Memória afetiva também põe mesa

on

Sou daquelas pessoas que nutrem um amor absurdo por objetos que tem história, pode ser garimpado em viagens especiais, comprado em um determinado momento significativo da nossa vida, mas principalmente por objetos herdados de pessoas queridas, que me escolheram para “ter a guarda” daquilo que me foi confiado. Minha memória afetiva me acompanha diariamente, em cada detalhe de casa.

Dicas006_07Dicas006_08Aqui em casa tenho um verdadeiro arsenal que daria para escrever um livro de memórias repleto de belas fotos, contando sobre esses momentos. São peças do meu enxoval vindas de Portugal, enviadas durante anos e anos por primas pelas quais tenho verdadeiro amor; são louças, cristais, pratarias herdadas de minha mãe e de minha avó Olívia; pratos com mais de 50 anos, que minha tia-avó Maria Helena comprou quando veio morar no Brasil e agora estão comigo; toalha de mesa belíssima que era da minha sogra e que considero um presente de mãe para filha, uma fruteira divina, feita em cristal, que recebi da minha tia do coração, Vera Penna, mais uma das preciosidades que recebi ao entrar para a família Eleres – do meu marido. Enfim, verdadeiros tesouros!

Dicas006_09

Além disso, há o que comprei ao longo dos anos, sempre com uma carga afetiva muito grande envolvendo a aquisição, como por exemplo, uma moringa toda lapidada em cristal, que trouxe da ourivesaria em que minha avó comprava jóias, em Ponte da Barca (Minho/Portugal), sua terra natal, durante uma viagem de segunda lua-de-mel impregnada de lembranças incríveis.

Dicas006_10Independente do valor monetário, o importante é a memória afetiva

Aproveite o que tem em casa na decoração. Nada de deixar suas peças guardadas em cristaleiras ou na escuridão de um armário trancado a sete chaves. Claro que cada um tem a sua maneira de preservar as coisas e principalmente as que tem um significado tão especial, mas vamos lá, se você tem um apego tamanho e trata seu tesouro como uma “entidade” rsrsrs, lembre que até elas tem seu dia para serem homenageadas! Escolha um dia, um evento, um momento a ser celebrado e faça uma decoração usando essas belezinhas, arrume uma mesa bem linda, enfeite a sala, o lavabo, seu quarto, as possibilidades são infinitas, deixe que suas emoções influenciem nas escolhas de acordo com o que você tem em casa. Homenageie quem lhe deu ou o que conquistou, usando o objeto e não guardando. Dá uma sensação gostosa interagir passado com o presente, ainda mais se você fizer disso uma constante. É muito gostoso estar cercado de sentimentos felizes e com uma carga de energia tão boa. Experimente!

Dicas006_11Um dos itens mais preciosos que tenho é um telefone antigo da minha avó materna Olívia, de quem herdei todo o amor e dedicação por coisas de casa e que até hoje me ensina muito. Lembro como se fosse hoje, eu e minha irmã Priscilla ficávamos deitadas no chão da sala de jantar olhando para aquele que era “o” objeto proibido de tocarmos, acho que se minha avó pudesse, teria proibido a gente até de olhar para ele, rsrsrs! Crescemos em uma casa que abrigava verdadeiras joias e aquela era a peça que se pudesse estaria dentro de uma redoma blindada, longe das mãos de crianças curiosas. Nossa como me lembro disso! O telefone antigo era meio que sagrado, a própria entidade da qual tínhamos que manter distância. E adivinhem aonde foi que ele veio parar????! Sim, na minha casa!!! E é claro que está em lugar de destaque aqui, encantando à todos, mas principalmente me fazendo suspirar diariamente e me remetendo à um passado lindo. Hoje sou eu quem o protejo de dedinhos curiosos, mas o deixo sempre a vista!

Dicas006_13

Dicas006_03Aqui em casa somos adeptos do design emocional e usamos nossos objetos especiais para que causem bem-estar, conforto e nos façam sentir felizes. As peças são testemunhas de nossas vivências e estão cheias de mensagens significativas, capazes de nos transmitir sensações positivas de maneira afetuosa. A forma como uso cada objeto varia. Por exemplo, um copo de prata que foi da minha mãe quando criança já foi um vasinho de flores, certa vez um copo mesmo e hoje abriga alguns rímeis na prateleira de make. A emoção é minha maior fonte motivadora e os insights acontecem com a velocidade do encontro dos meus olhos com determinado objeto, desta maneira, o que hoje pode estar na minha mesa posta, pode estar no meu aparador ou na mesinha de cabeceira amanhã! É importante a atenção aos detalhes e o carinho com a decoração, tudo isso pode te fazer viajar no tempo ou simplesmente fazer brotar um sorriso que aparentemente não tem explicação.

Dicas006_04E uma dica a mais: já ouvi muita história de pessoas que lamentam de que empregada doméstica quebrou verdadeiras relíquias ou fortunas na hora da limpeza. É muito simples evitar que isso aconteça: cuide pessoalmente das suas peças e, se for para quebrar, que quebre sendo usado por você e fazendo parte de mais um momento feliz e não por estar guardado sem uso, sem a oportunidade de que aquilo continue te dando motivos para mais e mais memórias afetivas! #ficaadica

Dicas006_01E por fim, lembre-se: somos todos especiais e não precisamos esperar por visitas em casa para uma arrumação mais caprichada ou uma mesa mais bonita, com nossas peças preciosas, afinal nós merecemos esse carinho! Então vamos celebrar a vida, ativar nossa memória afetiva, homenagear quem está com a gente e faça você de todo dia um dia especial!

Beijos no coração cheios de amor!
Pat.

Dicas006_06Dicas006_02

3 Comments Add yours

  1. Lusinele Ferraz diz:

    Adorei esse post. Me passou tanta coisa boa. Gerou também muitas reflexões. Um grande beijo.

  2. Regina Lucia Siqueira de Oliveira diz:

    Você falou claramente o que eu tbem penso !

  3. Celeste Heitmann diz:

    Belíssima matéria, parabéns Patríccia, pelas belas recordações e a colocação que só você sabe fazer com tanto carinho.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s