Quem escreve?

Sou Catharina, mas para meu marido e amigos mais próximos, sou a Tonha.

Paraense de nascimento e coração, cearense de criação, brasiliense por opção. Apaixonada pelo mundo, suas culturas, seus sabores e dissabores.

Ovolactovegetariana sem uma causa própria. Não me importo em cozinhar carne, mas não faço questão de fazer pratos que não vou comer, a não ser, claro, que seja para a Isabel, que com pouco tempo de vida, revirou minha cozinha! De 2011 pra cá, voltei a comer peixe, mas sou mal acostumada, gosto mesmo é dos peixes do Pará, o Filhote e a Pescada Amarela.

Sempre gostei da cozinha. O primeiro curso de culinária fiz quando tinha apenas 9 anos. Aprendi a fazer chocolate e logo passei a vender para os vizinhos. Logo depois, junto com minha amiga Luciana, vendemos salgadinhos na vizinhança, para juntar dinheiro para as férias na praia. Depois, já adulta voltei para os cursos e para a cozinha como grande paixão e o blog é uma consequência disso tudo. Hoje, sigo fazendo aulas pelo mundo a fora, e quando a agenda permite, compartilho o que sei dando aulas.

Amo dar aulas de culinária, aprender e dividir o que sei. Acredito que saber cozinhar empodera as pessoas, dá liberdade, traz conhecimento e é, acima de tudo, uma saborosa declaração amor. Saber de onde está vindo seu alimento, como foi planejado e executado, isso acrescenta um sabor único a cada prato, que não se encontra em nenhum prato industrializado e em poucos restaurantes por aí.

Bom, adoro viajar, seja pelo mundo, seja na minha cabeça ou mesmo na cozinha. Falo muito e já até ganhei um prêmio por isso. Falo de tudo um pouco e aqui, decidi, vou falar de cozinha!

IMG_3523_2

30 Comments Add yours

  1. Marcelle Pinheiro diz:

    Cath,
    parabéns! O blog ficou ótimo! A sua cara!!!!

    Essa foto ai de cima, foi no dia do nosso jantar (o primeiro) e essa dolma foi um presente meu!

    Mais uma vez, parabéns e muito sucesso. No que depender de mim, seu blog será super conhecido!

    Beijinhos.

    1. tonhaetonho diz:

      Sim, sim, Celle! Foi no dia do nosso jantar e estou usando o meu presente que ganhei da minha amiga chef MARCELLE!!!!

    2. Elaine diz:

      Pela sua experiência, qual a melhor marca de máquina de pão que voce indica?
      Moro no Rio de Janeiro? O que você acha da OSTER\/
      Gostei muito do seublog.

      1. cathvale diz:

        Olá Elaine! A Oster, pelo pouco que conheço é uma marca boa. Nâo tenho nada deles na minha cozinha, mas pelo que já pesquisei, tem qualidade. Eu estou há quase dois anos sem máquina de pão, usando somente a minha batedeira e mesmo as mãos para fazer meus pães 😀
        Espero que isso ajude 😉
        Abrs!

      2. cathvale diz:

        Oi Elaine! Desculpa a demora na resposta, estava longe do computador para curtir o versão 😉
        Bom, a melhor marca é algo muito pessoal para mim, depende das suas expectativas, do uso que fará e claro, de quanto está disposta a gastar. A Oster é uma boa marca, mas não conheço a máquina de fazer pão deles. O fato de morar no Rio não influenciará muito na marca, mas no que está disponível na voltagem do mercado daí. Não uso mais máquina de fazer pão há mais de dois anos.
        Espero que essas informações lhe ajudem!

  2. Luciana Andrade diz:

    GGGGGGGGGG…amei o blog, vou estar sempre por aqui visitando e aprendendo…mas confesso que não tenho “mão” pra cozinhar!!!!que pena!!!!vou ficar no meu arroz com lentilhas e olhe lá!!!!!!!!rsrsrsrsrsrrsrsrsrs…sabes que estou sempre te acompanhando(literalmente e na mente!) e torcendo por vocês(agora com tonho)!!!!!!!!!!Love you

  3. Tamy diz:

    Liiiiiiiiiiiiiiiiinda de dolmã!!!! Adorei… e a cozinha corredor é bem maior que a minha e acredito que muitas delícias saem daí, hein??? beijos

  4. alexandre fonseca diz:

    Parabéns Catarina!!!
    Adorei. Tuas dicas estão ótimas e sei que a tendência é melhorar. Avisa quando postar mais coisas.
    Bjs
    Ale e Tony

    1. tonhaetonho diz:

      Oi vocês!
      Aqui vai ter sempre novidades, então, sintam-se convidados a fazerem visitas frequentes, ê! Beijão e valeu pela força. Ahhh, pode divulgar 😉

  5. João Luiz diz:

    Tem duas coisas que eu sei que a minha amiga gosta muito: Comunicação e Cozinha. Pois bem, agora ela está fazendo os dois ao mesmo tempo. Parabéns Cath, tenho certeza que o blog vai ter alto nível de qualidade como tudo aquilo que você faz. Beijo grande.

    1. cathvale diz:

      Eeeeeeeeeeeeeeeeeeeee, fiquei toda emocionada, Jô-áo (= Beijos!!!

  6. sophia diz:

    Adorei as dicas,estes dias convidei minha sogra p o lanche da noite e resolvi fazer rapidinho o bolo mármore e adivinha ???Tentei tirá-lo quente,quase chorei por isso hj fiz de cenoura e resolvi perguntar a quem sabe…..uma curtibana agradece…..

    1. cathvale diz:

      Uma curitibana por aqui no Utensílios, que legal!
      Que bom que a dica do bolo serviu pra você também – compartilhando nossas experiências a gente aumenta nossas chances de sucesso – – muito importante quando a gente convida a sogra, não é mesmo?
      Espero que você volte pr aqui mais vezes e que as dicas continuem lhe sendo úteis (=
      Beijos!

  7. Andressa diz:

    Olá Cath,tudo bem,li no seu blog sobre as dicas que voce poderia passar até o caminhos das pedras do Le cordon bleu,mas nao tenho o seu email,poderia me passar?

    Bjo

    1. cathvale diz:

      Olá Andressa! Já lhe mandei um e-mail, espero poder ajudar (=
      Bjs!!!

  8. Nielson diz:

    Eu preciso desta goma o mais rapido possivel, pois eu tenho um restaurante chamado Casa da Tapioca aqui em anapolis Goias, e a empresa Rosa da Goma do Nordeste não esta mais vendendo aqui no centro oeste, e nem um supermercado aqui no estado de Goias tem goma pra se vender e há uma procura enorme por goma aqui, por favor entre em contato comigo o mais rapido possivel, desde já agradeço.

    1. cathvale diz:

      Nielson, eu não sou representante nem distribuidora de marcas, sou só uma blogueira emitindo minha opinião. Lemento, mas não posso lhe ajudar com isso. Tente entrar em contato direto com o fabricante ou com algum revendedor grande. Boa sorte!

  9. Caique José diz:

    Olá! Gostaria de saber se o seu modelo de dólmã pode também usado por homens?

    1. cathvale diz:

      Pode sim, Caique! (=

      1. Ele possui bolsos? E é seguro tê-los no dolmã?

  10. Maria Cláudia Gavioli diz:

    Admirável, você coloca em prática o que mantive até momento no plano das ideias. Muito bom. Vou tentar fazer um curso no ICE em NY. Parabéns! Beijão pra você.

    1. cathvale diz:

      (= se puder ajudar com mais alguma dica, avise!

  11. léia diz:

    Gostaria muito de adquirir essa maquina de coração, sera que tu podes me ajudar, sabes por onde consigo uma?..se sim, te agradeço deis de ja.
    Aguardo ansiosa tua resposta
    Abraço!

    1. cathvale diz:

      Léia, qual máquina? A de waffle? Como disse no blog, eu ganhei de uma amiga alemã. Eu nunca vi para vender aqui no Brasil, se vir, pode ter certeza de que avisarei aqui (= Bjs!

  12. Nadja diz:

    Boa noite Catharina, gostaria de lhe apresentar um produto que estamos lançando no Brasil.Pode entrar em contato comigo via email para lhe passar maiores detalhes? Abs, Nadja

    1. cathvale diz:

      Mandei um email para você, recebeu?

  13. Aroldo Jr. diz:

    Parabéns Catharina! Muito bacana o seu blog, suas análises, dicas,receitas…
    Muita Paz!

  14. vale mais diz:

    Adorei o teu blog, teu jeito de escrever. Já estou seguindo! Abração, Filomena Sayão, editora _e tenho também o http://www.cozinhabrilhante.com.br (e foi por causa dele que cheguei até o seu). Seja benvinda e já está convidada para um café.

    1. cathvale diz:

      Obrigada, Filomena! Sucesso no seu blog tmb 🙂

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s