento sempre no topo)
– misture na velocidade média (na minha batedeira, velocidade 3), por pelo menos 7 minutos;
primeiro crescimento: envolva a vasilha com a massa em um saco plástico grande, para que cresça: 30 minutos;
retirada de ar: retire do saco e misture a massa por uns 3 minutos na velocidade média;
segundo crescimento: novamente, envolva a vasilha com a massa em um saco plástico grande, para que cresça: 25 minutos;
segunda retirada de ar: agora é a hora de acrescentar as gotas de chocolate e então misturar por uns 3 minutos novamente, na velocidade média;
último crescimento: 70 minutos. O ideal é deixar a massa crescer no formato ou local que o pão será assado. Se quiser colocar na forma, coloco preferencialmente antes de assar. Se preferir modelar, poder pegar a massa e fazer pães menores ou um pão redondo ou mais longo.
Dicas para assar um pão caseiro:
1. Vinte minutos antes, pré-aqueça o forno a 220ºC, é importante que o forno esteja bem quente, isso ajudará o pão a assar melhor.
2. Antes de assar: borrife a superfície do pão com água, pães gostam de umidade, e se quiser colocar algo por cima, tipo grãos ou mesmo gotas de chocolate, é agora!
3. Para ajudar a manter a umidade dentro do forno: coloque uma ou duas vasilhas pequenas com água, ao lado do pão e, se possível, vire a assadeira após metade do tempo indicado, neste caso, após 20 minutos.
4. Bem antes de levar a forma ao forno, faça um corte na massa do pão ainda crua, isso ajudará ele a crescer no forno de forma controlada e fica mais bonitinho. Total de tempo assando: cerca de 40 minutos. Dependerá de cada forno.
5. Assim que estiver dourado por cima e com aparência firme, tire do forno e, com muito cuidado, tire da forma ou da assadeira para resfriá-lo sobre uma grade. O fundo precisa ficar ventilado, para evitar que o pão comece a suar e fique mole em baixo.
6. Sirva quentinho, sirva frio, congele as fatias cortadinhas… Sirva esse pão puro, com mel, com creme de avelã… Delicie-se!

7 Comments Add yours

  1. Deus do Céu.. AMOOO esse pão. Fiz aqui há um tempo, substituindo as gotinhas por uma pasta de amendoim que estava quase vencendo.. Ficou bãoooo!!! Beijocas

    1. cathvale diz:

      Também amo, Chris!!! E essa pasta de amendoim que você usou, colocou qto? Já gostei da ideia 😉 Bjs!!!!

      1. Cath, não medi, mas acho que foram umas seis ou sete colheres de chá!
        🙂
        BjUs

  2. Lusinele Ferraz diz:

    Obrigada pela receita, fiz e o povo aqui de casa pirou !!!! Seu blog é um dos que mais gosto pq as receitas são de verdade e vc descomplica o complicado. Isso sem falar na interação com o leitor. Parece um aconchegante sala de estar. Beijo grande 😘

    1. cathvale diz:

      Oi Lusinele! Nossa, MUITO obrigada por esse retorno! Já falei aqui em outros comentários, as vezes parece que a gente tá falando sozinha, até que surgem os comentários e as trocas com quem tá lendo. Isso é que me motiva, esse bate-papo, criar esse ambiente de sala de estar ❤ Obrigada mesmo pela mensagem! E fico ainda mais feliz em saber que o pão fez sucesso por aí também! Viu a receita do pão-de-leite?
      Beijos! (=

      1. Lusinele diz:

        Imagina, Cath !!! Eu que agradeço essa interação. Vc nunca está falando sozinha. Não imaginei que ausência de comentários pudesse causar essa sensação de ermo. Sei como blogar toma tempo e evito comentar pq acho que sobrecarrega, ainda mais no seu caso que faz questão de dar atenção. Eu adoro o blog, curto muito mesmo !!! Até pq partilho da sua paixão por UD’s. E adoro como vc traz costumes e hábitos alimentares de outras culturas. Aprendo muito !!! Leio os posts e os comentários e qdo tenho uma dúvida geralmente ela é sanada através de outro leitor, ou por vc mesma, como foi o caso da substituição do buttermilk. 😉 Vi a receita do pão fofinho ontem, mal posso esperar para fazer e pode ter certeza que postarei aqui. Ah, fiz uma pergunta sobre o Silpat lá no post, para não bagunçar o blog. Bjs 😚

      2. cathvale diz:

        Obrigada novamente, Lusinele! (=

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s