Mesas de Natal todos os dias: dezembro é um mês para ser comemorado inteirinho! (Dicas da Pat 7)

on

Já estamos no mês de Dezembro e nossos corações aquecidos e tomados pela figura do “bom velhinho”, afinal como diz nossa querida Simone: “Então é Natal!”! Trago para vocês histórias da minha família, muitas inspirações e truques e lá no final, uma receita do baú da minha avó. Natal é época de compartilhar e se inspirar. Vamos juntos?

IMG_1843

Então é Natal – inspiração de infância

“Entãaaaao é Nataaaaaal…” Sei que você pelo menos uma vez na vida se pegou cantarolando o refrão dessa música épica. Eu e meus irmãos passamos anos “odiando” essa música, pois nossa mãe insistia em nos acordar com ela as alturas em pleno mês de férias, antes das 8 horas da “madrugada”. Foram anos assim e certa vez, meu irmão Lucas (o de barba na foto acima) fez o favor de “sumir” com o CD (pronto mãe, eu confesso que a culpa é toda dele! Rsrsrs). Não adiantou nada, pois nessa época do ano este CD se prolifera e antes que pudéssemos imaginar, já estávamos sendo acordados novamente pela Simone, que voltou muito bem acompanhada pelo Ivan Lins, com Feliz Navidad, e outros tantos cantores. Mamãe não se conteve e trouxe para casa também uma coletânea de músicas natalinas.

DSC08108

Hoje tenho saudades daquela época e no fundo amávamos tudo aquilo, tirando o fato de acordar relativamente cedo. Mas por que afinal mamãe insistia em fazer aquele ritual?! Por que ela seguia nos acordando cedo e com aquela música alta a ponto de nos incomodar já que não precisávamos estar de pé naquela hora?! Simplesmente porque nossa mãe, uma das pessoas mais doces e apaixonadas pelo Natal que já conheci na vida, queria nos contagiar com tamanho amor e desejava que curtíssemos tanto quanto ela o mês mais lindo e mais amoroso do mundo. Ela conseguiu: dezembro seu lindo, como eu amo dizer “Então é Natal!”.

DSC08125

Vamos fazer rabanadas, tocar as músicas que mais nos inspiram nessa época e tirar dos armários nossos enfeites para que possamos planejar e criar nossas mesas. Patríccia, mesas?! No plural mesmo? Claro que sim! É um mês tão maravilhoso e já gastamos um belo dinheiro comprando enfeites e mais enfeites – todo ano sempre tem mais alguma coisinha nova para comprar – então, por que arrumar mesa bonita e temática só nos dias 24 e 25?! Vamos celebrar o mês inteiro a chegada do menino Jesus e o verdadeiro sentido do Natal, lembrando sempre da razão dessa data tão linda: que seja um mês inteiro de dedicação à família e aos amigos, com decorações charmosas na hora das refeições. Vamos nos inspirar! HO! HO! HO!

DSC08154Fiquei pensando muito em que tipo de coisas eu poderia escrever ou fotografar para dar algumas opções para vocês e confesso que tive receio, afinal a decoração de Natal em si é muito particular. Assim, separei várias ideias e cores diferentes e espero conseguir inspirá-los e encantá-los com pequenas coisas e simples detalhes que podem fazer a diferença nas mesas de vocês. Abri minha caixa de Natal, peguei bolas, luzes, festão, Papai Noel, pinhas, duende e misturei com toalhas lindas, louças, pinheirinhos, taças, talheres, sousplats, guardanapos, talheres e o resultado me deu muita alegria para apresentar para vocês!

DSC08048

Vamos pensar como sempre no ponto de partida, aquele pontapé inicial para montarmos nossas mesas. Geralmente as pessoas começam pela toalha de mesa, aliás a minha avó é dessas: a toalha da ceia da noite do dia 24 faz qualquer convidado babar e a toalha acaba sendo a vedete da noite, fazendo todo o resto ser coadjuvante e é ela que determina as cores e estilo de loucas, guardanapos, talheres e enfeites que poderão entrar naquele espaço. Comigo é diferente, olho as coisas que tenho e as ideias vão surgindo, como por exemplo uma mesa em tons de azul que fiz. Particularmente, não acho o azul uma cor que me lembra muito Papai Noel, mas as bolas decoradas nesse tom me fizeram tentar e sinceramente fiquei apaixonada. Como disse, tudo é muito pessoal e a gente só vai saber se vai ficar bonito, tentando. Portanto, experimente!

DSC07785

 

DSC07767Faça boas escolhas!

Acho que a dica mais importante é justamente ver primeiro o que você tem em casa para não comprar coisas repetidas ou desnecessárias e sim para complementar e reutilizar peças que podem se tornar o centro das atenções e que façam toda a diferença. Olhe com carinho para tudo e separe por cores e tipos de objetos para que você consiga visualizar o que tem e identificar o que precisa. Ao longo da sua vida procure comprar coisas que valham a pena (isso serve para tudo!)  e que estarão com você transformando a decor e contando os capítulos da sua história através de momentos em que estavam presentes.

DSC08070

E não estou falando para comprarem apenas coisas caras, mas sim que sejam versáteis e que você use muito! Aqui o exemplo que mais adoro de versatilidade e valor agregado é a mesa que fiz com os jogos americanos, dupla-face verdes e vermelhos, de um lado uma estampa linda de arabescos com contornos dourados e do outro um tom liso, lindo e vibrante. Essa peça vai ser útil o ano inteirinho, não tem motivos natalinos e será a estrela em muitas produções, pois as cores e o material realmente fazem toda a diferença.

DSC07719DSC07692Não tenha medo de ousar, brincar e misturar elementos! Lembre-se que Natal é um dos temas mais lúdicos que existem e acredito que seja o que nos deixa mais emotivos e com vontade de voltar a ser criança, de voltar no tempo e remexer em nossos baús de emoções e lembranças principalmente da noite do dia 24. Aqui em casa a temporada natalina foi dada a largada quando no início do mês meu irmão Lucas, que mora longe, veio nos visitar e, como ele não estará presente na festa da família, resolvi fazer uma homenagem com direito a almoço-surpresa com peru recheado, panetone e o dia dedicado à montagem da árvore, tradição que tínhamos quando morávamos juntos na casa de nossos pais e ficávamos horas ouvindo a seleção musical que ele tem. Hoje no nosso playlist falta Michael Bublé (cliquem para ouvir!), clássicos de Natal Disney e Simone, é claro! kkkkk – para a música da Simone, nem coloquei link 😉

IMG_1817IMG_1820IMG_1839

 

Na hora de montar a mesa como queria uma cena nostálgica e acolhedora, usei sousplats verdes de crochê sobre jogos americanos vermelhos, coloquei dois bichos de pelúcia como centro de mesa e roubei bichinhos que decoram a árvore para fazer porta-guardanapos que ficaram uma graça. Ficou muito melhor do que eu imaginava, criei na hora de arrumar e da melhor maneira possível pois a ideia fluiu e ficou uma composição linda e que existiu pelo simples fato de ser dezembro e estarmos confraternizando em volta da mesa.

Festão multiuso

O festão é básico de toda decoração e melhor, não é tão caro e pode assumir mil e uma caras na sua decor. Os porta-guardanapos são grandes aliados na hora de chamar a atenção e não se preocupe caso não tenha nada específico em casa, dê uma olhada lá nas suas coisas, corte um pedaço de festão e amarre no guardanapo que ele por si só já fica lindo, mas caso queira dar mais um capricho, arremate colando no centro uma pequena pinha, um mini sino, um azevinho ou um dos enfeites da sua árvore. É impressionante como fica lindo!

DSC08138

DSC07821

Outras mesas que fiz para vocês e amei incondicionalmente foram as que usei um mesmo festão no centro e foi ele que definiu todo o resto. Na primeira decidi usá-lo todo decorado com pinhas e azevinhos e então optei pela toalha branca para destacar os guardanapos vermelhos com porta-guardanapos de festão, depois fui encaixando os elementos como marcadores de lugar lindos e simples apenas colocando uma tag com o nome do convidado em uma pinha de tamanho proporcional nem muito pequena e nem muito grande para não destoar. Usei mini pinheirinhos nas extremidades e finalizei com velas em donzelas de vidro com base de ferro fundido, que deu um toque mais rústico. Essa é uma mesa bem cheia de elementos e que requer o apoio de um buffet ou aparador para que sejam servidas as comidas já que não sobram espaços para isso, mas que compensa pelo impacto visual incrível.

DSC07786

DSC07798

Já em outra opção de mesa usei o mesmo festão só que dessa vez tirei todos os enfeites e coloquei apenas um jogo de luz e ficou lindo demais, adorei ver aquela “moitinha” iluminada e foi então que optei por uma toalha com um tom de verde oliva discreto e as cores predominantes foram o verde e o dourado e essa combinação ficou elegante e muito charmosa e uma terceira maneira foi enrolando o festão para que ficasse no formato de uma guirlanda em que usei pinhas, bolas e flores e mais uma vez depois de determinar o centro de mesa e a parte mais chamativa da mesa, optei por uma combinação mais discreta para que apenas o arranjo sobressaísse.

DSC07879

IMG_2263

Detalhes além da mesa

A mesa é sim um dos grandes focos no Natal, mas outros toque especiais podem valorizar sua composição. Por exemplo, vocês já experimentaram decorar as cadeiras?! Fica lindo! Basta passar uma fita e arrematar com um arranjo ou mesmo fazer uma cascata de bolas, ou então pendurar um pendente no meio ou no canto … São muitas possibilidades que dão um charme todo especial no ambiente. Experimente!

DSC08017

Outra coisa comum em reuniões familiares é a grande quantidade de gente, principalmente no Natal – amigos, familiares, primos e tios distantes, todos juntos! Se você é desses que adora receber todos em sua casa, é pouco provável que se consiga colocar mesa posta com lugares marcados e charminhos individuais, então empilhe com charme! Amontoe sim, mas com elegância, cuidado, capricho e faça uma mesa bem linda para receber a família. Una seus conjuntos de louças, copos e talheres desde que tenham harmonia entre si para que chegue a um número suficiente (caso você seja igual a mim e só compre conjuntos para 6 pessoas). Outra opção é alugar ou ainda pedir emprestado para sua mãe/tia/irmã/sogra, não tenha vergonha de pedir. Pegue emprestado, mas com todo o cuidado do mundo e na hora de devolver mande sempre um agradecimento carinhoso, de preferência escrito de próprio punho, com um presentinho, afinal é família mas não é para abusar, rsrsrs! E assim você garante que te emprestem de novo #ficaadica rsrsrs

IMG_2823

Meus amigos, como sempre digo: usem e abusem da criatividade e caprichem nos detalhes! Invistam no encantamento que é peculiar e tirem proveito de todos os elementos que tiverem para usar. Pode ser até simples nozes, elas que  particularmente são um símbolo pessoal para mim do Natal, já que são a cara da minha avó materna, que passa a noite mastigando essas pequenas. As nozes são um curinga na decoração sabiam?! Elas podem ser simples e lindos marcadores de lugar, dão um charme a mais se estiverem  espalhadas pela mesa (soltas mesmo) e sem contar que dentro daquele bowl lindo e transparente elas ficam maravilhosas sem precisar de mais nada para acompanhar, podendo ser até um belo centro de mesa com velas dentro de belas donzelas nas laterais. Fica um charme e praticamente mais uma atração para a mesa ou para outros detalhes pela sala.

DSC07759

É isso minha gente querida, para decorar uma mesa natalina só precisa usar a intuição e criatividade, vale tudo! Deixem que a inspiração dos símbolos do Natal como as velas, presentes, a árvore, as estrelas e o velho e bondoso Papai Noel toque vocês. Mas não basta apenas beleza e suntuosidade e sim que ela tenha alma e passe uma mensagem mais do que nunca de amor, paz, alegria, fraternidade, generosidade e mostre o quanto você está feliz por receber seus convidados ou que seja só para você e sua família no dia-a-dia para festejar o nascimento Daquele que deu a vida por nós, Jesus Cristo.

DSC07746

E para finalizar quero deixar a receita das rabanadas do jeitinho que minha avó materna Olívia me ensinou. Um receita de família, transmitida com carinho, sem medidas exatas, mas sem grandes chances de falhar: siga seu instinto e prove sempre, para que o resultado seja perfeito para o seu paladar. Então vamos lá: Rabanadas da Vovó Olívia.

IMG_2744

Em primeiro lugar vamos seguir as orientações da nossa querida Cath e de acordo com um post anterior feito por ela, vamos fazer o mise en place e deixar tudo o que precisamos prontinhos para ser usado e assim não nos esquecermos de nada. Vamos lá: Pegue o pão amanhecido e congele, pois assim vai ficar mais fácil de cortar fatias de aproximadamente 2 dedos de largura e reserve. Em uma tigela coloque leite líquido adoce com (bastante) leite condensado e algumas gotinhas de essência de baunilha (tchanan!), separe outra tigela vazia com uma peneira para escorrer o excesso do leite,  em outra tigela bata um ovo com o garfo mesmo (use um ou dois por vez e vá colocando mais ovos conforme a necessidade), coloque em fogo médio uma frigideira funda com óleo suficiente para que a fritura seja feita por imersão, coloque papel toalha em um prato raso e finalmente em um outro prato faça a mistura de açúcar e canela.

E basta seguir a sequência de umedecer as fatias de pão no leite adocicado e aromatizado só o suficiente para que a casca não fique dura e colocar para escorrer o excesso de leite na peneira, passe as fatias no ovo batido e frite-as em óleo quente, depois de douradas nos dois lados escorra no papel toalha também dos dois lados para retirar bem o excesso de óleo e por fim passe bem na mistura de açúcar e canela, mas tenha cuidado para não ficar aquela crosta exagerada empanando as rabanadas, eu ainda dou umas batidinhas para tirar o excesso de açúcar/canela. Agora é só comer! Nham, deu até água na boca.

Eu gosto de comê-las quentinhas, mas gosto é gosto e o importante é ser feliz!

Um grande beijo, desejos de um lindo e feliz Natal e bendita seja a data que une a todo mundo numa conspiração de amor.

Pat.

FullSizeRender

DSC08089

3 Comments Add yours

  1. Celeste Heitmann diz:

    Parabéns pela belíssima reportagem, e uma enorme variedade de mesas decoradas, várias opções para mudar a mesa na véspera e no dia de Natal. Vou viajar na decoração. Muito orgulho de seu trabalho e criação .

    1. Obrigada mãe, que bom que a senhora gostou pois são seus ensinamentos.

  2. Kika diz:

    Encantada….que delicia de ler. Parabéns, minha inspiração!!!!!!!!!!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s