Forma de bolo é igual roupa: tem que ser o número certo!

Compro uma roupa nova e logo quero usar. Com utensílio novo é a mesma coisa. E assim foi com minha forma de bolo com furo, de 20 cm: assim que comprei, tratei de estrear e depois, só dava ela. O problema é que tamanho de forma de bolo é igual a tamanho de roupa: tem que ser o número certo, ou vai transbordar, vai cair, enfim, não vai ficar legal. Bom, eu deveria ter pensado nisso antes de resolver fazer um bolinho, bem rapidinho para um café da tarde.

BoloGrande_NoForno

Fui de novo de Bolo Mesclado de Iogurte e Chocolate, dessa vez não esqueceria o fermento! Fiz tudo lindo, tudo com calma, tudo certinho. Mas na hora de colocar a massa na forma resolvi inovar e insisti em usar a minha forma de 20 cm. É nessas horas também que dou ponto positivo para meu livro “All Cakes Considered”, da Melissa Grey (dá pra comprar fora e entregar aqui: livro é livre de imposto!), pois ela sempre indica o tamanho e o formato mais apropriado para cada receita/ cada bolo.

BoloGrande_TetoForno

BoloGrande_Esfriando

Não temos muito esse costume aqui no Brasil, de indicar a forma ideal, nem mesmo em livros queridinhos. Por exemplo, no Panelinha, da Rita Lobo, que eu ADORO, na vez que fui fazer o bolo de cenoura integral, fiquei decepcionada com o tamanho do bolo que rendeu, pois era pequeno e deveria ter sido assado em uma forma de 20 cm, o bolo de milho cremoso, do mesmo livro, também não traz essa indicação. Tenho uma outra receita paraense, de bolo de castanha-do-pará que rende MUITO, e da primeira vez que fiz fiquei desesperada sem saber como ia assar tanta massa. Sou a única?

BoloGrande_BoloInteiro

Pois bem, na receita deste bolo eu mesma havia indicado uma forma de 23 cm. Mas não me dei ouvidos e ignorei as tantas vezes que já havia feito o bolo. Teimosa! Insisti em assar um bolo com forma de menos, massa demais, em um forno com pouca altura. Resultado? O bolo cresceu, bateu no topo do forno e quase não consegui tirar de lá. Socorro!!! O topo do bolo ficou grudado no teto do forno. Fui tomada por aquela sensação de “tinha que ser eu”. De novo: sou a única? Bom, acho que não, pois já vi por aí muita dica de como escolher a forma ideal para assar um bolo. Simplifiquei uma tabela de conversão americana (do Joy of Baking) que espero possa me ajudar e a vocês também 🙂

BoloGrande_Fatia

De qualquer forma, ainda bem que na ocasião não estava esperando ninguém para um café aqui em casa. E o desfecho desse bolo: consegui desenformar, deixei-o viradinho, para esconder o topo que ficou para trás. Pelo menos ficou delicioso e fofinho. Espero da próxima vez acertar no número da forma.

Beijos no número certo!

TabelaTamanhoFormaDeBolo

Tabela nova, a pedido da leitora Maíra:

TabelaTamanhoFormaDeBolo_Retangular

16 Comments Add yours

  1. Cláudia diz:

    Oi, Cath, adorei a tabela. Posso usar no meu blog quando for dar receita de algum bolo? Se eu puder, ponho também o link do seu post e as suas referências, claro. Bjs!!!

    1. cathvale diz:

      Claro que pode usar, Cláudia! Dando a referência ao Blog é um prazer ajudar (=
      Bjs!!!

  2. Fabiana diz:

    Adorei a tabela! Vou usar muito! Mega bacana! Beijo e parabéns!

    1. cathvale diz:

      Feliz que tenha gostado, obrigada! (= Eu tmb espero usá-la e evitar que não grude mais nenhum bolo no teto 😉 Bjs!

  3. Maíra Sanches diz:

    Gostaria da relação de medidas para forma retangular.

    1. cathvale diz:

      Prontinho, Maíra 🙂 Espero que ajude!
      Abrs!

      1. Maíra Sanches diz:

        Que lindo! Obrigada!!

  4. QUELMA diz:

    Amei as dicas! Tenho muita duvida em relação a quantidade de fatias por forma. Você pode me ajudar?

    1. cathvale diz:

      Oi! Espero poder lhe ajudar sim, o que não ficou tão claro ainda? (=

  5. Caroline diz:

    Eu vou fazer um bolo de massa pronta. Só que só tenho forma redonda de forma média. Uns 30cm. Será q fica ruim? Sendo q vou cortar e colocar recheio dentro.

    1. cathvale diz:

      Caroline, isso vai depender do tamanho do bolo que a massa pronta promete fazer. Na caixa não havia nenhuma indicação? Espero que não tenha ficado pequeno 😉

  6. Miriam diz:

    Ola, desculpe a minha ignorancia mas na tabela diz quantidade de xicaras. Conto por exemplo as xicaras de açucar somado a de farinha ou apenas a de farinha?

    1. cathvale diz:

      Imagina, Miriam, pertinente sua dúvida. A quantidade de xícara se refere na verdade a massa pronta e não a um ingrediente específico. Por exemplo, você fez a massa do seu bolo favorito e a massa pronta equivale a 4 xícaras, pronto, aí está a quantidade total e você pode procurar a forma que cabe. 😉

  7. Ana Cristina Alves da Moreira diz:

    Tenho uma forma retangular de 45X30 quanto de massa cabe? Tem uma receita para me passar para esta medida?

    1. cathvale diz:

      Oi Ana Cristina! Eu não tenho receita para bolo muito grande e prefiro compartilhar receita que eu já testei. Ficarei devendo essa!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s