Dicas da Pat: receber em casa. Círio, o Natal dos paraenses, com amor aos detalhes.

Entre e fique à vontade!

Receber a família é sempre especial, para uma data festiva então, é uma delícia! Vamos caprichar e cuidar de cada detalhe com muito carinho. Pensando nisso, aproveitei para fazer esse post e dar algumas dicas antecipando uma data muito importante para nós aqui em Belém do Pará, mas as dicas servem para receber em qualquer ocasião.

Cirio14_PortaEntrada

Arrumei a casa para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que é o “Natal dos Paraenses”, data em que nós preparamos ainda mais nossos lares para receber a família e os amigos para confraternizar, envolvidos por uma energia que como diz a música:

“É fato que a palavra não alcança
Não cabe perguntar o que ele é
O Círio ao coração de um paraense
É coisa que eu não sei dizer
Deixa pra lá… ”
Eu sou de lá,   de autoria do Padre Fábio de Melo e interpretação, impecável, da nossa Fafá de Belém.

Cirio14_Home

Só estando aqui para sentir essa força que contagia, encanta e que todo 2º domingo de outubro leva uma multidão de cerca de 2 milhões de pessoas para as ruas de Belém, numa caminhada de fé, que chega a comover também aqueles que não são católicos. Depois, as famílias abrem as portas de suas casas arrumadas para receber, em torno de uma mesa posta com muito carinho, para o almoço do Círio, com cardápio típico: o Pato no Tucupi e a Maniçoba, entre outras delícias regionais. Fora as sobremesas feitas com cupuaçu, bacuri ou qualquer outro doce maravilhoso, mas sempre com um apelo sentimental, afinal neste dia, só vem para a mesa o melhor da nossa gastronomia típica e o que mais amamos comer.

Cirio14_DetalheMesa2

Mas vamos lá e lembre-se que o mais importante de receber, quem quer que seja, é o amor que dedicamos a esse momento, é o cuidado em fazer as coisas pensando nas pessoas que vão estar em nossa casa. É criar um ambiente agradável, cheio de harmonia e que consiga dizer que tudo aquilo foi feito pensando no convidado. Receber não é ter o melhor e sim dar o seu melhor para quem você quer homenagear.

Cirio14_DeatalheMesa

Aqui vão algumas dicas para que essa festa em família saia melhor do que a encomenda. Lembrando que cada um tem um jeito, então respeite o seu, adapte e interprete como você achar melhor, o importante é se divertir, ser & fazer o outro feliz!

 

Cirio14_Lavabo

1. Prepare o ambiente_ Duas coisas que fazem a diferença e contribuem para um momento agradável são: música boa (em volume apropriado) e um cheirinho gostoso. Faz toda a diferença ter um set list eclético e a casa perfumada. Caso você ainda não tenha um cheiro para chamar de seu, não se preocupe, pois o que não faltam são boas opções no mercado, que variam de home sprays, difusores, velas aromáticas, difusores elétricos ou os pout pourris que você coloca em recipientes decorando e perfumando a casa.

2. Pense o cardápio_ Procure saber se alguém tem alguma restrição alimentar ou algum tipo de alergia. Seria muito desagradável provocar algum mal-estar, mesmo não sendo de forma proposital. E caso isso aconteça, as consequências podem ser as piores, portanto, não custa perguntar.

3. A festa começa na porta de entrada_ Use o hall para impressionar logo de cara! Aqui os convidados foram recebidos com carinho por uma guirlanda na porta de entrada, que é símbolo de boas-vindas, de proteção e de abundância. Nela usei os famosos brinquedos de miriti (que é uma palmeira típica da região Norte do Brasil), uma bela fita, corda (fazendo referência à procissão) e a imagem da Nossa Senhora de Nazaré, a Nazinha para os íntimos.

4. Produza um impacto visual com sua mesa_ Cause a melhor das impressões com uma mesa posta linda e cheia de amor. Esse pode ser um ritual muito prazeroso e gratificante, afinal é onde vamos passar a maior parte do tempo e o resultado final, com certeza, ficará na memória do convidado.

5. Um cantinho especial para a saída da mesa_ É uma saída em grande estilo! Fiz uma “Estação de café” (adoro uma frescurinha!) sob minha arca antiga para causar um encantamento,  seguindo o mesmo estilo de misturar o luxo das pratas e dos cristais com o encanto da cerâmica Marajoara, e não poderiam faltar o cafezinho, os biscoitinhos regionais e o licor de cupuaçu.

Cirio14_MesaGeral

Cirio14_MarcadorLugarAberto

6. Decoração temática_ Misture à decoração peças que remetam ao tema da reunião. Aqui, brinquedos de Miriti deram um charme especial ao home, assim como elementos do Círio deixaram o lavabo um charme.

7. Lembre-se do lavabo_ Local da casa que merece toda a nossa atenção e respeito! Além do principal, que é a higiene, pode caprichar nos detalhes. Coloque aquele sabonete líquido com “roupa de festa”, uma toalha caprichada, passe um perfume de ambiente gostoso, kits (de primeiros-socorros, costura, higiene e remédios) são sempre bem-vindos e não se esqueça de ter sempre rolo de papel higiênico e toalhinhas extras à vista.

8. A famosa marmita_  Nos tempos de hoje marmita não é apenas gentileza, é necessidade! Ou você vai ficar olhando para toda aquela comida na geladeira e não vai comer em quantidades absurdas?! Acredite em mim, você vai comer muito mais do que deve, seja por fome, gula ou pena, mas vai comer! Ou o que é pior, vai acabar jogando no lixo! Então não importa se é de plástico, de papel ou de alumínio, tenha sempre as marmitas em casa! E vamos combinar que festa em família sem levar uma marmitinha para casa não é festa que se preze 🙂 Então, em um cantinho da cozinha, perto das panelas sinalize que é muito bem-vindo levar para casa um pouquinho das comidas que gostou.

9. Se despeça com carinho_ Toda vez que recebemos aqui em casa, oferecemos uma lembrança para marcar a vinda de pessoas especiais, geralmente damos miniaturas do home spray que usamos, assim o convidado leva o cheirinho do nosso lar. Hoje optamos por 2 mimos, a miniatura do licor que servimos na hora do café e fitinhas de Nossa Senhora de Nazaré que coloquei em um vaso de cristal no lavabo, além de ser simpático deu um efeito lindo.

Cirio14_MesaCafe

Nesse almoço em especial, quis proporcionar a sensação de que todos são realmente muito aguardados e o mínimo que poderia oferecer era prestar pequenas homenagens com os detalhes. Um grande destaque e xodó foram as louças encomendadas pessoalmente em Icoaraci, na Olaria do Wagne, artesão de primeira grandeza que gentilmente fez todas as alterações que pedi, para que ficasse do jeitinho que sonhei até porque o nosso artesanato seria um dos pontos altos da decoração e ficou um luxo a mistura da cerâmica marajoara com a nobreza do linho bordado à mão, dos cristais e dos talheres dourados. O resultado final ficou muito mais lindo do que imaginei!

Cirio14_MesaCafe_Detalhe

Procurei manter o charme à mesa e amarrei os guardanapos de linho com pedaços de corda de sisal para fazer as vezes de porta-guardanapo, também em referência a um dos símbolos máximos do nosso Círio, a corda. Outro detalhe charmoso foi a canoa de miriti que serviu como base para o arranjo de lírios, que é a flor da festa, e ainda tiveram velas para compor a decor. Os talheres dourados foram mais um ponto luxuoso na composição da mesa, afinal é “Natal”, data em que usamos e abusamos do glamour! E a fofura ficou por conta do marcador de lugar que é uma caixinha de miriti, com o nome pirografado, dentro tinha um mini bombom de cupuaçu em uma caixeta de flor em seda e organza cristal, ou seja, um marcador que é literalmente um mimo!

Cirio14_Buffet

Outro espaço que ficou encantador foi o lavabo, preparado nos mínimos detalhes. A estreia da toalha com barra de crochê que foi bordada por uma amiga especial, Maria Oliveira, mais conhecida como Maria do (Supermercado) Formosa. A bandeja de espelho da bancada, recebeu o sabonete líquido que tem uma embalagem linda e já faz a festa sozinho, toalhas rendadas de papel que são puro charme e em um vaso de cristal coloquei varias fitas de Nossa Senhora que os convidados podiam levar como lembrança. E em um pinico de louça portuguesa fiz os kits de higiene pessoal e remédios.

Cirio14_Banho

Para finalizar, vou dar os contatos afinal, sem eles, tenham certeza de que não teria sido tão especial. O que é bom a gente compartilha e aqui estão os melhores em cada área de atuação:

  • Cerâmica: Wagner Artesanato (91) 3227-2905 / 8163-3382
  • Miriti: Everton (91) 9346-5551 / 8029-3672
  • Biscoitos: Gruta Amazônica Biscoitos. Helena Costa – (91) 3224-6122 / 8873-4819
  • Licor de cupuaçu: Carmen Meira – (91) 8857-8811
  • Bombons de cupuaçu: Alice Soriano de Melo – (91) 3265-0969
  • Fitas em palha e corda: Casa da Palha – (91) 3212-1017
  • Mini lousa: Aqui entre Nós – Beth e Martha (24) 98829-1514
  • Ville Cité: Madian e Simone (91) 3223-1622

Então é isso minha gente. Espero que tenham gostado e se divertido tanto quanto eu e não esqueçam que receber é um ato de amor, então vá fundo e divirta-se!

Beijos da Pat e até a próxima semana!

6 Comments Add yours

  1. Cláudia diz:

    Gracinha esse post. Como sempre! Bjs

  2. Celeste Heitmann diz:

    Parabéns por mais uma semana com sucesso. Ficou divina a mesa com o contraste da cerâmica Marajoara e os talheres dourados o bordado e a corda achei o máximo, na inspiração do grande ícone do Círio de N.Sra. de Nazaré. Tudo perfeito, mas achei fantástico a dica das marmitas para a família levar sua maniçoba para casa, aliás tudo de um bom gosto indiscutível . Mais uma vez parabéns.👏👏👏👏👏👏🌹🌹😔

  3. Glenda Navarro diz:

    Paaaaattt, esperei ansiosamente por esse post! AMEI as dicas e vou tentar fazer tudinho… (se o tempo deixar). Você nasceu com o dom das fofurices! E a dica dos fornecedores foi fundamental. Muito obrigada e beijos!

  4. Socorro Maklouf diz:

    Adorei!! Moro onde nossa Santinha passa e recebo muitas visitas. Decoro o apto e tb faço todo ano um lindo café da manhã. Parabéns!!💖👍

  5. Teresa Cristina Pereira diz:

    Parabéns Pat amei tudo!

  6. Paula Abud Saliba diz:

    Parabéns Pat!!!! Tudo lindo e no capricho. Amei as dicas.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s